terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Escritor Fantasma : filme & livro



The Ghost Writer/ O Escritor Fantasma
Roman Polansky, 2010

Este ano, o mês de Agosto tem decorrido entre curtas pausas e muito trabalho. Há momentos assim! Mas são enriquecedores!

Por vezes, apetece-me em final de dia, quando na cidade, dar uma escapadela ao cinema... só para abandonar, por algumas horas, este pequeno monitor-ecrã que me absorve tantas horas neste verão quente, como aprecio! 

Desta vez, seleccionei um filme que estava em atraso há algum tempo: O Escritor Fantasma, tradução de The Ghost Writer  de Roman Polanski.

The Ghost Writer baseado no livro The Ghost (2007) de Robert Harris, escritor britânico que colaborou na adaptação, numa realização adequada e cheia de suspense. Fazendo relembrar os clássicos de Hitchock! Gosto de thrillers! Embora não aprecie o género literário! Vá-se lá saber por que razão!?



The Ghost | Robert Harris

O desenvolvimento inteligente e despreocupado de todo o filme imprime-lhe uma dinâmica muito própria que só Polanski consegue captar através da sua câmara, num ritmo atempado! Sem exibicionismos!

As coisas acontecem como devem acontecer. Sem artifícios, sem tornar a viagem visual demasiado excitante. 

Não se vêem cortes bruscos, não se ouve música estridente ou espalhafatosa. O espectador segue tranquilamente, na sua cadeira, o desenrolar da acção, deixando-se envolver pelas personagens, e pelo ambiente sombrio e invernoso de Cape Cod

Isto tudo é conseguido com a excelente fotografia de Pawel Edelman, já trabalhando ao lado de Polanski em  The Pianist, o que confere a todo o filme uma imagética  muito interessante, misteriosa, o que vai bem à trama do filme.




Pierce Brosnan & Ewan McGregor
The Ghost Wirter

A cor que faz parte deste género de arte, está presente neste filme numa variação de tonalidades e matizes que o desenvolvimento técnico do cinema tem aperfeiçoado como elemento fundamental.

Muito importante a banda sonora neste género de filme, do aclamado compositor Alexandre Desplat. E linda.
Nos momento de maior tensão, deixa o espectador na ânsia de descobrir o passo seguinte, sem sobressaltos.








Os actores são também uma forte componente deste filme! Ewan McGregor, que não víamos em representações dignas de registo nos últimos tempos, é um excelente 'fantasma', inteligente, frio, ‘very british’, e o nosso bem conhecido Pierce Brosnan, obrigatoriamente discreto, mas sempre muito bem, fazem dos momentos em comum, os melhores do filme. 


Kim Cattrall é, no entanto, a maior surpresa! A provocadora Samantha de Sexo e a Cidade, aparece aqui numa interpretação completamente nova! Não vou desvendar o seu papel nesta história...


Os outros actores têm também bons desempenhos. Todos eles interpretam na perfeição  as suas personagens e é essa química que faz com que a história se torne envolvente e apelativa.


Roman Polanski
http://img1.grazia.fr/
O Escritor Fantasma é, sem dúvida, um dos melhores filmes que vi em 2010! Um magnífico exercício de sétima arte, discreto, a ser tido como modelo no que concerne o género thriller.


O filme foi galardoado com o Urso de Prata na categoria Melhor Realizador, no Festival de Berlim 2010.


Cinema de autor de grande qualidade, acessível a todos os públicos, Roman Polanski consegue mostrar o seu cunho, sem cair em facilitismos lucrativos. 


Não direi que é um dos seus melhores filmes, mas Polanski continua a ser um dos maiores cineastas dos nossos tempos.


Uma preciosidade, neste verão. Digna de uma ida ao cinema, num final de tarde bem descompressor.

G-S 

Fragmentos Culturais
17.08.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®