segunda-feira, 4 de setembro de 2006

United 93 - o filme da reconstiuição possível do voo 93 : dados reais !






United 93
Paul Greengrass, 2006

https://www.imdb.com/

"Those who choose to see United 93 will be deeply, honestly moved."

Gene Seymour, Newsday

É um facto! Por isso, pensei bem antes de me decidir ver o filme. Sabia que não poderia olhar as imagens com o distanciamento comum a outros filmes.  

Não era uma fábula. Era a lembrança viva  das imagens verídicas da tentativa de desviar um avião da sua rota. O quarto avião desse dia 11 Setembro a ser desviado para atingir o Capitolio, na Pensilvânia. 

As imagens reais do 11 de Setembro de 2001 estão muito vivas no nosso olhar. Todos assistimos em directo.




United 93
Paul Greengrass, 2006

https://www.imdb.com/

"After the shocking crash of Flight 93 many of these "witnesses to history" recorded their experience as part of the Flight 93 National Memorial Oral History Project."

Flight 93 National Memorial Pennsylvania

O filme tenta reconstruir a tentativa do desvio do United Airlines Flight 93. Mas os passageiros e tripulação aperceberam-se. E  não permitiram que tal acontecesse. Foram os heróis que pagaram com a vida, evitando o ataque ao Capitolio.





United 93
Paul Greengrass, 2006

https://www.imdb.com/

O avião acabou por despenhar-se, não havendo sobreviventes. Baseado em imagens reais, registos telefónicos, de passageiros e tripulantes United 93 tenta reconstruir  odrama vivido dentro e fora do voo 93

Ninguém esquece. O 11 de Setembro 2001 está ainda muito presente. E estará. Desde esse dia, a Humanidade deixou de ver o mundo do mesmo modo.





United 93
Paul Greengrass, 2006

Vira o trailer e aguardava com expectativa, na dúvida de ter coragem de enfrentar imagens e olhares tão intensos de pânico. Mas fui ver. E o que temia, aconteceu. Reviver os factos passados há cinco anos. 

Os actores, excelentes, transmitiram com realismo, os sentimentos das pessoas que seguiam naquele voo.

Posteriormente, ouvi uma entrevista com o realizador Paul Greengrass e fiquei então mais receptiva. Pareceu-me sério nas convicções que o levaram a homenagear todas as pessoas envolvidas (passageiros, tripulação, familiares) na tragédia que desfilou, em tempo real, perante os olhares atónitos dos que foram ver o filme.





United 93| Voo 93
Paul Greengrass, 2006

A reconstituição 'possível' dos factos que tiveram lugar a bordo do United 93, tradução portuguesa Voo 93durante os 91 minutos que durou o desvio do avião, com base nos testemunhos de familiares de todos os ocupantes, contanto também com os tripulantes e hospedeiras, via registos dos telefonemas recebidos até ao último instante. Diálogos lancinantes!





United 93
Paul Greengrass, 2006


Deixou bem demonstrado a incapacidade das chefias americanas em responder em tempo adequado, à tragédia que se abatera nesse fatídico dia 11 de Setembro.



United 93
Paul Greengrass, 2006

Filme incómodo para as autoridades americanas. Paul Greengrass é um realizador engagé. Seus filmes são sempre de intervenção política e social.

United 93 foi o primeiro filme americano a tentar reconstituir, através do enredo de United 93,, os acontecimento de Setembro 11, 2001.





Paul Greengrass e alguns actores de United 93
59º Festival de Cannes, 2006
créditos: Peter Kramer/ Getty Images
https://www.gettyimages.com/

Ninguém abandonou a sala quando o filme acabou. Nas cadeiras, as pessoas afundaram-se e uniram-se pelo silêncio.  Recolhimento. Preces.

Um filme de grande respeito pelos todos os passageiros e tripulantes que seguiam no voo Flight 93. Profundo respeito pelas suas mortes. Profundo respeito pelos possíveis actos de heroísmo de alguns passageiros, quando entenderam que as altas esferas políticas nada fariam para os salvar.

A morte, o respeito, a homenagem estão presentes. Até no final do filme, quando ecrã permanece negro, sem qualquer imagem ou legenda. Minutos de luto. Respeito. Dor.


"United 93 is a masterful and hearth breaking film that does honor to the memory of the victims."

Roger Ebert, Chicago Sun Times





Flight 93 National Memorial Pennsylvania


"On Tuesday morning, September 11, 2001, the U.S. came under attack when four commercial airliners were hijacked and used to strike targets on the ground. Nearly 3,000 people tragically lost their lives. Because of the actions of the 40 passengers and crew aboard one of the planes, Flight 93, the attack on the U.S. Capitol was thwarted."

Flight 93 National Memorial Pennsylvania, 20th Observance


*Nota: Visitem o sítio web We Remember: Flight 93 National Memorial


@G-S


Fragmentos Cuturais

04.09.2006

actualizado 10.09.2021
Copyright © 2021-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®



Sem comentários:

Enviar um comentário