sábado, 5 de dezembro de 2009

Fernando Pessoa : Aniversário de Mensagem !





Fernando Pessoa


"O mito é o nada que é tudo."

Fernando Pessoa *


No dia 1 de Dezembro de 1934, a editora Parceria António Maria Pereira, de Lisboa, publicava o volume de poemas Mensagem. O autor, Fernando Pessoa, tinha então 46 anos. Morreria quase exactamente um ano depois, a 30 de Novembro de 1935





Mensagem
Fernando Pessoa
75 Anos (1934-2009)

"Em parte devido a essa confiscação patriótica do poema, muitos dos que admiravam Pessoa como um mago que alterara a nossa paisagem lírica e a nossa visão do mundo prestaram pouca atenção" 

Eduardo Lourenço
 
O ensaísta assim afirmou na sessão que decorreu no anfiteatro da Biblioteca Nacional, em Lisboa, para comemorar o 75º aniversário da publicação da primeira edição de Mensagem de Fernando Pessoa, o único livro de poemas em português que o autor publicou em vida.

Esta sessão teve como participantes, Eduardo Lourenço, um dos mais prestigiados ensaístas, reconhecido além fronteiras, Vasco Graça Moura, um dos consagrados classicistas, e Manuel Alegre.




Mensagem
Fernando Pessoa, 1934
Parceria Augusto Maria Pereira

Vasco Graça Moura criticou o poema épico de Pessoa, considerando-o   "totalmente insensível" à "afectividade", ao "lado lírico", bem como ao "papel da mulher", presente em todas as grandes epopeias, desde a Odisseia.


«O grande pecado da 'Mensagem' é a ausência de Camões. Pessoa sempre teve uma questão, talvez uma questão com ele próprio», afirmou, por sua vez, Manuel Alegre. 

A propósito desta sessão, gostei de ler o comentário publicado em Um Fernando Pessoa (desactivado)Para quem não pode estar presente, era uma excelente visão de alguém que sendo admirador de Pessoa, consegue filtrar as posições extremadas.

Foi lançada ainda uma edição 'clonada' do dactiloscrito de Pessoa, que o autor entregou nas oficinas tipográficas da Editorial Império, onde o livro foi impresso. 

O editor Paulo Teixeira Pinto, da Guimarães Editora, frisa ser mais do que um fac-simile





A Mensagem
Fernando Pessoa

«Pessoa dizia "não há factos, só interpretação de factos". Nós não queremos interpretar nada, queremos só deixar este facto.»

Paulo Teixeira Pinto, Guimarães Editores

A obra estará em venda exclusiva na Fnac, mas uma versão abreviada em formato digital poderia ser 'folheada' online (desactivada). A edição está agora esgotada.

Estão previstas outras duas conferências, segundo pude ler no sítio web da Casa Fernando Pessoa e no blogue Mundo Pessoa.





Mensagem
edição fac-símile
Fernando Pessoa
https://www.fnac.pt/


«É um livro de um outro futuro, 'Mensagem' teria que esperar uma leitura mais adequada ao seu mistério e à sua intrínseca estranheza, tanto no fundo como na forma, num outro tempo mais propício e aberto, igualmente mais complexo e estranho» 

Eduardo Lourenço, ensaísta 


G-S

Fragmentos Culturais

03.12.2009
Copyright © 2009-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®