Cartaz Festival de Cannes 2011
Faye Dunaway
créditos: foto Jerry Schatzberg
Depois
de Juliette
Binoche em 2010, este ano 2011, o cartaz da 64ª edição do Festival
de Cinema de Cannes homenageia Faye Dunaway. Fotografada
por Jerry
Schatzberg, fotógrafo do cinema, da música e da moda que dirigiu a icónica
actriz em Puzzle
of a Downfall Child título em português "Tempo de Viver" (1970).
Realizador e actriz vão estar presentes em Cannes para apresentar uma cópia restaurada do filme.
O Festival de Cannes que se realiza entre 11 e 22 Maio 2011 reúne uma série de grandes nomes europeus, numa competição de grande qualidade.
Robert de Niro, presidente de Júri
via YouTube
Robert De Niro preside o júri da selecção oficial, Emir Kusturica, o júri do "Un Certain regard" e Michel Gondry, o júri da competição de curtas-metragens. Os restantes membros do júri só serão divulgados na próxima semana.
É já conhecida a selecção oficial constituída por dezanove filmes que poderá ser consultada aqui.
Como puderam verificar, cabe a Woody Allen abrir o Festival com o seu filme, fora da competição, Minuit à Paris.
Midnight in Paris est une merveilleuse lettre d’amour à Paris. C’est une œuvre dans laquelle Woody Allen approfondit les questions posées dans ses derniers films : notre rapport à l’histoire, à l’art, au plaisir et à la vie. Pour son 41e long-métrage, Il fait à nouveau preuve d'une belle inspiration."
Thierry Frémaux
Uma novidade! A partir deste ano 2011, os organizadores passarão a entregar a Palme d'Or de Honneur que será atribuída a um realizador de referência que nunca tenha sido galardoado. Bernardo Bertolucci será o homenageado 2011. Bem merecida, esta Palme d'Or.
Facto de relevo também! Quatro mulheres estão, este ano, na corrida para a Palme d'Or. Lynne Ramsay (Reino Unido) com "We need to talk about Kevin", Maïwenn (França) com "Polisse", Naomi Kawase (Japão) com "Hanezu no Tsuki" e Julia Leigh (Austrália) com "Sleeping Beauty", o primeiro filme da escritora. Promete ser uma projecção controversa em Cannes.
" Il y a quatre réalisatrices en compétition officielle, c'est la première fois qu'il y autant de femmes", congratulou-se Thierry Frémeaux, delegado geral do festival.
Pedro Almodóvar e Antonio Banderas
La Piel que Habito
Na selecção oficial surge La Piel que Habito, baseado na obra "Mygale" de Thierry Jonquet, que marca uma incursão de Pedro Almodóvar no cinema de terror. É o filme do aguardado reencontro com António Banderas com quem não trabalha desde 1999, filme "Ata-me".
La Piel en que Habito
Pedro Almodóvar, 2011
Para mim, o filme que mais desperta o meu interesse é The Tree of Life realizado pelo norte-americano Terence Malick, com Brad Pitt e Sean Penn (duas presenças na competição). O Festival esperou um ano para conseguir garantir a estreia mundial do filme na selecção oficial em competição.
Já vi o trailler do filme, no início da minha última ida ao cinema. Captou-me de imediato! Um filme que promete surpreender!
Fragmentos Culturais
15.04.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

