sábado, 5 de março de 2011

Noite Mundial do Livro 2011






"World Book Night on Saturday 5 March 2011 is a new initiative that will see 20,000 passionate book lovers."


Hoje, 5 Março 2011, dois dias após o Dia Mundial do Livro vai ter lugar a Noite Mundial do Livro.

O Porto vai estar presente nesta iniciativa, contando com a participação de livreiros e autores da cidade. Por exemplos, a 'Livraria Leitura Books & Living', na Rua de Ceuta, celebra este sábado a 'Noite Mundial do Livro', a partir das 21h00.





'Nós Somos o que Lemos' é o título da tertúlia que vai ser moderada pelo programador António Costa. Neste evento vão também participar os autores Manuel António Pina, Rui Amaral, João Paulo Sousa, Manuel Jorge Marmelo e Miguel Miranda.
Bem! Eu adoro esta iniciativa! Só não concordo muito com o título da tertúlia! Soa demasiado a 'elite intelectual'. Não que eu tenha nada contra os intelectuais! Muito pelo contrário! Os verdadeiros.
Mas, por exemplo, os ingleses, chamaram este evento 'passionate book lovers'. Bem mais intimista!

Que se vai passar esta noite no Reino Unido, país da ideia? De uma votação feita por um comité editorial independente, foram seleccionados vinte cinco livros. 

A selecção final abrange livros de todos os géneros:  história, literatura, juvenis, crime, comerciais, poesia e autobiografia. Poderão consultar a listagem aqui



É óbvio que esta selecção tem a ver com uma outra realidade social e um outro público leitor.

Bom, mas voltemos ao que se vai passar em Londres! Os 'passionate book lovers' vão juntar-se em Trafalgar Square e distribuir centenas de livros (os 25 títulos seleccionados, doados pelos livreiros) por todos os que adoram ler e vão comparecer, apesar do frio! Interessante, não é mesmo?




Ora aqui está onde quero chegar! Claro que não tivemos essa mesma atitude por parte dos livreiros portugueses! E até posso quase... compreender! É que o público leitor/comprador português não se compara com público inglês (em termos de número). Lê-se muito pouco em Portugal segundo as estimativas. E os livros são caros.


Mas, se gostam muito de livros - eu sei que sim - de um gesto afectuoso e espontâneo vamos chamar-lhe então 'Nós somos os que amamos ler'! Soa melhor não acham? E assim, imbuídos desse gesto 'amador', partamos para uma noite diferente. Partilhemos a leitura dos livros que lemos neste momento.
que ando a ler?



O autor de As Horas (adaptado ao cinema), Uma Casa do Outro Lado do Mundo (também já adaptado ao cinema) e sobre o qual escrevi aqui, aparece de novo com um livro fascinante, By Nightfall! Vou ler, claramente. Gosto deste autor.

"Como sempre acontece em Cunningham, o romance está cheio de referências artísticas e literárias. "As Horas" era, do início ao fim, uma declaração de amor a Virginia Woolf. "Dias Exemplares" passeava-se pelas "Folhas de Erva" de Walt Whitman. "Ao cair da noite" não possui um só eixo, mas vários. Revistas de arte, canções dos Beatles, arte contemporânea, arte clássica, Fellini, Hitchcock, Virginia Woolf, Thomas Mann."*


Expresso.pt
Reflexões sobre a arte (pintura e escultura) e os seus intérpretes. Vasco Graça Moura (um dos mais completos escritores portugueses) parte de uma determinada obra (ou o conjunto da obra) de alguns dos mais significativos criadores, Nikias Skapinakis, Júlio Pomar, Siza Vieira, Paula Rego e outros. Porque a pintura me atrai!



Conjunto de textos inéditos de Saint-Exupéry, que alguns investigadores põem em causa da autenticidade de alguns escritos, mas que mesmo assim quis ler. 

Escritos entre 1925 e 1943: primeiras narrativas (Manon, dançando), prelecções, memórias de infância e da aviação, cartas diversas (a Louise de Vilmorin e a Natalie Paley), fragmentos de Correio do Sul e de Voo Nocturno

"Todos eles permeados por uma meditação sobre o que pode conferir sentido à viagem e nos ligar ao lugar de onde vimos, estes textos ajudam a aproximar-nos da sensibilidade, das dúvidas morais e da obra de Saint-Exupéry."


Contracapa (abrev.)

Um livro que comprei sem total convicção, mas que me está a surpreender.





Deponho aqui o gesto de muito afecto pelos livros, aqueles amigos que estão presentes em cada segundo do meu respirar!

"Eu sempre imaginei que o paraíso deve ser algum tipo de biblioteca."

Jorge Luis Borges


G-S

Fragmentos Culturais

05.03.2011

actualizado 06.09.2016

Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


Licença Creative Commons 

* Aconselho a leitura da crítica - Expresso

Nota: As imagens e textos aqui referenciados pertencem aos autores e empresas mencionadas. Não se pretende em caso algum infringir os direitos de propriedade intelectual.

Na impossibilidade de me lembrar que livros colocara na selecção feita em 2011, optei por uma imagem generalista.