Friday, May 7, 2010

A propósito de Tchaikovsky






Google Doodle 170º Aniversário  Pyotr Ilyich Tchaikovsky 
doodler: Jennifer Hom

A propósito do doodle apresentado pelo motor de busca Google que homenageia hoje 170º aniversário do nascimento de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. 





Pyotr Ilyich Tchaikovsky 1840-1893
Portrait by Nikolai Kuznetsov


"O doodle, criado em parceria com o San Francisco Ballet, remete para uma busca sobre Tchaikovsky, compositor russo, que morreu em 1893, tendo escrito alguns dos mais famosos concertos e musicais, como «A Bela Adormecida» e «Quebra-Nozes»."

Diário Digital







Musicais?! Me perdoem! Mas será que é permitido fazer um jornalismo com esta qualidade? Ou melhor, com esta falta de cultura que está à distância de um clique? Lamentável não ser assinada esta curta notícia.

 E na secção de Informática | Jogos? 

Bom, mas voltemos a este enorme compositor, ouvindo algumas das suas obras. E por consagrados intérpretes.





Serenade for Strings in C major, op. 48

Deixo Serenade for Strings in C major, op. 48 uma das peças mais belas deste compositor.



E numa homenagem à genialidade de Rudolf Nureyev que revolucionou a arte do bailado







'Rudolf applied his desire to "go as far as possible" through to the most dangerous of limits, not only to himself but also to the dancers that he had perform.'

Patrice Bart


G-S

Fragmentos Culturais

7.05.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com® 



8 comments:

ana said...

lololol! Musicais!!! Qualquer dia equivalem o La Féria a Tchaikovsky!!
beijito, minha senhora! plim*! :)

Lilá(s) said...

Gosto de musicais, há dias vi no coliseu Magic of the dance, e fiquei um pouco desiludida, esperava mais...
Bjs

heretico said...

que bom lembrares!
Pyotr Ilyich Tchaikovsky - um dos meus predilectos...

beijo

Fragmentos Culturais said...

... eu fiquei 'passada', Ana!!

'Musicais', uma obra erudita como a de Tchaikovsky, que faz parte dos 'anais' da História da Música, ser denominada de 'concertos e musicais'?! Musicais?? Assim?!?
E por um(a) jornalista que tem responsabilidades culturais, já que a imprensa é veiculador (ou deve ser) de cultura??!!

Estarrecida! Não há um director editorial?!
(sem mais comentários)

Já somos duas ;)

Beijinho* menina do plim ;)

Rafeiro Perfumado said...

Não terem dito "revistas à portuguesa" foi uma sorte!

Fragmentos Culturais said...

... eu também gosto de um bom musical, 'Lilá(s)!
Mas tem mesmo que ser bom!
Precisamente para não me acontecer o que te aconteceu...

Chamar 'musicais' aos bailados de Tchaikovsky!! Como é possível!!
O lugar de director editorial num jornal é meramente 'decorativo'?!

Beijo,

Fragmentos Culturais said...

... impossível deixar passar um compositor como Pyotr Ilyich Tchaikovsky, 'Herético'! Também é um dos meus...

Ouviste a minha sugestão 'Serenade for Strings in C major'? Não é belíssima?

Beijo,

Fragmentos Culturais said...

... sei lá 'Rafeiro'!
Eu fiquei estarrecida!!
Vinda da parte de um(a) jornalista!!

E depois, a palavra 'escrita' tem mais peso do que a palavra 'dita'...

Boa semana!