sábado, 4 de abril de 2020

Liberdade no olhar !








via Black Castle


Nem isso... Escutai-me apenas pacientemente quando vos peço
Que me deis flores...
Sejam essas as flores que me deis...

*Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos (?), Dai-me rosas e lírios

Falar de liberdade. Poderia falar de tanta coisa! Da liberdade de expressão, tão em voga nestes nossos modernos tempos.

Mas não! Vou falar da liberdade que se espraia diariamente, diante dos meus olhos, quando ollho pela janela.

Falar deste horizonte que me me leva até ao mar distante, lá longe, quando o céu se mostra límpido, e o sol se reflecte na languidez da maré.

Falar da liberdade que tive até há bem pouco tempo, de andar por aí, nas lindas tarde de Primavera.

Falar da liberdade que os meus olhos têm ao ver o voo das gaivotas que vão e vêm, do mar em direcção à cidade. Gaivotas que poisam frente à minha janela, em posição serena. Meditativa.

Falar da liberdade de espraiar o olhar até lá longe! E viver intensamente o pôr-do-sol, bem rosado, entre nuvens leves e prédios altos.

Lá longe, sem obstáculo algum, busco a energia para viver este confinamento. Respiro fundo. Absorvo o ar que me traz aromas de infância. Sem pressa.

Falo deste horizonte, deste distanciamento do mundo que rola lá fora. Sem piedade. Pesadelo.

Recordo os doces fins de tarde. Aqui, à janela, meu pensamento voa. Sou livre.


Fragmentos Culturais

04.04.2020
Copyright © 2020-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com® 



* Novas Poesias Inéditas. Fernando Pessoa. (Direcção, recolha e notas de Maria do Rosário Marques Sabino e Adelaide Maria Monteiro Sereno.) Lisboa, Ática, 1973 (4ª ed. 1993).

8 comentários:

  1. Caríssima Gi

    Belas palavras que nos elevam o espírito e aquecem a alma!
    Ajuda a passar estes tempos de recolhimento e quarentena.
    Regresso aos comentários, ao fim de tanto tempo de ausência, sem nunca ter perdido o contacto virtual, ainda que pontual.
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  2. Quando me reformei, sempre disse que não seria problema nem me preocupava com a minha nova "condição" de reformado. Afinal, eu ganhava toda a liberdade de gerir o meu tempo, fazer o que queria, como e quando.
    Foi essa liberdade que perdi/perdemos desde o início de Março...
    Vamos olhando sim pela janela e sonhando que voltaremos à nossa liberdade, à liberdade para além do olhar, da imaginação, e quem sabe chegar à conclusão que tudo isto não passou de um pequeno pesadelo.
    Bem-hajas.
    Tem cuidado contigo, cuida-te ;)
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  3. Amigo 'Petrus'

    Que alegria saber que está de volta !

    Uma partilha intimista de pensamentos sobre a essência da vida, nesta era de confinamento.

    Muito bom contar com sua presença virtual!

    Esperando que tenham passado um Domingo de Páscoa com muita Paz e Saúde.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá 'AFlores',

    Verdade, uma liberdade de fazer o que queríamos, sair se nos apetecesse, ficar por casa, se fosse mais convidativo.

    Uma obrigatoriedade de ficar por casa que coarta muitas das coisas que gostamos de fazer... ver o mar, passear, estar com amigos, e sobretudo abraçar a família.

    Infelizmente sou mais pessimista do que tu. Não, isto é mesmo pesadelo. Real! Já não consigo ouvir as más notícias, todos os dias. Faz doer a alma :-(

    Mas, ao mesmo tempo, sou positiva e muito grata por continuar a fruir da vida!E feliz por saber que também estás bem! Claramente.

    Muito obrigada pela amizade sempre presente. E sim, tento cuidar-me. Cuida-te também :-)

    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  5. Amigo 'Petrus'

    Tentei variadíssimas vezes publicar uma mensagem em um dos seus blogs. Infrutíferas tentativas, suponho eu :-(

    Fica aqui o meu testemunho. Seria impensável não corresponder à sua amizade.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  6. Amigo 'AFlores'

    Não sei o que se passa com os comentários no teu blogue! Não consegui publicar o meu :-(

    Mas adorei o teu imenso humor, mesmo sob este enorme pesadelo... até sinto uma 'invejazinha' saudável ;-)

    Foi mesmo bom ler-te! Saí de lá com um sorriso aberto!

    Espero que tenhas passado um Domingo de Páscoa com muita Saúde!

    Cuida-te !

    (Aconteceu-me o mesmo no blogue do amigo Petrus)

    ResponderEliminar
  7. A determinada altura também tive alguns problemas em deixar comentários em alguns blogues... penso que foi uma situação pontual, mais gente em casa, mais tráfego e o Blogger meteu "quarentena" :)
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  8. Sim. a pandemia trouxe de volta a 'moda' dos blogs :-)

    Também pode ter sido o facto de Blogger estar a introduzir alterações no seu editor...

    Vou hoje tentar comentar no teu blog, depois de ler as tuas útimas publicações.

    Tudo de bom!

    ResponderEliminar