terça-feira, 26 de outubro de 2010

Uma Família Moderna : filme





Mine Vaganti, 2010


Bem, desta vez venho falar-vos de um filme! Andava com vontade de ver uma comédia. E logo uma comédia ao bom estilo italiano! Ah! Adoro esta língua! 
De volta ao tema, o filme Mine Vaganti com tradução portuguesa Uma Família Moderna, tem realização do turco Ferzan Ozpetek (2010).

O filme é super divertido, falando de coisas sérias, muita excentricidade, uma pitada saborosa de humor, bons actores e realização interessante. Uma família bem à italiana! Mas, com algumas variantes. A introdução do tema da homossexualidade. 




Mine Vagante/ Uma Família Moderna

Seria possível fazer um filme sobre a temática homossexualidade sem cair no drama ou na vulgaridade? Claro que é! Basta ir ver esta comédia. 

Uma comédia inteligente, divertida, corrosiva, tocando em várias 'tabus' da sociedade italiana. Aliás, de qualquer sociedade actual.

Aquela ideia generalizada da família tradicional, em que os filhos têm obrigatoriamente de seguir as pisadas dos pais, estão a ver? Ou o facto de, para se ser feliz, ter que obedecer aos rigores da comunidade via sociedade? A essência do filme é essa! Quebrar estes cânones. 





Uma Família Moderna/ Mine Vaganti, 2010
http://www.imdb.com/

Um filme acerca da liberdade individual, da coragem de perseguir sonhos, de ser autêntico na escolha de vida profissional... e não só.

Querem passar uma hora e meia bem disposta, com uma história simples, mas realista - quantas famílias assim! - umas boas gargalhadas em cenas hilariantes, por vezes um pouco 'cliché'. 

É o caso das cenas da chegada de um grupo de amigos de Tommaso, a casada família Cantoni (Toscana), a tia Luciana, ou a cena da praia! Mas tão divertidas que nem nos afecta tratar-se de déjà vu.




Uma Família Moderna/ Mine Vaganti, 2010

Ozpetek dá a esta comédia calorosa, por vezes comovente, a descontracção necessária para tratar assuntos sérios com uma leveza interessante e humana. 

Não é um filme perfeito. Mas a vida também não é perfeita. E depois, muitas vezes os filmes perfeitos são esteticamente lindos, mas não nos tocam como os filmes com características fortes. Esta comédia é assim! 




Uma Família Moderna/ Mine Vaganti, 2010
Últimas notas! Fotografia do académico Maurizio Calvezi com grande qualidade: os interiores, casa, decoração tipicamente europeia, exteriores, uma cidade italiana. Excelentes enquadramentos. 


E a estupenda banda sonora do compositor Pasquale Catalano, duas lendas da canção italiana, Mina e Patty Pravo, que imprimem tensão, alegria, vida! O que faz com que se saia da sala de cinema a cantarolar, acompanhando a canção final 50 Mila.


Concluindo! Filme e banda sonora a não perder! Para um singular momento de descontracção, sério.




"Non farti mai dire dagli altri chi devi amare, e chi devi odiare. 
Sbaglia per conto tuo, sempre."

G-S


Fragmentos Culturais

26.10.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons