Mal Viver / Bad Living
João Canijo, 2023
Academia Portuguesa de Cinema
O filme Mal Viver é o candidato de Portugal a uma Nomeação do "Oscar de Melhor Filme Internacional" da 96.ª Edição dos Oscars 2024.
Depois dos vários prémios, após o Urso de Prata do Júri de Berlinale 2023, João Canijo vê-se de novo reconhecido, desta vez pela Academia Portuguesa de Cinema. Uma honra representar Portugal na 96ª Edição dos Oscars 2024.
João Canijo
Urso de Prata do Júri
73º Festival de Cinema de Berlim 2023
credits: REUTERS
"Ainda nem acredito bem nisto!"
João Canijo
O realizador português exclamou, ao receber o Urso de Prata do Júri da 73.ª edição do Festival de Berlim 2023, das mãos da actriz e cineasta Golshifteh Farahani para o seu filme Mal Viver
"João Canijo’s Mal Viver and Viver Mal —translating to Bad Living and “Living Bad”— are two of the more interesting films in this year’s Berlinale lineup, as they are companion pieces." (...)
Sean Boelman
Mal Viver
The Silver Bear Jury Prize goes to "Bad Living" (Mal Viver) by Joᾶo Canijo.
Congratulations!
Trata-se de um dos mais importantes momentos para o cinema português num grande Festival. Uma honra inédita que confirma o actual vasto reconhecimento internacional.
João Canijo, 2023
Mal Viver é o conto de uma família de várias mulheres, de diferentes gerações, que gere um hotel no norte de Portugal.
História de vidas roídas pelo ressentimento e um ódio palpável, cuja chegada inesperada de uma neta, vem ainda tornar mais insuportável o clima.
É importante referir que se trata do terceiro prémio mais importante do certame. Os dois primeiros mais importantes são o Grande Prémio do Júri e o Urso de Ouro.
Mal Viver, filme que faz parte de um díptico que inclui Viver Mal, que estava em competição em outra secção do Festival, Encounters.
Viver Mal/ Bad Living
João Canijo, 2023
É um filme que faz todo o sentido ser visto com Viver Mal, o contracampo da mesma história mais dedicado aos hóspedes do hotel.
"Billed as a “shot/reverse shot,” Canijo’s duology is well-made and intriguing, even if its novelty begins to wear thin in the second half. The two movies present a collaborative portrait of the operators and guests of a Portuguese hotel, and the various interpersonal conflicts that happen on the premises."
Sean Boelman, in Josh at the Movies
Viver Mal
João Canijo, 2023
Este Urso de Prata d Júri é protagonizado por três grandes actrizes: Madalena Almeida, Rita Blanco e a insuperável Anabela Moreira.
Madalena Almeida, não lembro tanto, mas acredito que possa estar à altura do papel que lhe foi dado. Há uma novíssima geração de jovens actrizes que se tem revelado grandes promessas.
Viver Mal/ Bad Living
João Canijo, 2023
Madalena Almeida e Rita Blanco, conheço muito bem. São duas actrizes de excelência. Já as vi em variados filmes, interpretando personagens muito diversficadas. Mas Clea Almeida também é bem conhecida por interpretações suas, até em anteriores filmes de Canijo.
"It's best to think of these films not as an A-side and a B-side, but as the same image presented through two different lenses—revealing more of the picture as you look at it through the other perspective."(...)
Sean Boelman, in Josh at the Movies
Os dois filmes chegam às salas de cinema portuguesas emMaio 2023, embora Viver Mal tenha estreia mundial para 2 de Março.
João Canijo
Urso de Prata do Júri
73º Festival de Cinema de Berlim 2023
credits: Hannibal Hanschike/ EPA
Foi com muita alegria que todos nós recebemos a notícia. ontem à tarde. Canijo é um realizador com vasto currículo. Português, da cidade do Porto.
Estudante de História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, curso que abandonou para se dedicar ao cinema. Sim, João Canijo é do Porto.
Foi assistente de realizadores como Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Alain Tanner ( morreu em Setembro 2022) ou Werner Schroeter.
João Canijo na passadeira vermelha com sua equipa
Urso de Prata do Júri
73º Festival de Cinema de Berlim 2023
credits: Hannibal Hanschike/ EPA
“Para terminar, (agradeço) às mulheres que me deram a sua via para este filme as actrizes, são maravilhosas e deram-me a sua vida”
João Canijo
Fragmentos Culturais
26.02.2023
actuaçozado 17.09.2023
Copyright © 2023-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®
Estão todos de parabéns, incluindo este cantinho que sempre dá atenção e referência à cultura em geral, e neste caso ao JC, realizador português premiado no Festival de Cinema de Barlim 23.
ResponderEliminarObrigado mais uma vez .
Bem-hajas!
Tudo de bom.
Mas que bom voltar a ler-te, AFlores, neste canto dedicado a bons momentos culturais!
EliminarEstá mesmo de parabéns, João Canijo ! Bem merecido !
Tudo de bom, amigo !