sexta-feira, 5 de novembro de 2010

I Fight Poverty ! Portugueses na Final : Votem !





2010 é o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Quase 84 milhões de Europeus correm o risco de pobreza, o que significa viver na insegurança, sem ter acesso ao que a maioria das pessoas tem.

"A decisão de instituir o ano de 2010 como European Year For Combating Poverty and Social Exclusion criou uma oportunidade única para Portugal assumir, como imperativo colectivo, a erradicação da situação de pobreza e exclusão em que vivem muitos milhares de famílias."




"Something needs to be done to fight poverty worldwide. And "No president, no leader, no king, no emperor... nobody's going to change this, except the people!" 

Lenny Kravitz

Palavras inspiradoras de um músico fantástico! A música é um meio poderoso para lutar contra a pobreza! 

Lembremos os concertos que têm sido feito, a nível mundial, e que tanto têm unidos pessoas por esta causa dos direitos fundamentais dos Homens. A música pode inspirar as pessoas a actuar.



Music Contest

O concurso Music against poverty 2010 recebeu trabalhos de 167 jovens músicos europeus dos 15 aos 25 anos.


  • 27 nationalities, one message: end with poverty!

  • 27 young musicians of Europe are hoping your vote!

A competição já encerrou. Haverá dois vencedores escolhidos entre os 27 países europeus. Um será escolhido por um júri de profissionais e o outro por votação na Internet via Facebook.

Os vencedores poderão ganhar uma gravação da sua canção num estúdio profissional e uma apresentação em palco durante o evento European Development Days que terá lugar em Bruxelas em Dezembro 2010.

Todos os participantes tiveram direito a apresentar as suas composições numa página web pessoal, bem como as líricas e os objectivos que os levaram a querer lutar contra a pobreza. Também puderam criar perfis no Facebook ou no Twitter.




Seis jovens músicos portugueses* estão a disputar a final. Podem ouvi-los aqui e votar na vossa canção favorita. Mas apressem-se! A votação online termina em 7 Novembro.

Vá lá! Temos que apoiar este jovens que procuram uma oportunidade e que representam o nosso país! E a vontade de combater a pobreza e a exclusão socila.

Visitem as páginas pessoais dos 6 finalistas portugueses, bem como os seus perfis no Facebook e no Twitter. Votem!!

Eu já votei. Seleccionei para deixar em Fragmentos Culturais o projecto apresentado por PaceMaker com o título 'Rosto Fechado'. 

Não é o que contém mais informação, talvez por falta de meios. O vídeo clip é estático, mas os PaceMaker cantam em português, a sensibilidade musical é linda, e procuraram uma sonoridade tímbrica interessante. 







É reconfortante saber que há Portugueses a lutar um mundo melhor! E jovens que se identificam com os verdadeiros valores humanitários.

Parabéns a todos os finalistas! Era tão bom que um deles estivesse entre os dois vencedores! Está na nossa mão!

Olhem que os outros países europeus empenham-se mesmo nas votações dos seus representantes!

G-S

Fragmentos Culturais

05.11.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

* Nota: Há um concorrente português que me intriga! Vive em S. Paulo, no Brasil! O concurso é só a nível europeu!?

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Michael Formanek na Casa da Música




Michael Formanek Quartet
credits : Scott Friedlander, 2008
Esta noite fui ouvir Michael Formanek e o seu quarteto na Casa da Música.


Um dos mais importantes contrabaixistas da actualidade e um compositor de renome. Com ele tocaram Tim Bern (saxofone alto) Craig Taborn (piano) e Gerald Cleaver (bateria). 





Michael Formanek
credits: Scott Friedlander, 2008

Sem qualquer tipo de dúvida! Um grande virtuoso do contrabaixo. De uma mestria que dificilmente se tem o privilégio de ouvir! Veio apresentar o seu novo projecto.

Na primeira parte Tony Malaby com seu grupo Tamarindo. Também Malaby alia uma extraordinária qualidade tímbrica nos saxofones à arte da composição! 

Veio com Haker Falten (contrabaixo) figura bem conhecida na improvisação do jazz europeu e Ches Smth (nesta vinda a Portugal), um dos mais criativos bateristas do jazz moderno que enquadrou todas as variantes instrumentais da linguagem de percussão.



Tony Malaby
credits : Willie Daves/ NYT


Com este duplo concerto em que dois projectos de free jazz eram apresentados, falava-se de um dos melhores concertos do ano! 

E foi! Em palco durante mais de três horas tocou-se o mais puro jazz contemporâneo, bem ao estilo dos clubes nocturnos nova iorquinos! Respirava-se a cidade mítica. Até na postura dos músicos!

Se gostei? Para além do desconforto que já se faz sentir na sala Suggia, dada a variação acentuada da temperatura, o público estava pouco representado. Mas isso não tirou o brilho com que os músicos tocaram em palco.


Apreciei sobretudo o sério profissionalismo, a qualidade dos intérpretes, as sonoridades puristas do free jazz, mas... a alma não se rendeu! 
O free jazz ou jazz experimentalista tem esse lado mais distante. O público teve dificuldade em se exprimir durante as talentosas improvisações. Tratava-se, no entanto, de um concerto de culto pela pequena mas apreciadora audiência.


Perante tão excelentes músicos e intérpretes, quase me intimido de dizer o que senti! Mas foi assim! Não houve aquela alquimia que tantos outros concertos me despertam.


Sem sombra de dúvida um conjunto dos melhores músicos do mundo do jazz contemporâneo. Com as melhores referências na imprensa escrita do jazz internacional. 

"...Formanek combina músculo rítmico com fluidez lírica e uma criatividade ilimitada." 

Chicago Sun Times 

"Um dos artistas mais notáveis do seu tempo (...), Tony Malaby introduz uma gama expressiva alargada na tradição do saxofone tenor."

All About Jazz

Admirei o enorme virtuosismo, o talento da improvisação, sim! Muito! Assistiu-se ao melhor do jazz contemporâneo! As críticas do New York Times ou All About Jazz são unânimes! 

Porém, a minha sensibilidade educada musicalmente, não conseguiu dar o salto para esse lado do puro jazz experimentalista. Houve a fronteira dos sentimentos. 

Admirei a execução, não me entreguei ao que ouvi.

Me perdoem os puristas do free style! Não sou nem pretendo ser uma intelectual do estilo. Apenas possuo uma sensibilidade que se rende ou não ao que ouve!

Que me levou, mesmo assim, a ir ouvir Malaby e Formanek? Saber que estaria perante os melhores! E um bom concerto não é nunca de perder! Independentemente dos sentimentos que fazem despoletar.



G-S

Fragmentos Culturais

31.10.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons