Monday, September 4, 2006

United 93 - o filme





United 93
Paul Greengrass, 2006
http://www.imdb.com/

"Those who choose to see United 93 will be deeply , honestly moved."

Gene Seymour, Newsday

É um facto! Por isso, pensei bem antes de me decidir a ver o filme. Sabia que não poderia olhar as imagens com o distanciamento comum a outros filmes. Não era uma fábula. Era a tentativa, baseada em imagens autênticas, registos telefónicos de passageiros e tripulantes.

Ninguém esquece. O 11 de Setembro 2001 está ainda bem presente. A partir desse dia, a Humanidade deixou de ver o mundo do mesmo modo.

Vira o trailer e aguardava com expectativa, mas na dúvida de ter coragem de enfrentar imagens e olhares tão intensos de pânico. Excelentes actores que transmitem com realismo sentimentos das pessoas que seguiam naquele voo.

As imagens reais do 11 de Setembro de 2001 são ainda muito vivas no nosso olhar. Todos assistimos em directo.

Posteriormente, ouvi uma entrevista com o realizador Paul Greengrass e fiquei então mais receptiva. Pareceu-me sério nas convicções que o levaram a homenagear todas as pessoas envolvidas (passageiros, tripulação, familiares) na tragédia que desfilou em tempo real perante os olhares atónitos do mundo.





United 93| Voo 93
Paul Greengrass, 2006

A reconstituição 'possível' dos factos que tiveram lugar a bordo do United 93, tradução portuguesa Voo 93durante os 91 minutos que durou o desvio do avião, com base nos testemunhos de familiares, pelos registos dos telefonemas recebidos até ao último instante. Diálogos lancinantes!

Também deixou bem demonstrado a incapacidade das chefias americanas de responder em tempo adequado à tragédia que se abatera nesse fatídico dia 11 de Setembro.

Filme incómodo para as autoridades americanas. Paul Greengrass é um realizador engagé. Seus filmes são sempre de intervenção política e social.

United 93 foi o primeiro filme americano a tentar reconstituir, através do seu enredo, os acontecimento de Setembro 11, 2001.




Paul Greengrass e alguns actores de United 93
59º Festival de Cannes, 2006
créditos: Peter Kramer/ Getty Images

Ninguém abandonou a sala, mal o filme acabou. Nas cadeiras, as pessoas afundaram-se e uniram-se pelo silêncio.  Recolhimento. Prece.

Um filme de grande respeito pelos americanos que seguiam naquele voo. Profundo respeito pela sua morte. Profundo respeito pelos possíveis actos de heroísmo de alguns passageiros, quando entenderam que as altas esferas políticas não fariam nada para os salvar.

A morte, o respeito, a homenagem está presente. Até no final do filme, quando ecrã permanece preto, sem qualquer imagem ou legenda nos minutos finais.


"United 93 is a masterful and hearthbreaking film that does honor to the memory of the victims."

Roger Ebert, Chicago Sun Times


G-S


Fragmentos Cuturais
texto original

04.09.2006
Copyright © 2006-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

A visitar o sítio web We Remember: Flight 93 National Memorial


Licença Creative Commons

No comments: