créditos : AP 1978
Paul Newman, People magazine, 1979
Actor e embaixador da ONU para o desarmamento Paul Newman o actor mais carismático de Hollywood, galardoado da Academy of Arts morreu!
"Screen legend, superstar, and the man with the most famous blue eyes in movie history,"
Sem dúvida! Uns olhos azuis de uma limpidez absoluta. Dos mais bonitos que já passaram pelos ecrãs!
Newman trabalhou com alguns dos mais conceituados realizadores do último meio século, desde Alfred Hitchcock, John Huston a Robert Altman, Martin Scorsese e os irmãos Cohen.
Paul Newman & Elizabeth Taylor
Cat on a Hot Tin Roof
Richard Brooks,1958
De Paul Newman lembro de ter visto apenas este filme por ser baseado na peça de teatro de Tennessee Williams, com o mesmo nome. Considerado um dos três maiores dramaturgos do drama americano do século XX. A peça foi Pulitzer Prize 1955.
A peça explora temas como a ganância, o conflito familiar, a mentira e a sexualidade, com especial enfoque na relação tensa entre a antiga estrela do futebol americano, alcoólico Brick e a sua mulher, Maggie. Foi considerado um dos melhores filmes dos anos 50.
Paul Newman & Joanne Woodwad
via Google Images Archive
Casado com a actriz Joanne Woodward, tinha duas grandes paixões. O automobilismo e a filantropia! Dedicou-lhes uma grande parte da sua vida.
Era conhecido pelo seu sentido de humor irónico e travesso, principalmente fora dos ecrãs.
Ethan Hawke
'Paul Newman never much cared for what he once called the "rubbish" of Hollywood, choosing to live in a quiet community on the opposite corner of the U.S. map, staying with his wife of many years and long after he became bored with acting pursuing his dual passions of philanthropy and race cars.'
Paul & Joanne
"Paul’s legacy and accomplishments alongside his wife, Joanne Woodward, continue to be a guiding light for life in the arts - proving you can be a great artist and live a meaningful life."
Ethan Hawke, on his Facebook page
Paul Newman
Ethan Hawke
Paul Newman teria feito 100 anos a 26 Janeiro 2025. O legado e as conquistas de Paul ao lado da sua mulher, Joanne Woodward, continuam a ser uma luz orientadora para a vida nas artes, provando que se pode ser um grande artista e viver uma vida com significado.
Paul Newman e Robert Redford, actores de renome tiveram uma amizade para a vida depois de terem protagonizado o filme de Butch Cassidy e Sundance Kid em 1969.
A química entre ambos continuou no filme The Sting, 1973- Tornaram-se grandes amigos para a vida, tinham casas a menos de um quilómetro de distância um do outro, passavam um tempo considerável com as famílias um do outro.
Uma amizade caracterizada pelo respeito mútuo, valores partilhados e também uma série de partidas. Redford pregou uma vez uma partida a Newman, enviando-lhe um velho Porsche como presente de brincadeira.
Paul Newman
via Google Images Archive
"There is a point where feelings go beyond words, I have lost a real friend. My life and this country is better for his being in it."
G-S
Fragmentos de mágoa, mais sorriso luminoso que se apaga...
28.09.2008
actualizado 19.10.2025
Copyright © 2008-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®
Copyright © 2008-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®
Fragmentos,
ResponderEliminarrevendo estas imagens...recordo o Actor, mas também o Homem que merecer permanecer entre as nossas melhores MEMÒRIAS!!!!
Bjkas!
gostei em particular de uma frase de um critico de cinema.
ResponderEliminar"embora seja um enorme e um mito, fica difícil repentinamente associar Paul Newman a um filme especifico, pelo menos para gerações mais novas."
Acabastes de esclarecer alguns.
Fica a obra e o mito.
... o actor, mas sobretudo o homem! Concordo, 'avelaneira'!
ResponderEliminarNewman deve ter sido 'quase' perfeito!
Sensibilizada pelo teu olhar em 'fragmentos'!
Um beijo
... é verdade, Tiago!
ResponderEliminarOs filmes de Newman perdem-se na distância de várias gerações. São denominados 'clássicos' do cinema!
Suponho que o filme que vi em sala de cinema foi 'A Cor do Dinheiro' em que ele era realizador e actor!?
Mas segui de perto a sua paixão pelo 'bem', sobretudo depois da morte do filho, e os seus amores pelo automobilismo.
Sempre 'presente', Tiago! Sensibilizada!
Um beijo