Wednesday, December 8, 2010

Lembrar John Lennon...




JohnLennon

"Love and Peace are eternal.!

John Lennon

Trinta anos se passaram sobre a morte de John Lennon. Assassinado à porta de sua casa, em Nova Iorque, quatro tiros disparados por um fã obcecado, o ex-Beatle e eterno activista tornou-se num dos maiores ícones da música e da paz.


Tribute John Lennon / Liverpool (UK)
Tim Hales/ AP 2010

Vários memoriais e monumentos construídos em tributo de Lennon estão espalhados pelo mundo. Desde o Strawberry Fields Memorial, no Central Park de Nova Iorque, um dos mais famosos e visitados, a estátuas em Cuba, torres de luz na Islândia até a este recente monumento em Liverpool, a vida e obra do músico morto aos 40 anos de idade continuam a ser relembradas.




Para  hoje está prevista a saída do filme Nowhere Boy (2009) em alguns países.  Narra, de um modo tocante, a juventude do mais carismático dos Beatles. E, no entanto, o nome do grupo não é pronunciado em momento algum do filme.

O sonho de formar uma banda e fazer sucesso pelo mundo passa na mente de milhões de jovens. Também John Lennon (1940-1980) foi um rapaz comum que alimentou esses mesmos sonhos.

Seus dramas pessoais, entre uma mãe que o abandona aos 5 anos e uma tia que o protege demasiado, o encontro com a música e o desejo de se tornar um ícone do rock são apresentados em Nowhere Boy.

Sam Taylor-Wood, a realizadora e fotógrafa, convida-nos a acompanhar o aparecimento do futuro Beatles, e sobretudo o seu agitado crescimento, entre os 15 e 17 anos, dividido entre a tia Mimi, interpretada pela fabulosa Kristin Scott Thomas, e a mãe fútil que vivr num mundo de ilusão e rock'n'roll.




"Apesar de ser um dos rostos do quarteto mais popular da história da música pop, compositor de 'Imagine' e rosto, para todos os efeitos, universal, a favor da paz mundial, pelo seu activismo social ao lado de Yoko Ono, a morte não tirou a John Lennon nenhuma da sua relevância." 

Não deixe de ler o interessante artigo em DN/ Artes



Shizuo Kambayashi/ AP 2005


"I believe that as soon as people want peace in the world they can have it. The only trouble is they are not aware they can get it." 


John Lennon, 1969


G-S


Fragmentos Culturais

08.12.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

15 comments:

aflores said...

Lembrar JL (como outros nomes já desaparecidos), é voltar à minha infância, à minha juventude, alguma irreverência, ao meu "contributo" na luta pela Liberdade, Paz e intervenção na sociedade por um mundo melhor.

Já passaram 30 anos...mas fico com a sensação que cada vez mais, são precisos muitos JL's.

Tudo de bom.

BRANCAMAR said...

Merecidíssima homenagem.
John Lennon marcou a juventude e até a vida adulta de todas as pessoas da minha geração e mais velhas, bem como muitos mais novos.
Ainda hoje prevalesce bem fresca na nossa memória o seu activismo e a sua luta pela paz e as suas impressionantes músicas.

Beijos para ti e bom feriado.
Branca

Daniel Silva (Lobinho) said...

Olá Fragmentos!

Um post muitíssimo completo, sem dúvida alguma, e bem documentado na actualidade...

Hoje celebrava-se, também, o Dia da Mãe, o Dia da Imaculada Conceição (por isso o feriado) em que os reis portugueses em Vila Viçosa deixaram de usar a coroa passando-a para Nossa Senhora, e o nascimento de Jim Morrison.


Um beijinho de admiração e amizade

Petrus Monte Real said...

'Fragmentos',
É uma bela homenagem a um homem extraordinário.
Gosto de saber que a música dos quatro rapazes de Liverpool continua bem viva.
As suas melodias faziam, e fazem, parte de nós! Um marco indelével.
Obrigado por tanto que nos dá.
Boa semana.
Um beijo

vitor cunha said...

Ao lembrar John Lennon pouco se pode acrescentar a tudo quanto foi dito.
Para mim, recordar John Lennon é ouvir a sua música. Nos seus textos está contido o homem e o músico! Por tudo o que continua a dar-nos e por isso é recordado, o meu obrigado e a minha vénia a John Lennon.

ana said...

Uma inspiração, sempre! :)
Beijinho plim!***

Susaninha said...

Sou fã deste SENHOR...
Adoro ouvi-lo no meu sofá....

Ainda me faz voar:)

Fragmentos Culturais said...

... eu sei, 'aflores'! Há nomes que permanecerão para muitos de nós, imortais! JL é sem dúvida o mais 'imortal' de todos! Precisamente pelos ideais que defendeu, através da música e não só!

Actualmente, não há muitas personalidades 'vivas' que tentem fazer esse caminho...

Tudo de bom, para ti também!

Fragmentos Culturais said...

... ser-me-ia quase impossível deixar de falar de John Lennon, 'Brancamar'! E tu conheces-me há anos...

Todas as gerações, a partir da adolescência, têm como referência Lennon!

Os seus valores, muitos transmitidos através da música, são 'intemporais'.

Para ti uma excelente semana!
Um beijo fraterno,

Fragmentos Culturais said...

Olá Daniel,

Com que alegria te leio por aqui!

Tentei relembrar Lennon naquela essência que nos deu a conhecer e que nos move, sempre!!

Claro que é bom actualizarmos os assuntos que nos prendem :)

Eu tenho uma enorme curiosidade neste filme de carácter biográfico! Tem excelentes referências, e segundo li, uma fantástica banda sonora!

O dia 8 de Dezembro é muito especial a vários níveis e tu referiste alguns... não esqueci os principais, mas decidi-me por este.

Sempre tão bom ler-te em 'fragmentos' querido amigo!

Um beijo,
(sensibilizada pelas palavras afectuosas)

Fragmentos Culturais said...

... sim caro 'Petrus'! Um homem que pertence ao nosso imaginário poético! E quando escrevo 'nosso' refiro-me ao imaginário poético universal!

E a 'música dos quatro rapazes de Liverpool' continuará bem viva!

Quando se visita a British Library, melhor se compreende o lugar que ela tem no universo musical de todos os tempos! Sem distinção de 'registos' ou géneros, como sói dizer-se...

Uma excelente semana!

Um beijo,
(sensibilizada pelas suas palavras sempre amistosas)

Fragmentos Culturais said...

... cada um tem um seu modo, muito pessoal, de falar sobre John Lennon, caro Vítor! Estou certa que escreverias coisas diferentes... aliás, acabaste por fazê-lo :)

E dou-te razão! Ouvir a sua música é a melhor opção! Tão libertadora!

Um mito para tantas gerações! Pelas melhores razões!

Boa semana!

Fragmentos Culturais said...

... sempre, 'menina plim'! :)

Um prazer 'rever-te' por aqui...
Beijinho***

Fragmentos Culturais said...

... quem não é, querida Su! E 'voar', é a melhor sensação que a música nos dá!

Não te encontrei na Casa da Música, desta vez ;)

Beijinho***

Anonymous said...

how's life ? fragmentosculturais.blogspot.com owner discovered your website via search engine but it was hard to find and I see you could have more visitors because there are not so many comments yet. I have found site which offer to dramatically increase traffic to your website http://traffic-for-your-website.com they claim they managed to get close to 4000 visitors/day using their services you could also get lot more targeted traffic from search engines as you have now. I used their services and got significantly more visitors to my website. Hope this helps :) They offer best services to increase website traffic at this website http://traffic-for-your-website.com
To your success James