domingo, 22 de março de 2009

Primavera intimista !






créditos: Dan Logen






créditos: Spring Phtotography


O perfume do sonho envolvia-a, debaixo do docel de folhas da árvore, (...)

Luisa Dacosta
, O Perfume do Sonho, na Tarde

Ed. Asa, 2004



Ontem, cheirei a Primavera!
Saí já tarde, depois de ter passado a manhã enclausurada em salas de amplos tectos, sombrios espaços frios. O sol apenas batia nas janelas altas, de onde vislumbrava pedaços de azul por entre os ramos de uma magnólia profusamente pejada de flores brancas.

Sempre que levantava o olhar para respirar o ar que chegava em jeito de lufada fantasiada pela força do espaço austero e fechado, visivelmente pintava em meu olhar o mar... ali tão perto! Liberdade! Nostalgia! Azul!


Alguns cantos alegres de pássaros eclodiam em meus ouvidos! Aí me refugiava, distanciando-me do vozear em surdina como gralhas sem asas que se amontoavam em meu redor!

Finalmente poisei o olhar no claro e aberto firmamento! Passavam poucos minutos das três da tarde.
A luminosidade a que já me desabituara, depois de um inverno tão austero e gélido, bateu-me em cheio na alma! Calor?! Sol?! Cheiro a terra e flor?!
Parei! Como que para absorver aquela fragrância mescla de perfume de japoneiras, magnólias e grandes sebes verde-claro. E olhei o firmamento, azul -celeste, raiado de curtas nuvens. Corria uma neblina translúcida! Estava bela a tarde, sedutora, apetecível ao toque sereno e frágil de dedos de pétalas inundados de poesia.

Sorvi cada pedacinho de ar morno, cálido, em passo sereno, pausado,
aspirava com profundo e doce prazer aquela tarde que pairava à minha volta, tal flor perfumada e desperta pelo odor de ondas quentes em pequenas lufadas de aragem, em festa pudica e ritmo solto. Tudo ali ao alcance do olhar e do sentir! E pensei em ti!

Fica sentado aí onde estás, Poeta, e não mexas os lábios nem os braços (...) 

Sebastião da Gama
, Poesia, Serra-Mãe, 

Ática, 1996



G-S

(texto original)


Fragmentos Culturais no "Dia Mundial da Poesia"
21.03.2009

Copyright © 2009-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®