segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Lisa Ekdahl... um desencanto ao vivo!






Em 1990, Lisa Ekdahl começou a cantar jazz com o trio do pianista Peter Nordahl. Com 23 anos, compositora e letrista das próprias canções, lançou o álbum de estreia, homónimo, que a catapultou para a fama no país natal, atingindo a quádrupla platina ao fim de alguns meses.


A sua voz conquistou milhares de admiradores por toda a Europa, especialmente a partir das gravações do repertório "standard" norte-americano com o trio de Peter Nordahl, no disco "When Did You Leave Heaven".


Mais tarde, gravou dois discos de pop: "Med Kroppen Mot Jorden" e "Borton Det Bla", em 1996 e 1997, respectivamente.

JN, Cultura

Devo dizer que Lisa Ekdahl tem para mim um lugar muito especial! E foi com essa convicção musical mesclada de afectos que me sentei na belíssima ‘Sala Suggia’ da Casa da Música.


No entanto, a sua prestação decepcionou-me!! Muito! Suponho que se não fosse o trio que a acompanhava, o concerto teria sido mau!


Apesar de um jogo de luzes lindamente contextualizado, um grupo de músicos coeso (referência muito especial para teclas|sopros), a cantora mostrou uma fragilidade vocal impressionante! Já para não falar na tentativa como solista instrumental!

Compará-la a Norah Jones, Diana Krall, Stacey Kent como já li, é muito arriscado! A todas ouvi ao vivo, como apreciadora do jazz vocal feminino, e mostraram-se incomparavelmente superiores, musicalmente, voz bem colocada, sonoridades tímbricas, presença constante em palco que nada teve a ver com Lisa Ekdahl! Muito charme... pouca qualidade!

Talvez a cantora tenha menosprezado um pouco o público musical mais atento e que a conhecia desde o início da sua carreira. 

O seu melhor álbum? Lisa Ekdahl - "Sings Salvadore Poe". Esse mesmo que me levou a querer ouvi-la ao vivo.








Este um dos temas que me trouxe Lisa Ekdahl no seu encanto original!

Há vozes que não deveriam afoitar-se fora de estúdio. Tudo porque muito é feito dentro de um estúdio em termos de sonoridades...



G-S


Fragmentos musicais

17.11.2008
 
Copyright © 2008G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®

Licença Creative Commons