Dia de Reis
Hoje é Dia de Reis. O dia que hoje se celebra, 6 de Janeiro, é mais importante para os cristãos ortodoxos do que o Dia de Natal. Assinala assim o fim das Janeiras (cantares de tradição religiosa) que começam a ser cantadas a partir do 1 Janeiro.
A noite do dia 5 Janeiro é conhecida como Noite de Reis. A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu em Melchior, Gaspar e Baltazar.
A bíblia não faz referência a “reis” mas a "magos" e também não diz quem eram, mas o tempo encarregou-se de de lhes dar nomes, Belchior, Gaspar e Baltazar. Em algumas culturas, eles correspondem ao "pai natal”, sendo as renas substituídas pelos camelos, nos quais os tais magos, diz a tradição, iriam montados.
Em Portugal a distribuição dos presentes é no Dia de Natal. No entanto, sabe-se que em vários países, é no Dia de Reis que se reúne a família e se faz a troca de presentes.
Dia de los Reys Magos, Andalucia, Espanha
São muitas as cidades espanholas onde desfilam las cabalgadas, e nelas os famosos Reis Magos, personagens vestidas a rigor, espalham alegria e boa disposição. É o dia maior das festividades de Natal.
Em algumas localidades, deixam-se sapatos na janela, durante a noite, com erva para alimentar os camelos dos Reis Magos, num gesto premiado com doçarias no amanhecer de hoje, dia de Reis.
Bolo-rei
A tradição manda que a família se reuna novamente para celebrar o fim dos festejos natalícios. E que se cantem as Janeiras neste Dia de Reis.
A tradição deste último jantar em família perdeu-se entre nós. Apenas se conserva o hábito de comer Bolo-rei que tradicionalmente trazia, no interior, uma fava e um brinde. A pessoa que encontrasse a fava na fatia que comia, teria que “pagar” o Bolo-rei no ano seguinte. Os brindes teriam o significado de sorte.
Hoje, a fava e o brinde simbólico já não são permitidos, para evitar serem inadvertidamente deglutidos.
La Galette des Rois (France)
Em França é tradição a Galette des Rois. Não difere muito do nosso Bolo-rei. E pelo que sabemos, a fava mantém-se, bem como em Espanha. Assim, deveria ser. Tradições que perdem valor no nosso país.
Grupo cantares Janeiras
Hoje mesmo, também, e como é tradição, grupos de cantares percorrerão certas aldeias a “cantar as janeiras”. Nas cidades, há muito deixaram de se ouvir. Esta acção de "cantar as janeiras" pelas portas tinha como recompensa uma prenda em comida ou dinheiro.
Acredita-se que, no dia 6 de Janeiro, se deve fazer pedidos para que os três Reis Magos tragam muita sorte, prosperidade e dinheiro.
Em certas localidades e algumas cidades portuguesas manda a tradição comer bagos de romã. E os mais tradicionalistas ou supersticiosos procuram mesmo uma romã com 7 bicos, para ter dinheiro todo o ano, ou pelo menos, para que o dinheiro não falte.
Bom, pelo sim, pelo não, lá vou eu à procura de uma romã com 7 bicos, e terei muito cuidado para que nenhum bico se parta até chegar à ceia de Reis, logo à noite.
Boa Noite de Reis !
G-S
06.01.2016
Copyright © 2016-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®
Do que tu te foste lembrar agora... do tempo da fava e do brinde no Bolo Rei! Adorava!
ResponderEliminarJá vivi e senti a tradição dos Reis na nossa vizinha Espanha... a minha mulher é de descendência espanhola,tem uma 'costela' Galega ;) :)
Este teu texto também me transportou há uns anos atrás, quando o meu pai ainda era vivo e me oferecia uma romã para comer na noite de Reis.
Isto hoje é muita recordação... e saudade.
Bem-hajas.
Tudo de bom.
Excelente ano de 2016
A nova teoria é que os Reis Magos seriam da Andaluzia. Claro, Andaluzia - Belém, de camelo, é um tirinho.
ResponderEliminarConhecia uma boa parte das curiosidades aqui trazidas, Fragmentos, mas gostei da explanação enriquecedora :) Desconhecia, porém, essa das romãs, mas espero que tenha encontrado uma com sete bicos. As tradições têm sempre tanto valor...
ResponderEliminarE, claro, que seja um bom ano na alegria e amizade... :)
Adorei a postagem/partilha!
ResponderEliminarDeixo um abraço fraterno.
pas d´idées? oh! j´y sait...
ResponderEliminarl´important c´est la rose, n´est ce pas?...
je t´embrasse!
Verdade, 'Aflores':-) A noite de Reis faz parte do imaginário da minha infância. Dava-se tanta importância como à noite de Natal. Lembrei algumas tradições, hoje perdidas.
ResponderEliminarNunca passei a noite de Reis em Espanha, mas deve ser muito interessante, perante as tradições que continuam.
Ainda bem que esta postagem te trouxe doces memórias de tua infância, família e gestos que ficam para a vida... como essa oferta de teu pai.
Tudo de bom !
Não duvido, 'Rafeiro' ! É mesmo um tirinho :-)
ResponderEliminarFoi muito bom 'rever-te' por aqui.
Fico contente em saber que gostaste da explanação sobre tradições da noite de Reis.
ResponderEliminarInfelizmente, a romã que encontrei tinha os 7 bicos.... mas partidos. Comprei na mesma. Não sou assim tão supersticiosa. E lá comi, como a tradição aponta :-)
Retribuo com muita amizade os votos de Bom Ano, Daniel !
Um beijo,
Muito obrigada, Batista Filho. Mas que bom !
ResponderEliminarAdorei a visita e o facto de deixar o comentário caloroso. Sensibilizada.
Abraço fraterno, retribuo.
Pas d'idées, souvent...
ResponderEliminarEh! oui, l'important c'est la rose :-)
Je t'embrasse affectueusement, 'Herético' !
Batista Filho, tentei agradecer em sem blog, mas não deu.
ResponderEliminarFica aqui, mais uma vez, meu agradecimento.
Abraços