Dia de Reis
Hoje é Dia de Reis. O dia que hoje se celebra, 6 de Janeiro, é mais importante para os cristãos ortodoxos do que o Dia de Natal. Assinala-se assim o fim das Janeiras (cantares de tradição religiosa) que começam a ser cantadas a partir do 1 Janeiro.
A noite do dia 5 Janeiro é conhecida como Noite de Reis. A data marca, para os católicos, o dia da veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu em Melchior, Gaspar e Baltazar.
A Bíblia não faz referência a “reis” mas a "magos" e também não diz quem eram. Mas o tempo encarregou-se de lhes dar nomes, Belchior, Gaspar e Baltazar. Em algumas culturas, eles correspondem ao "pai natal”, sendo as renas substituídas pelos camelos, nos quais os tais magos, diz a tradição, iriam montados.
Em Portugal, a distribuição dos presentes é no Dia de Natal. No entanto, sabe-se que em vários países, é no Dia de Reis que se reúne a família e se faz a troca de presentes.
Dia de los Reys Magos, Andalucia, Espanha
São muitas as cidades espanholas onde desfilam las cabalgadas, e nelas os famosos Reis Magos, personagens vestidas a rigor, espalham alegria e boa disposição. É o dia maior das festividades de Natal em Espanha.
Em algumas localidades, deixam-se sapatos na janela, durante a noite, com erva para alimentar os camelos dos Reis Magos, num gesto premiado com doçarias no amanhecer de hoje, Dia de Reis.
Bolo-rei
A tradição manda que a família se reuna novamente para celebrar o fim dos festejos natalícios. E que se cantem as 'Janeiras' neste Dia de Reis.
Esta tradição deste último jantar em família perdeu-se entre nós. Apenas se conserva o hábito de comer Bolo-rei que tradicionalmente trazia, no interior, uma fava e um brinde. A pessoa que encontrasse a fava na fatia que comia, teria que 'paga' o Bolo-rei no ano seguinte. Os brindes teriam o significado de sorte.
Hoje, a fava e o brinde simbólico já não são permitidos, para evitar ser inadvertidamente deglutidos.
La Galette des Rois (France)
Em França é tradição a Galette des Rois. Não difere muito do nosso Bolo-rei. E pelo que sabemos, a fava mantém-se, bem como em Espanha. Assim, deveria ser. Tradições que perdem valor no nosso país.
Grupo cantares Janeiras
Hoje mesmo, também, e como é tradição, grupos de cantares percorrerão certas aldeias a “cantar as janeiras”. Nas cidades, há muito deixaram de se ouvir. Esta acção de "cantar as janeiras" pelas portas tinha como recompensa uma prenda em comida ou dinheiro.
Acredita-se que, no dia 6 de Janeiro, se deve fazer pedidos para que os três Reis Magos tragam muita sorte, prosperidade e dinheiro.
via Google Images Archive
Em certas localidades, e algumas cidades portuguesas, manda a tradição comer bagos de romã. E os mais tradicionalistas ou supersticiosos procuram mesmo uma romã com 7 bicos, para ter dinheiro todo o ano, ou pelo menos, para que o dinheiro não falte.
Bom, pelo sim, pelo não, lá vou eu à procura de uma romã com 7 bicos, e terei muito cuidado para que nenhum bico se parta até chegar à ceia de Reis, logo à noite.
Boa Noite de Reis !
G-S
06.01.2016
Copyright © 2016-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®



