Eduardo Souto Moura (Portugal)
Pritzker de Arquitectura 2011
http://www.lexpress.fr
"Le Portugais Eduardo Souto de Moura a reçu le prix Pritzker 2011 pour son travail mariant classicisme et modernisme. La plus prestigieuse en architecture souligne "sa capacité unique de réunir des caractéristiques de prime abord contradictoires: la puissance et l'humilité, la crânerie et la délicatesse, la force
de l'autorité publique et le sens de l'intimité" selon l'expression du jury."
Pela segunda vez o Prémio Pritzker é atribuído a um arquitecto português. Já Álvaro Siza Vieira o recebera em 1992. Interessante saber que os dois estudaram e ensinam na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Álvaro Siza Vieira
"The university issued a communiqué Monday saying that “Souto de Moura and Siza Vieira are considered the greatest representatives of contemporary architecture and their style has become known as the ‘Porto School’”.
Casa da Música
Se considerarmos que Rem Koolhaas, o holandês que, em 1998, concebeu a Casa da Música o recebeu em 2000, isto leva-nos a concluir que o Porto tem, neste momento, obras de três prémios Pritzker.
Não sabemos se é a única cidade no Mundo com uma tal concentração de Pritzker! O facto é que o nome da cidade está, a partir de agora, ainda mais ligado à Arquitectura como uma das "artes" que nos últimos anos mais se afirmou e, consequentemente, mais se mediatizou. E isto dá-nos um certo prazer estético.
A cidade do Porto começa então a ser um caso sério na arte ancestral que é a "arte de construir".
A cerimónia de entrega do galardão a Souto Moura decorrerá no dia 2 de Junho em Washington.
Não deixem de ler alguns artigos internacionais a propósito de Souto Moura. É que andamos mesmo a precisar de ouvir falar bem de nós, lá por fora...
"Mas, este prémio conferido a Souto Moura pela Fundação Hyatt (EUA), tem outras leituras. Num país que atravessa neste período da sua história, provavelmente, o mais baixo nível de motivação, esta distinção atribuída a Souto Moura, à Arquitectura portuguesa e à Escola de Arquitectura do Porto, é um indicador das capacidades subsumidas num povo que tem talento e arte desperdiçadas a rodos..." (...)
G-S
Fragmentos Culturais
03.04.2011
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®
Referências:
The Pritzker Architecture Prize
Souto Moura, lauréat du Prux Pritzker 2011, 30.03.2011