domingo, 10 de julho de 2011

Ayrton Senna : Senna, tributo em jeito de filme documentário !







Senna
Asif Kapadia,2010
https://www.imdb.com/

Estreou em Inglaterra, no passado dia 3 Junho, o documentário sobre a carreira de Ayrton Senna. 


Ayrton Senna, o mais amado (por alguns odiado) e talentoso piloto da Formula I partiu precocemente em 1 Maio 1994. Tinha 34 anos.


Os grandes homens despertam ou provocam paixões e ódios com a mesma intensidade. Ame-se ou odeie-se, o que ninguém pode desmentir é que Senna foi um piloto que desprendia magia. 


Teria feito  50 anos no passado dia 21 de Março.






Senna
Asif Kapadia,2010


"SENNA is the thrilling story of the legendary charismatic Brazilian motor-racing driver Ayrton Senna, the film follows Senna's struggles both on track and off it, against the politics and corruption which infest the sport of Formula One. Senna was a deeply spiritual person who believed profoundly in a higher power, driving on the absolute limit was his way to express himself, his way to achieve perfection, his way to be closer to God."

Asiaf Kapadia, director


Senna, o filme realizado por Asif Kapadia, 2010, o mesmo que viria a realizar mais tarde, Amyé um documentário sério, baseado em factos, imagens e documentos verídicos, que conta a vida e carreira do tricampeão brasileiro, considerado por muitos como o melhor piloto de sempre na Fórmula I. 


O filme documentário tem estreia em Portugal, agendada para o próximo mês de Outubro. 


O documentário foi realizado com a colaboração da família de Ayrtonque cedeu imagens pessoais, da Organização do Mundial de Fórmula I, e do Instituto Ayrton Senna.





Grande Prémio do Brasil





Ayrton Senna [1960-1994]


Há quem afirmasse, na altura, que Senna, durante os treinos que decorreram na véspera, teria proferido algumas inquietações - premonção? - que vieram a concretizar-se naquele que foi o dia mais triste da Formula1.




créditos: F1


Ainda hoje, lembro todos os pormenores desse terrível acidente que provocou a morte de Ayrton Senna. Seguia a competição, colada ao ecrã da televisor, como sempre que havia transmissão de um Grande Prémio. Não arredava pé. Era uma fã incondicional.











Circuito de Imola


acidente mortal de Roland Ratzen-Berger, na véspera durante os treinos já me deixara muito abalada. Uma coisa é ler mais tarde, outra coisa é estar a assistir em directi via televisão.


Quis, no entanto, acreditar que tudo seria diferente, no dia seguinte. Não foi. Todos assistimos com muita emoção ao trágico acidente de Senna.


A FI Racing considera que Senna é o melhor filme de Formula I já alguma vez feito.




Ayrton Senna/ Senna, 2010

Senna teve vários prémios e muitas nomeações na categoria de filme documentáro.


Foi galardoado com 2 Bafta Awards, 2012. Premiado com Audience Award no Sundance Film Festival 2011E uma vasta lista se segue que poderá ser lida aqui

Em Inglaterra há uma grande admiração por Ayrton Senna. O piloto viveu em Inglaterra, uma significativa parte da sua carreira. E Senna será sempre um ícone da Fórmula1.

Aliás, todas as equipas pelas quais o tricampeão correu na F1 eram britânicas: Toleman, Lotus, McLaren e Williams.






Todos os sinos dobram dentro de cada um de nós, quando um ser querido se afasta por tempo indeterminado... O vazio faz-se em redor do sol, o mar abre túneis sulcados de lágrimas, as flores perdem seu encanto. Morreu AyrtonEscrevi nesse dia fatídico.


Eu senti a mágoa da partida de Ayrton Senna. Eu vi. Nunca mais pude olhar para os Prémios de Formula1. Nunca mais assisti a nenhum "Grande Prémio" nas transmissões em directo via televisão.


Hoje sucedem-se sem que me sente, ou páre por poucos segundos diante do televisor. Perdi a paixão imensa que tinha por esse desporto.






créditos: F1



Hoje, dia 1 Maio 2016, 22 anos passados sobre esse dia trágico, a homenagem deixada pela F1 na rede social Twitter/X


G-S

Fragmentos Culturais

09.07.2011


actualizado 05.03.2025

Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®