Thursday, August 26, 2010

Reflexão - Madre Teresa





Madre Teresa de Calcutá 
www.google.com/images              
                           
             
 Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não   é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.


Madre Teresa de Calcutta

Madre Teresa faria hoje, dia 26 Agosto, 100 anos. Para homenagear a memória da « Santa dos pobres», estão previstos numerosos eventos organizados pelo mundo inteiro.

Em Calcutá, cidade da Índia onde Madre Teresa consagrou parte da sua vida a cuidar dos 'deserdados das cidades de lata', as cerimónias começaram hoje com uma missa solene que juntou mais de um milhão de pessoas.

Mas as  homenagens na Índia não ficarão por aqui. Os caminhos de ferro indianos anunciaram o lançamento de um comboio expresso denominado « Madre Teresa » com carruagens pintadas em azul, cor do hábito que Madre Teresa usava,  e que deverá percorrer o país. 

Calcutá inaugurará também um festival internacional de filme « Madre Teresa » programando documentários e filmes que retratem a sua vida.

O mundo não deixará de se unir a estas comemorações! Em Times Square, em Nova Iorque, painéis gigantes serão iluminados em azul e branco.

Albânia,  Macedónia – Madre Terea nasceu em Skopje en 1910 -  e o Kosovo têm previstas numerosas  homenagens. O Kosovo proclamou o ano 2010 « Ano Madre Teresa ».

Por ter consagrado a sua vida aos pobres, Madre Teresa recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1979.

A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhe proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração."

Madre Teresa

G-S


Fragmentos Culturais

26.08.10 
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons


Tuesday, August 24, 2010

Sheryl Crow



Sheryl Crow

Sheryl Crow, a talentosa 'countrysonger' mais sexy da música folk americana, está de volta com um novo álbum 100 Miles From Memphis tão surpreendente como interessante. Tal como ela, o seu talento mantém-se intacto. A prova? Vejamos!


Sheryl Crow
Polydor Universal

O título do disco é uma homenagem a Memphis, a cidade do blues onde Sheryl fez a sua aprendizagem musical. O som da guitarra corre-lhe nas veias desde os 5 anos !

Sheryl tem a alma de uma Aretha Franklin mas tem também o som do rock californiano dos Eagles. A sensual folk-songer tem tudo a seu favor!


A cantora retoma um tema de Michael Jackson, que acompanhou como elemento de coro  e Justin Timberlake canta em duo no tema "Sign Your Name", de Terence Trent D’Arby
Finalmente, Keith Richards oferece-lhe um reggae brilhante! Um álbum muito country mas essencialmente de excelente qualidade!

Deixo aqui o vídeo que documenta a gravação do álbum, com o testemunho da compositora, cantora e música - Sheryl Crow toca guitarra e piano. Contém também excertos das músicas deste encantador álbum! 

Um álbum com influências da old schoolcountry, soul, Aretha, Ottis Redding, Marvin Gaye, mas também dessa banda inesquecível, os Eagles.

A ouvir! Fresco como um dia de verão! Particularmente, gosto do tema cantado com Justin Timberlake!




G-S
Fragmentos Culturais
24.08.10


Tuesday, August 17, 2010

O Escritor Fantasma : filme de Roman Polanski


The Ghost Writer

Este ano, o mês de Agosto tem decorrido entre curtas pausas e muito trabalho. Há momentos assim! Mas são enriquecedores!

Por vezes, apetece-me em final de dia, quando na cidade, dar uma escapadela ao cinema... só para abandonar, por algumas horas, este pequeno monitor-ecrã que me absorve tantas horas neste verão quente, como aprecio! 

Desta vez, seleccionei um filme que estava em atraso há algum tempo: O Escritor Fantasma, tradução de The Ghost Writer  de Roman Polanski.

The Ghost Writer baseado no livro The Ghost (2007) de Robert Harris, escritor britânico que colaborou na adaptação, numa realização adequada e cheia de suspense. Fazendo relembrar os clássicos de Hitchock! Gosto de thrillers! Embora não aprecie o género literário! Vá-se lá saber por que razão!?


The Ghost | Robert Harris

O desenvolvimento inteligente e despreocupado de todo o filme imprime-lhe uma dinâmica muito própria que só Polanski consegue captar através da sua câmara, num ritmo atempado! Sem exibicionismos!

As coisas acontecem como devem acontecer. Sem artifícios, sem tornar a viagem visual demasiado excitante. 

Não se vêem cortes bruscos, não se ouve música estridente ou espalhafatosa. O espectador segue tranquilamente, na sua cadeira, o desenrolar da acção, deixando-se envolver pelas personagens, e pelo ambiente sombrio e invernoso de Cape Cod

Isto tudo é conseguido com a excelente fotografia de Pawel Edelman, já trabalhando ao lado de Polanski em  The Pianist, o que confere a todo o filme uma imagética  muito interessante, misteriosa, o que vai bem à trama do filme.



Pierce Brosnan & Ewan McGregor
The Ghost Wirter

A cor que faz parte deste género de arte, está presente neste filme numa variação de tonalidades e matizes que o desenvolvimento técnico do cinema tem aperfeiçoado como elemento fundamental.

Muito importante a banda sonora neste género de filme, do aclamado compositor Alexandre Desplat. E linda.
Nos momento de maior tensão, deixa o espectador na ânsia de descobrir o passo seguinte, sem sobressaltos.





Os actores são também uma forte componente deste filme! Ewan McGregor, que não víamos em representações dignas de registo nos últimos tempos, é um excelente 'fantasma', inteligente, frio, ‘very british’, e o nosso bem conhecido Pierce Brosnan, obrigatoriamente discreto, mas sempre muito bem, fazem dos momentos em comum, os melhores do filme. 


Kim Cattrall é, no entanto, a maior surpresa! A provocadora Samantha de Sexo e a Cidade, aparece aqui numa interpretação completamente nova! Não vou desvendar o seu papel nesta história...


Os outros actores têm também bons desempenhos. Todos eles interpretam na perfeição  as suas personagens e é essa química que faz com que a história se torne envolvente e apelativa.


Roman Polanski
http://img1.grazia.fr/
O Escritor Fantasma é, sem dúvida, um dos melhores filmes que vi em 2010! Um magnífico exercício de sétima arte, discreto, a ser tido como modelo no que concerne o género thriller.


O filme foi galardoado com o Urso de Prata na categoria Melhor Realizador, no Festival de Berlim 2010.


Cinema de autor de grande qualidade, acessível a todos os públicos, Roman Polanski consegue mostrar o seu cunho, sem cair em facilitismos lucrativos. 


Não direi que é um dos seus melhores filmes, mas Polanski continua a ser um dos maiores cineastas dos nossos tempos.


Uma preciosidade, neste verão. Digna de uma ida ao cinema, num final de tarde bem descompressor.

G-S 

Fragmentos Culturais
17.08.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Sunday, August 8, 2010

Lady Gaga : 13 Nomeações MTV Awards?!






 (AP/Evan Agostini
http://d.yimg.com


Bem! Todos sabem que tenho gostos musicais muito ecléticos! É só percorrer alguns posts deste meu espaço! Sempre referi minhas preferências musicais nos mais diversos quadrantes! Não gosto de espartilhar a música! Apenas distingo momentos diferentes!

Lady Gaga! Não, não é propriamente uma preferência musical! Gosto de ouvir alguns dos seus temas, só isso!


Esta senhora bizarra na sua indisciplina e arrojadas demonstrações, é sucesso há dois anos, já vendeu 11 milhões de álbuns e foi considerada pela Time como uma das artistas mais influentes do mundo.

 
REUTERS/Lucas Jackson


Pois bem! A prová-lo, Lady Gaga atinge este ano o recorde em nomeações! 13 nomeações no MTV Music Awards 2010! Um número perfeito!?

Há dois ou três dias levantou-se um pouco o véu dos "MTV Music Video Clips" e tudo leva a crer que Lady Gaga, em quase tudo copiando Madonna -  excentricidade, videos provocatórios, guarda-roupa exuberante - será a estrela da cerimónia que terá lugar a 12 de Setembro, em Los Angeles.

 
 AP/Richard Drew
http://d.yimg.com

A cantora americana atinge assim 13 nomeações, facto histórico dado que até agora só Miss Elliot detinha o recorde com 11 nomeações. 


Há quem afirme que por trás da 'icon star' se esconde uma mulher sensível, magoada, vulnerável! Mas depois de todos os excessos que a levaram indubitavelmente ao sucesso, Lady Gaga só conseguirá captar a atenção... sendo cada vez mais excessiva!

 



AP /Richard Drew
http://d.yimg.com

Mas, nada disto interessa para o 'show on the road'! E aqui está ela, no auge, em todos os top's musicais! Das 13 nomeações, duas são na categoria "clip do ano" com os temas Bad Romance e Telephone

Num comunicado, Lady Gaga não se mostrou admirada! E acrescentou:

"Sinto-me muito honrada por todos os pequenos monstros e freaks possuídos do Universo. Estou ainda mais orgulhosa por ser um número de azar: 13"

Não deixou ainda de afirmar que estava no mundo por três razões: "fazer música ruidosa, fazer clipes gay e lançar a confusão".

Isto diz tudo! Bizarria suficiente!

Fica o vídeo mais suave... Bad Romance, nomeado na categoria 'best choreography'. Não deixo de aqui reconhecer, mais uma vez, fortes influências de Madonna.
 







Lady Gaga desabafou há pouco tempo que, por vezes, se arrepende do caminho pelo qual enveredou! E aí, telefona a seus pais para lhes pedir desculpa de todo o circo mediático em que se envolveu!


Haja momentos de lucidez! 


G-S


Fragmentos Culturais
(em jeito pop rock)

08.08.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Wednesday, August 4, 2010

Museus de Lisboa... fora de horas!






Museus Fora de Horas
Museu do Conhecimento

Até que enfim! Uma programação cultural nacional, igual a tantas outras que se realizam em outras cidades europeias! Museus abertos... fora de horas!

Esta iniciativa "Museus Fora de Horas" é promovida no âmbito do Festival dos Oceanos, e oferece ao público a possibilidade de visitar espaços museológicos em Lisboa, em horários alternativos, isto é, das 18:00 às 24:00 horas. A entrada é livre.

Os museus funcionarão nestes horários de 5 a 12 de Agosto. São 22 os espaços que aderiram à iniciativa. Poderá consultar o sítio web oficial para tomar conhecimento de todas as iniciativas culturais que se prendem com o "Festival dos Oceanos".


Então, entre os museus que se encontram abertos, deixem-me fazer um roteiro cultural, virtual... fora de horas!



Museu do Chiado (interior)

Museu do Chiado, um espaço lindo onde o clássico e o contemporâneo se interligam numa estética singular . É um museu que gosto sempre de visitar quando passo por Lisboa. Não perderia a exposição de Nadir Afonso - Without Limits Não sendo um dos meus pintores preferidos, foi um inovador. Introduziu na pintura portuguesa a arte cinética, representada neste quadro.





Nadir Afonso | Espacillimité

Passaria pelo Museu do Oriente, sempre muito activo e com uma programação diversificada, para assistir ao concerto de Carmen Souza - Protegid no dia 5 Agosto.




Carmen Souza

«World Soul Music para o século XXI…» é assim que David Sylvian, artista que dispensa apresentações, classifica a música de Carmen Souza. Depois dos excelentes trabalhos anteriores, Carmen Souza apresenta Protegid, disco que dá o mote para esta digressão mundial.(...) 

Óptima referência, já que aprecio muito David Sylvian compositor e cantor de rara sensibilidade.

Um museu que me atrai, sem dúvida, o Museu da Marioneta pela enorme arte que envolve a marioneta e a sua manipulação. Não deixaria de admirar a exposição "Os Fios d'A Tarumba"

Dezassete anos não se contam apenas pelos fios... mas as marionetas presentes nesta exposição representam os primeiros anos da companhia com momentos únicos vividos por personagens criadas para textos de Christopher Marlowe, William Shakespeare, Federico Garcia Lorca e Bertoll Brecht: Dr. Faustus, Dom Perlimplim, Próspero, Jimmy Mahoney, Belisa, Jenny Smith, Mefistóteles, Begbick, Miranda...




Warhol TV
Museu Berardo

Curiosa também em relação ao Museu Berardo e à exposição "Warhol TV". Andy Warhol sempre me fascinou pela criatividade de introduzir o quotidiano na arte.

Entre 1979 e 1987, Andy Warhol (1928-1987) produziu e realizou verdadeiras emissões de televisão. Essa parte da sua obra – até hoje bastante desconhecida – é o reflexo das obsessões do artista: beleza, celebridade, fascínio por outros artistas, músicos ou estilistas . Um mergulho na Nova Iorque dos anos de 1980 e uma nova reality television.




E ao Centro Científico e Cultural de Macau onde me deteria na sua Biblioteca. Sou fascinada pela cultura, ou melhor, pela literatura antiga japonesa e chinesa, embora este não seja um espaço ligado a este género literário, mas ficaria a conhecer melhor as mentalidades que deram origem a uma arte milenar. No Japão antigo, a arte de escrever versos era vedada às mulheres. Então, uma grande parte escreveu sob pseudónimo masculino poesia de grande sensibilidade.

A Biblioteca do CCCM é em Portugal o mais completo núcleo documental sobre Macau e a China, em especial, a China Ming e Qing, uma biblioteca especializada de Investigação, destinada ao público universitário e aos investigadores nacionais e estrangeiros, que podem encontrar variadas colecções documentais e actualizada bibliografia em diferentes línguas.(...)

Pinturas Murais de Carlos Botelho
Museu de Arte Popular

E para terminar o Museu de Arte Popular, em Belém, que esteve fechado desde 2003, e que reabriu em Maio último. Um local cheio de memórias de uma arte portuguesa, tantas vezes minorizada, mas que está a retomar o lugar de mérito que lhe pertence.

Como vêem, a Internet é um meio de cultura e divulgação fantástico! Uma verdadeira janela aberta para o desenvolvimento do nosso conhecimento! 

Se não nos pudermos deslocar, temos assim a possibilidade de fruir de infindáveis passeios virtuais que inundam de beleza o nosso espaço estético!

É agora a vossa vez! Aprazível viagem!

G-S

Fragmentos Culturais

04.07.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

*Todas as citações (em itálico) pertencem aos espaços museológicos assinalados devidamente identificados.