sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor






crédits: Gabriel Pacheco
via Sapo fotos


Dia Mundial do Livro! Celebro-o em cada dia que passa, em muitos momentos, adentrando-me pela noite, esquecendo, tantas vezes, as horas que devo ao descanso.

Desde sempre, um ou dois livros me acompanham por onde ando. E, por cada instante de pausa, pego num deles e leio, embrenhada nos instantes do meu imenso prazer. Ler! Saber ler! Fruir desse privilégio! Ler. 






O Leitor
Bernhard Schlink




The Reader 
Stephen Daldry, 2008

Quem viu o filme, O Leitor/The Reader ou leu o livro com o mesmo título, compreenderá que assinalar o Dia Mundial do Livro para quem não sabe ler, é quase um pecado.

Assim, decidi deixar um excerto que transmite muito do que penso sobre o direito fundamental - O Direito de Saber Ler - que não é concedido a milhões de pessoas no mundo, sendo a maioria mulheres e jovens raparigas, impedidas de frequentar a escola.


O excerto é de O Leitor, do escritor alemão 
Bernhard Schlink. Um livro que conta a história de uma mulher a quem não foi dado o direito de aprender a ler. Mas que tinha o fascínio de ouvir ler.


O livro foi adaptado ao cinema. Escrevi sobre o filme no post O Leitor : o filme, o livro (2009).






O Leitor
Bernhard Schlink
Edições Asa,1998
https://www.fnac.pt/


"A Hanna não sabia ler nem escrever.


Por essa razão, para evitar o confronto com os peritos em grafologia, confessara ter escrito o relatório. Seria também por essa razão que ela falara de mais durante o processo? Por que não tinha podido ler o livro da filha, nem o texto de acusação e, portanto, ignorava as suas hipóteses de defesa e não pudera preparar-se convenientemente?
(...)


Por essa razão? Eu podia compreender que se envergonhasse de não saber ler nem escrever, e que preferisse comportar-se comigo de uma maneira inexplicável em vez de se revelar. 


Mas seria possível que a vergonha de não saber ler nem escrever explicasse também o comportamento da Hanna durante o julgamento e no campo de concentração? Que preferisse ser acusada de um crime a passar por analfabeta? Que cometesse um crime por ter medo de se mostrar analfabeta?"

Bernhard Schlink, O Leitor, (excerto)

Edições Asa, 1ª edição, 1998

Entendem melhor, espero, por que escrevi mais acima que festejar o Dia Mundial do Livro é um constrangimento para quem não sabe ler.


Mas a causa da celebração deste dia dedicado aos livros é muito meritória. UNESCO promove a leitura e tenta com isso alertar para a iliteracia , de modo a que governos, entidades,e comunidades lutem contra este flagelo no século XX.


Este ano, a UNESCO decidiu enfatizar a necessidade de lutar contra a pirataria dos livros, preservando
 a criatividade dos autores. Também este, um direito inalianável.
Seria infindável a pincelada de letras! São tantos os livros que gostaria de aqui deixar esboçados! É que os livros são, a par da música, o meu respirar, o salto para o sonho e dele, para o univers- Sons mudos que aspergem fragmentos de acalmia ou de desassossego na interioridade dos tempos.

Tornar-se-ia fastidioso para quem lesse. É que o imenso afecto pelos livros vem-me da infância! E são tantos os livros lidos.

"Ler é trazer a si, mas não cenas e imaginação. Trazer o real de outra vida que nos chame humanos.

Maria Gabriela LlansolRestante Vida, 1978


G-S


Fragmentos Culturais

23.04.2010
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Fotografia e Arte Digital... em Chaves!





Está decorre o concurso de fotografia e arte digital: Festival Internacional da Imagem -Festimage que vai na sua quarta edição! O prazo para enviar trabalhos vai até 14 Maio.


Trata-se de um evento promovido pela Câmara Municipal de Chaves,  em Portugal,  sim! Gostei da notícia por isso mesmo! Câmara Municipal de Chaves, em Portugal!! Será que podia haver dúvidas que Chaves é Portugal?!




Pois bem! Não há dúvida que a cidade fica bem mais viva com esta miscigenação original de arte.


Chaves reúne na sua cidade obras fotográficas e de arte digital de autores  de diferentes partes do mundo!



Nas três edições anteriores (2007-2009) concorreram ao Festimage 5.217 pessoas, oriundas de 92 países. Surpreendente! Isto porque frui de um meio de divulgação imbatível! A Internet!

O maior número de participantes foi sempre da Espanha, do Brasil, da Alemanha e de Portugal. No ano passado o certame contou também com uma significativa participação de fotógrafos e criadores de arte digital da Índia, França, México, Colômbia, Rússia, Roménia e Geórgia.

Festimage

Impensável não visitar a galeria de Imagens 2010 já disponibilizadas aqui 

Perdi-me nas páginas! É que há tantas imagens tão belas! Devo dizer que é dificílimo seleccionar. Mas, por fim, lá tive que me decidir, quase aleatoriamente, dada a escassez de tempo!

 




Para voltar e admirar com tranquilidade...

G-S

Fragmentos Culturais
21.04.2010

Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

domingo, 18 de abril de 2010

All This Jazz em ambientes inusitados


Poster

O ciclo All This Jazz, promovido pelo Shopping Cidade do Porto e o Península Boutique Center (sonante, esta variante do nome!) vai, a partir de amanhã, dia 19 de Abril, animar os centros comerciais, na Boavista.

Até ao dia 24 de Abril, irão decorrer seis concertos, que envolvem 25 músicos da Escola de Jazz do Porto.

Os espectáculos realizar-se-ão, alternadamente, entre o Cidade do Porto e o Península, e terão início às dezoito horas e trinta minutos.


Bem, isto não é muito usual! Mas pode ser uma excelente ideia, quem sabe!  

Com uma programação digna de registo, será sem dúvida interessante incentivar estes novíssimos músicos de jazz.

Estamos sempre a tempo de desvendar novas sonoridades. 


A passar por lá! Vamos ouvir como soa!

G.S.

Fragmentos Culturais
18.04.2010