segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Exposição imersiva Impressive Monet & Brilliant Klimt





Impressive Monet & Brilliant Klimt
créditos: © OCUBO

Estará patente na Alfândega do Porto, a Exposição Impressive Monet & Brilliant Klimt a partir de 21 de Agosto.

Convite aliciante a um mergulho ao universo do pintor francês impressionista Claude Monet e do pintor simbolista austríaco Gustav Klimt. 

Vai ser inaugurada daqui a uns dias, na Immersivus Gallery, no subterrâneo do edifício da Alfândega do Porto, e permanecerá neste espaço até 15 de Novembro 2020.

Este novo projecto do atelier OCUBO mistura hologramas com projecções imersivas a 360º. Segundo o comunicado oficial, a exibição está estruturada de forma a dar a conhecer as obras-primas de Monet e Klimt, experienciando "uma nova fórmula lúdico-pedagógica", pela utlização das tecnologias.



Impressive Monet & Brilliant Klimt
créditos: © OCUBO

"Monet led the way to twentieth-century modernism by developing a unique style that strove to capture on canvas the very act of perceiving nature."

The Metropolitan Museum of Art 
Impressive Monet debruça-se sobre o mundo do artista parisiense e a sua órbita na esfera do impressionismo. O atelier OCUBO reinterpreta a obra do artista e revela "o que está para além dos quadros, das paisagens, dos acontecimentos e tudo o que está oculto, na essência, aquilo que não se vê dentro da moldura".
O público ficará imerso pelas cores que fazem parte do mundo deste grande pintor, Claude Monet
Claude Monet, um dos fundadores do Impressionismo francês com seus amigos Renoir, Sisley e Bazille.



Impressive Monet & Brilliant Klimt
créditos: © OCUBO

Brilliant Klimt traça um percurso do extraordinário pintor austríaco Gustav Klint, segundo dados biográficos, e legado atístico.  Sem dúvida, um dos pintores que  mais marcou o Simbolismo na arte. Um dos pioneiros na arte figurativa, do início do século XX.
"Klimt’s highly ornamental style reveals the close connection between Symbolism and parallel movements in the decorative arts such as Art Nouveau."
The Metropolitan Museum of Art



The Kiss
Gustav Klimt, 1907-1908
Österreichische Galerie Belvedere

O icónico quadro O Beijo é o fio condutor, funcionando como "um GPS subliminar das demais obras do autor: está sempre presente sem que o visitante dê conta".
A Immersivus Gallery é um espaço onde são desenvolvidas diversas experiências imersivas, com diferentes temas e artistas, nacionais e internacionais. 
Através da simbiose tecnologia e arte, dá oportunidade aos visitantes de experienciar a arte e cultura de uma forma inovadora.



Impressive Monet & Brilliant Klimt
créditos: © OCUBO

São 2000 m2  de área de projecção em 360º, onde o público é imerso pelo espectáculo, fazendo também ele, parte da história. 

Tudo possível através de uma instalação técnica complexa e inovadora, em que as Furnas da Alfândega do Porto  foram transformadas numa monumental tela onde o conteúdo multimédia é projectado no chão, paredes e tecto, preenchendo todo o espaço com cores e animações interactivas.

A Exposição está aberta de quarta-feira a domingo, das 10.30 às 20.00 horas.
Foi com grande entusiasmo que li esta notícia. Já ouvira falara. E estava muito expectante, de modo a saber quando estaria aberta ao público. 
E logo no Porto, onde nos tempos que corram nada se passa. Um marasmo terrível. 

Y/Our Future is Now
Olafur Eliasson
Não há concertos na Casa da Música. Programação pauperrima. Serralves parece parado no tempo, apesar de tão grandes espaços abertos em plena natureza. Olafur Eliasson no Parque até 27 Setembro 2020.
Cinema, nada de novo. Apenas reposições ou filmes sem grande interesse.
Em ano de tanta ausência de cultura devido à pandemia, não se pode perder uma experiência destas.
A não perder, portanto! Lá estarei um dia destes.
G-S
Fragmentos Culturais
17.08.2020
Copyright © 2020-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com® 
NotaFace ao período de pandemia e de crise económica, será lançada uma campanha de preços especiais que variam entre os 5€ e os 9€. As crianças até aos 5 anos têm entrada gratuita.

3 comentários:

  1. Independentemente da fraca oferta cultural que muito se deve à pandemia, acredito que deve ser uma experiência fascinante visitarvuma exposição desse género. Estar em frente a uma tela já é aliciante... Agora imagine-se estar praticamente dentro da tela!
    Se tivesse oportunidade não perdia ocasião.

    ResponderEliminar
  2. Terrivel ! Um deserto no que concerne a cultura na cidade :-(

    Vá lá, abriu a Feira do Livro, muito bom! A Casa da Música e Museu Serralves continuam 'suspensos' no tempo, sem nada de interessante como oferta.

    Quanto à exposição imersiva, estou a deixar 'acalmar'... parece que tem tido muita gente, ao ponto de ter havido dias em que entradas esgotaram.

    Aguardo um pouco de acalmia, até porque detesto 'multidões'. E arte é para apreciar tranquilamente. Certo ;-)

    Bom domingo, #fragmentos !

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar