sexta-feira, 7 de maio de 2010

A propósito de Tchaikovsky ...







Pyotr Ilyich Tchaikovsky [1840-1893]
Portrait by Reutlingler (1888)
https://en.wikipedia.org/

A propósito do doodle apresentado pelo motor de busca Google que celebra o 170º aniversário do nascimento do grande compositor Pyotr Ilyich Tchaikovsky. 






Google Doodle 170º Aniversário  Pyotr Ilyich Tchaikovsky 
doodler: Jennifer Hom


"O doodle, criado em parceria com o San Francisco Ballet, remete para uma pesquisa sobre Tchaikovsky, compositor russo, do período Romântico.

Tchaikovsky morreu em 1893, tendo escrito alguns dos mais famosos concertos para piano e orquestra, e "musciais"(?), bailados (dança clássica, mais conhecida como ballet), tais como A Bela Adormecida, Lago dos Cisnes, representado no dioodle, "Quebra-Nozes".


"Tchaikovsky was made for ballet,"

David Brown










Musicais?! Li no Diário Digital com estupefacção! Me perdoem! Mas será que é permitido fazer um "jornalismo" com esta qualidade? Ou melhor, com esta falta de cultura que está à distância de um clique? Lamentável, o facto de esta curts notícia não estar assinada.


Publicada na secção de Informática | Jogos?  Não estou muito bem. Não sei que  dizer... Apenas porque se refere a doodle publicado pela Google, o assunto é Informática? 

Me parece que os doodles foram criados para alargar conhecimentos em várias áreas que devemos saber a que área diz respeito.








Pyotr Ilyich Tchaikovsky [1840-1893]
Portrait by Nikolai Kuznetsov

doodler escreve e ouve-se no video acima mencionado: "To celebrate Tchaikovsky's birthday, the doodlers and I decided to collaborate with the San Francisco Ballet!" (...) Quer dizer muito. Mas deixo ao vosso critério.



Bom, mas voltemos a este enorme compositor, um dos mais celebrados da História da Música, ouvindo algumas das suas obras. E interpretadas por consagrados músicos.



A BBC dedica-lhe  um programa, Discovering Tchaikovsky onde poderão inteirar-se melhor sobre o compositor e a sua vasta obra.







Serenade for Strings in C major, op. 48
by Tchaikovsky


Deixo Serenade for Strings in C major, op. 48 uma das peças mais belas deste compositor.


Aprecio profundamente a sua música. Tenho especial fervor pelo Concerto nº1 para piano e orquestra aqui interpretado pela grande pianista Martha Argerich. Devota admiradora desta pianista e intérprete que tanto gostaria ter ouvido ao vivo.



E numa homenagem à genialidade de Rudolf Nureyev que revolucionou a arte do bailado











'Rudolf applied his desire to "go as far as possible" through to the most dangerous of limits, not only to himself but also to the dancers that he had perform.'

Patrice Bart


G-S

Fragmentos Culturais

7.05.10
actualizado 15.02.2024
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com® 



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Não !








creditos: Ricardo Xavier Antunes 
via jornal o Público







As redes sociais também servem causas justas!

Miguel de Sousa Tavares escritor e jornalista com Maria do Carmo Vieira, professora.


A ouvir com atenção! Argumentação ponderada, muito bem fundamentada, e muito certeira!


Eu também digo não ao Acordo Ortográfico! Este blogue seguirá nessa linha.

G-S


Fragmentos Culturais
6.05.2010

actualizado 16.02.2024
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com® 


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Arte ! A infindável beleza






Nu au Plateau de Sculpteur (Nude, Green Leaves and Bust)

Picasso, 1932

Christie’s, Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York



A obra que Picasso criou num só dia, em Março 1932! "Nu au Plateau de Sculpteur (Nude, Green Leaves and Bust)" foi vendida ontem, terça-feira, pela Christie's de Nova Iorque.

Representa Marie-Thérèse Walter, musa de Picasso durante um ano, apenas. O perfil do pintor pode ver-se delineado no fundo azul da tela.



L'Homme qui chavire
Giacometti (1950)

A obra de Picasso ultrapassou o recorde mundial de obras de arte que havia sido batido em Fevereiro, com a venda da escultura de Giacometti "Walking Man I".

1932 foi um ano de viragem na pintura do artista! Picasso começou então a criar luxuriantes telas de Marie-Thérèse que nada se pareciam com o que fizera até aquela altura. Telas grandes, sensuais. 

"Há quem persiga o poder, o dinheiro, a fama. Eu persigo a beleza. Não é uma escolha. É uma condenação. Sem beleza faleço. É um trabalho difícil, muitas vezes doloroso, cheio de revezes. 

(...)


Não são cores, imagens, sons, nem sequer a suave pele de uma mulher que me encantam. É o que está para além disso e que isso chama."


Pedro Paixão, Perseguição da Beleza




G-S

Fragmentos Culturais

05.05.2010

Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

fonte: New York Times/Arts