domingo, 3 de julho de 2016

Ah o medo




ilustração: Messia
via Martel Clément/ Le Monde

Ah o medo vai ter tudo
tudo

(Penso no que o medo vai ter
e tenho medo
que é justamente
o que o medo quer)
... ...

Alexandre O'Neill, O Poema Pouco Original do Medo

G-S

Fragmentos Culturais

15.07.2016
Copyright © 2016-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®6.2016

Serralves : Jazz no Parque começa hoje






25ª edição Jazz no Parque
Serralves

Jazz no Parque
, na sua 25ª edição, tem lugar nos jardins de Serralves. Mais propriamente no campo de Ténis, junto à Casa de Chá. Concertos sempre às 18:00 horas.

"No ano em que o Jazz no Parque chega à sua 25ª edição, a data comemora-se com uma dedicação especial à 'prata da casa'."

Fui sempre ao longo dos anos, uma das assíduas ouvintes, nesse lugar privilegiado. O antigo campo de Ténis, rodeado de uma paleta de verdes e multi-fragrâncias que emprestam aos sons dos instrumentistas de jazz o espaço privilegiado em pleno parque! 




Ivo Perelman

O programa cruza duas linhas interessantes do jazz actual. A inclusão de nomes que têm apostado na inovação e na liberdade formal da música. É o caso do grupo formado por Ivo Perelman, Márcio Mattos e António "Panda” Gianfratti, estreia absoluta no Porto, hoje dia 3 Julho 2016.

O que se vai ouvir não foi anunciado, Prevê-se, no entanto, que surjam "legados combinados de John Coltrane, Albert Ayler, John Stevens e Derek Bailey".





Nani Garcia
compositor, músico

Numa outra linha, projectos que dão ao jazz uma dimensão cinematográfica, como o Nani García Cinematojazzia, com o trio do pianista acompanhado por um quarteto de cordas que vai interpretar composições que García destinou ao grande ecrã. 




Slow is Possible
https://www.facebook.com/slowispossible/

No último concerto dois grupos. Slow is Possible com 'Hunting Weather', inspirado num poema de Charles Bukowski.



Red Trio


Red Trio numa versão pouco ouvida, a eléctrica. Este estreia, a parceria com o finlandês Raoul Bjorkenheim, guitarrista bem conhecido dos "apreciadores das edições da ECM e da Rune Grammofon, bem como dos cruzamentos do jazz com o rock".

Confesso que dos três concertos, aquele que se identifica mais com o jazz que gosto de ouvir vai ser o concerto de Nani García

Lá estarei nesse aprazível recanto do parque de Serralves, onde os sons de jazz se fazem ouvir em sintonia com a música de fundo dos pássaros e o sopro da brisa nas folhas das frondosas árvores em volta do campo de ténis,em final de tarde.


G-S

Fragmentos Culturais

03.07.2016
Copyright © 2016-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®6.2016