Musée du Louvre | Lens
Foto : Hisao Suzuki
Musée Louvre-Lens é um novo espaço museológico situado em Lens. O projecto aberto ao público desde finais de Dezembro 2012, é uma co-criação de vários autores. Apresenta uma dimensão contemporânea muito interessante, a avaliar pelas imagens.
Foto: Christian Schittich
Louvre-Lens nasceu da colaboração do Conseil Régional de Nord-de-Calais e do Musée du Louvre, e marca um novo conceito de museu. O factor de desenvolvimento urbano e económico.
Sou a favor da descentralização da cultura, aspecto que não é tão frequente assim no nosso país. Mas acreditem! Também não foi uma situação pacífica em França. A ler aqui
"En voulant décentraliser la culture, du musée du Louvre à Lens, on casse la magie et on ne fait que disperser des collections."
Courrier International
Ao visitar o sítio web oficial do Louvre-Lens (aconselho vivamente), descobre-se de imediato o enorme parque paisagístico que oferece belas perspectivas do enquadramento mineiro que o rodeia.
No meio, ergue-se um edifício de arquitectura fascinante (eu gosto de espaços modernos) todo em vidro e metal. No interior dominam a luminosidade e transparência (outras características que aprecio).
Louvre-Lens oferece ao visitante três espaços de exposição. A Galerie du Temps que propõe um percurso inédito que vai do nascimento da escrita até meados do século XIX.
Foto. David Tardé
A Galerie d’exposition temporaire que apresenta "Renaissance - Révolutions dans les arts en Europe 1400-1530", selecção de mais de 250 obras de arte.
E o Pavillon de Verre que convida a descobrir "une histoire du temps", onde as colecções nacionais dialogam com as dos museus da região, e também com a arte contemporânea.
Acho que não é preciso dizer mais! Basta visitarem o site. Muito completo e fácil de gerir. A descobrir muito mais.
Agora, vamos a outra faceta que me seduz! As tecnologias associadas à arte!
app para smartphone do Musée du Louvre-Lens
As tecnologias revolucionaram as práticas culturais. Encanta-me, e muito! Assim, o Louvre-Lens, como muitos outros museus, hoje em dia, mesmo nacionais, disponibiliza um guia na sua aplicação (app) para smartphone (gratuita) numa visita virtual, realidade aumentada, informações práticas e agenda. Em breve também para ipad.
screenshot app Musée Louvre.Lens
Bem! Estou encantada! E não tenho dúvida! Se tiver oportunidade, visitarei o Louvre-Lens. Quando? Não sei.
Mas a semana passada, deixou todos os admiradores da arte de Eugène Delacroix (sou uma entre muitos) devastados.
Foto: Philippe Huguen | AFP
No Louvre-Lens uma visitante vandalizou o célebre quadro La Liberté guidant le peuple (1830) de Delacroix. Veja o video-reportagem de euronews aqui
"Mais le Louvre prend un énorme risque en envoyant des chefs-d'œuvre comme La liberté guidant le peuple de Delacroix au nouveau Louvre-Lens. Il disperse l'une des collections les plus prodigieuses du monde."
Courrier International
Bem, se leu o artigo que elenquei mais acima, fica a pensar... premonição?
“Art enables us to find ourselves and lose ourselves at the same time.”
Thomas Merton, No Man Is an Island
G-S
Fragmentos Culturais
10.02.2012
Copyright © 2013-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Referências:
Créditos | Crédits
images: culture mobile
Louvre-Lens: une abrration du politiquement correcte
Vers un musée du futur
