"Não havia limite, o teclado escondia o infinito. Parecia simples, sete oitavas, não mais, um espaço tão curto que cabia dentro dos seus braços - e no entanto tinha a vastidão do mar."(...)
Teolinda Gersão, Os Teclados,
Publicações dom Quixote, 1ª edição, Abril 1999
Sem retirar mérito aos outros instrumentos musicais solistas, o piano é, segundo a minha sensibilidade, o mais profundo e completo, já que consegue falar todas as vozes e pressentir as infinitas tonalidades de uma inquieta alma.
Percorre em escalas de múltiplos sentires, sons cromáticos, espaços curtos ou longos, todos os meandros do nosso ser.
Inflexões e silêncios, detalhes de sentimentos bem recônditos, explicita sonhos e aspirações que de outro modo não nos atreveríamos a soltar, mesmo que em contraponto.
ACasa da Músicatem o bom gosto e o mérito de dedicar um Ciclo ao Piano que está a decorrer desde Janeiro 2008 e se prolongará até Dezembro 2008.
"Ao longo de 2008 a Casa da Música acolhe grandes pianistas internacionais e jovens intérpretes num Ciclo extremamente variado. Desde a música para tecla de Scarlatti e Bach, na visão sempre inspirada de Maria João Pires, a uma das mais recentes composições do pianista Olli Mustonen, o Ciclo de Piano atravessa as diferentes épocas da história da música dando especial destaque ao período de ouro do Romantismo."(...)
Casa da Música
Grandes pianistas portugueses e estrangeiros passarão assim pelaSala Suggia!
Maria João Piresveio finalmente tocar na Casa da Música, depois de ter recusado o convite em 2005 para tocar no concerto de inauguração!
Não pude assistir, embora já tenha tido o privilégio de a ouvir no Rivoli há uns atrás. Não muitos.
Quase impossível. Um concerto esgotadíssimo e com muitos lugares reservados para convidados!Nem sempre aparecem Um desperdício para os que querem ouvir.
Sem dúvida uma das maiores concertistas do mundo e uma das melhores intérpretes de Mozart, Maria João Pires interpretou Fryderyck Chopin, seu compositor favorito, segundo li.
Certamente que deixou, de novo, os melómanos extasiados. Raríssimo e sensível o seu frasear ou la touche, um talento profundo e íntimo que apenas deixa fluir.
"Uma artista que combina um raro refinamento estilístico com um uma compreensão profunda da complexidade intelectual e espiritual da música."
Zoran Minderovic (crítico da All Music Guide)
Chopin é também o meu compositor de música para piano. No entanto, como melhor intérprete de Chopin, eu sinto Martha Argerich! Formas de sentir que não dão para explicar.
Sem desprestígio para Maria João Pires que admiro como excepcional intérprete e como fundadora daAssociação Belgaismas que não venero, por algumas atitudes menos coerentes para com um país que a tem tratado com todo o carinho, mas que não cede.
"Et non seulement l'imagination musicale, celle d'un Chopin, d'un Schumann ou d'un Fauré, qui se suffit à elle-même et qui traduit, sans le formuler explicitement, les rêves et les désirs humains,"(...)
Alfred Cortot, La Musique Française de Piano, Presses Universitaires de France, 3e édition, 1948
G-S
Fragmentos Culturais de sentir musical,Martha Argerich, Chopin, Concerto para Piano e Orquestra, nº1, 2º Andamento