quinta-feira, 2 de maio de 2013

Fragmentos Nocturnos !






Bailarinos Cloud Gate Theatre


"The dancer's body is simply the luminous manifestation of the soul." 

Isadora Duncan


Dias lindos se comemoram nestes últimos tempos! E eu sem escrever! Saudades? Sim! De deixar aqui algumas notas culturais das coisas que me tocam. Vejamos se posso recuperar um pouco a ausência com dois ou três fragmentos.


Hoje, o tempo de voltar!  Dia Internacional da Dança! Celebrou-se esta semana, no 29 Abril. Não poderia deixar de escrever sobre esta arte que me fascina! 



Data que a UNESCO decidiu passar a celebrar (1982) em homenagem a Jean-Georges Noverre. Jean-Georges Noverre foi um dos grandes nomes da dança. 


Bailarino francês, nascido a 29 Abril 1729, é considerado o precursor do "ballet d'action", arte que Isadora Duncan, Martha Graham ou Pina Bausch exprimiram bom tanta orginalidade!





Bailarinos CloudGate Theatre
                                       https://www.cloudgate.org.tw/


Este ano, o homenageado foi Lin Hwai-min, o célebre fundador e director artístico de CloudGate Theatre of Taiwan (Ilha Formosa).


A sua mensagem, retirada do Prefácio de "O Livro de Canções" - uma antologia de poemas chineses dos séculos X a VII, A.C. - é belíssima, ligada não só à tradição milenar como à própria  beleza da arte da dança.


Poderão ouvi-la pela voz de Lin Hwai-min mais abaixo, num vídeo absolutamente mágico, mas transcrevo um excerto traduzido em Português:

(...)

A dança é uma expressão poderosa.
Fala para a terra e para o céu.
Fala da nossa alegria, do nosso medo e dos nossos desejos.
A dança fala do intangível, revelando ainda o estado de espírito de uma pessoa e o temperamento e carácter de um povo.

(...)

Nesta era digital, as imagens dos movimentos tomam milhares de formas.
São fascinantes.
Mas nunca substituirão a dança porque as imagens não respiram.
A dança é uma celebração da vida. (...)

(transcrição)








E ontem foi a vez do Dia Mundial do Jazz! Ora aqui está outra paixão! Um estilo (se assim poderemos dizer) de música que me acompanha em tempos de initimidade.


Celebrado pela UNESCO e pelo mundo desde 2012, no dia 30 Abril. Dia Mundial do Jazz, por proposta do músico Herbie Hancock, Embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).


  



Jazz Day



Este ano, Istambul acolheu a comemoração do "Dia Mundial de Jazz 2013". 


Jazz! Um estilo de música, segundo palavras da Directora-Geral da UNESCO, que pode "derrubar barreiras e simboliza a paz". Poderão ver o concerto que foi transmitido ontem, live stream.


Suponho que simboliza tudo isso. Mas arte não será vista apenas em dias especiais! Arte é afectividade, sentimentos, emoções. Daí que seja livre de ser sentida em cada dia, a cada momento.


Mas entendo como podem ser importantes para a maioria das pessoas e das organizações os dias internacionais. Uma chamada de atenção para a Arte que tem andado tão arredada das nossas preocupações diárias e que, afinal, é o verdadeiro oásis para a alma.






Night Train to Lisbon
 Bille August, 2013


Cinema! Menos assídua talvez, mas sempre buscando alguns filmes em momentos de lazer. Cinema é sempre aquela magia perante a vida que por lá vai desfilando.


O Comboio Nocturno para Lisboa, tradução portuguesa do título do filme Night Train to Lisbon. Realizado por Bille August, o mesmo de A Casa dos Espíritos, 1993, Os Miseráveis" 1998. O filme é a adaptação cinematográfica do best-seller mundial homónimo, escrito em 2004 pelo suíço Peter Bieri, sob o pseudónimo Pascal Mercier





Night Train to Lisbon
Pascal Mercier
https://www.goodreads.com/book/


Narrado por Jeremy Irons, no papel de Raimund Gregorius, fala da vida, do amor, da própria literatura. Um filme que tem Lisboa por cenário, e é um "thriller filosófico", tal como afirmou Bille August na apresentação em Lisboa:


"Introduz-nos num mundo cheio de pessoas inacessíveis, às quais vamos acedendo; a história é como um grande jogo matemático, é uma escrita muito inteligente e essa combinação com o lado filosófico faz com que seja uma história única".


Bille August









Não devemos procurar a essência de um bom livro na sua adaptação cinematográfica. Será sempre um olhar sobre o todo. E um olhar muito pessoal.



Devo dizer que gostei muito da adaptação do romance de Isabel Allende (belíssimo livro) A Casa dos Espíritos, menos de Os Miseráveis, adaptação do livro fo grande escritor Victor Hugo



As críticas portuguesas foram muito duras para com esta adaptação do romance O Comboio Nocturno para Lisboa, mas eu não saí desiludida da visão serena,intimista da "busca do eu, não do facto histórico que serviu de pretexto, neste percurso em Lisboa, imbuído de melancólica atmosfera.



Não fui à procura do livro. Fui em busca de uma outra possível leitura. E gostei mesmo !



Jeremy Irons é convincente, carismático, elegante. Banda sonora, discreta, suave, de Annette Focks. Adorei o tema Night Train to Lisbon (piano and orchestra).



De realçar que o filme fez parte da selecção do Festival de Cinema de Berlim (2013) e tem no elenco nomes como Charlotte Rampling, elegante e misteriosa, Lena Olin, discreta, e os portugueses Beatriz Batarda, Nicolau Breyner, Marco d'Almeida, entre outros.


Tanta coisa que gosto! É com esta visão mais intimista que vos deixo. Foi bom voltar a Fragmentos. E perdoem, se o silêncio se apoderou de mim...


G-S

Fragmentos Culturais

02.05.2013
Copyright © 2013-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons