sábado, 23 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor





Pois hoje é o dia de todos que amam os livros! Dos escritores e dos leitores.

“Perante as novas formas que o livro assume, perante as mudanças registadas na sua concepção, na sua produção e no acesso ao seu conteúdo, é urgente lembrar que não pode haver desenvolvimento do livro sem respeito pelos direitos de autor”. (...)  “Isso é especialmente verdade no momento em que a digitalização expõe ainda mais o livro aos riscos da utilização ilícita”.

Irina Bokova, Directora-Geral UNESCO




Dia de São Jorge na Catalunha
créditos: Autor não identificado


Dia 23 Abril foi escolhido para honrar a tradição catalã, Dia de Sant Jordi e aniversário do santo em que os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha recebendo, em troca, um livro. 

No nosso país, o livro ainda é um objecto de luxo, devido ao preço de venda, situação que torna a literatura de difícil acesso para muitos dos que gostam de ler.

É momento também , para homenagear a obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes ou Nabokov.


Buenos Aires foi a cidade escolhida para capital Mundial do Livro 2011 pela UNESCO ao vencer a disputa com mais seis cidades - Caracas, Lagos (Nigéria), Havana, Porto Novo (Benin), Sharjah (Emirados Árabes) e Teerão. 


Buenos Aires possui mais de 3.200 livrarias, segundo dados da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.  Assim, este ano, as livrarias da capital argentina serão palco de inúmeros eventos literários, congressos e feiras.





O Livro Árvore
 Salvador Dali
(À memória de Soame Jenyns,

 lembrado depois do poema escrito)



Às vezes tenho ideias felizes
Ideias subitamente felizes, em ideias
E nas palavras em que naturalmente se despejam…

Depois de escrever, leio…
Porque escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu…

Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?


Álvaro de Campos


18 - 12 - 1940

In  
Poesia , Assírio & Alvim, ed. Teresa Rita Lopes, 2002 

G-S

Fragmentos Culturais

23.04.2011
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vítor Melo : Vencedor Urban Photographer of the Year 2010. Parabéns !







1º Prémio CB Richard Urban Photographer
Fotografia: Vítor Manuel Lamosa de Melo (Portugal)

Vítor Melo venceu o concurso  Urban Photographer of the Year com esta fotografia que capta um artesão tunisino a trabalhar o  bronze. Eleita entre mais de 10.000, não deixa margem para dúvidas que o fotógrafo de Coimbra, residente em Sintra, merece a distinção. 


CB Richard Ellis Urban Photographer existe desde 2006. A ele concorreram fotógrafos profissionais e amadores de 74 países, da Europa, Médio Oriente e África.


"Cities at Work" era o tema do concurso deste ano. O júri constituído por fotógrafos profissionais, atribuiu o 1º prémio a Vítor Melo


O fotógrafo português que se dedica à fotografia nos tempos livres, para além da honra, ganha um safari fotográfico na Turquia.


Neste evento, foram ainda atribuídos prémios para os melhores momentos de um dia nas suas 24 horas "24 Hours", e um prémio nacional "Country". 


Não deixem de visitar a galeria dos premiados nas três categorias.


Como podemos concluir, depois da atribuição de vários prémios a portugueses, nos últimos tempos,  não nos falta 'engenho e arte'! 

G-S

Fragmentos Culturais
(formato web 2.0)

20.04.2011

actualizado 07.02.2025
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®



*Em nota de rodapé : A notícia, li-a no DN Cultura, rubrica que merece um certo cuidado por parte do jornalista que a redige! 

Ora, eu tive dificuldade em 'decifrar' o último parágrafo, dada a construção frásica. Será que um jornalista não é detentor de um curso superior?! 

Me perdoe o Cultura! Mas um jornal, por ser um meio de comunicação social, tem responsabilidades acrescidas no domínio da língua escrita!