A 95ª Cerimónia dos Oscars 2023 ou Academy Awards 2023 teve lugar na noite de 12 Março. Foi apresentada por Jimmy Kimmel, bem conhecido de anteriores edições. Voltámos ao Dolby Theater, Los Angeles, California. Numa tentativa de trazer de volta o glamour de Hollywood.
Depois de alguns anos de grave crise de identidade, esperávamos, depois de ver a lista de Nomeações, que os Oscars quereriam recuperar o brilho e encanto de outros tempos.
"We know this is a special night for you," (...) "We want you to have fun, we want you to feel safe, and, most important, we want me to feel safe."
Jimmy Kimmel, via REUTERS
Jimmy Kimmel voltou então como apresentador, embora Chris Rick nada tivesse a ver com o desaire 2022.
Tratando-se da cerimónia dos Oscars, e para quem gosta muito de cinema, como eu, tem-se sempre uma certa curiosidade em ver uma brilhante festa do cinema. Ou pelo menos, rever grandes actores e realizadores que nos levaram a momentos de magia inesquecíveis. E os grandes compositores de bandas sonoras. Não vimos! Tirando raras excepções.
A lista de fimes nomeados era uma excelente promessa, depois de quase três anos de crise cinematográfica. Não sou fã de cinema streaming, embora reconheça que salvou Hollywood nos últimos anos.
O grande incentivador de milhares de espectadores voltarem às salas de cinema foi, sem dúvida, Tom Cruise em Top Gun Maverick! Parabenizado e reconhecido por Steven Spielberg por 'salvar' Hollywood. Verdade!
Mas voltemos à cerimónia dessa noite... e o desencanto começou! Top Gun-Maverick, apresentado no Festival de Cinema de Cannes, posicionou-se logo como um dos filmes favoritos 2023.
Teve duas nomeações e dois prémios nos Golden Globes 2023. Melhor Filme, Melhor Canção.
Nomeações Oscars 2023? Muitas entre as quais Melhor Filme, Saiu com um prémio de consolação em Melhor Som!
Tal como James Cameron, Avatar The Way of Water com Melhores Efeitos Visuais.
E o mágico The Fabelmans de Steven Spielberg? Esquecido. Os três filmes estavam nomeados para Melhores Filmes, entre várias outras nomeações.
Bom, resumindo, mais um ano de decepção. Filmes nomeados que vi? The Fabelmans, Top Gun Maverick e The Banshees of Hinisherin.
The Fabelmans, em tom biográfico de Steven Spielberg contado com e encanto e a candura que lhe é conhecida. Spielberg inventou estes 'Fabelmans' para falar de si próprio, da sua infância, da vida dos pais e, não menos importante, do papel do cinema que lhe vem desde criança.
"O filme ora parece querer conquistar, pelo desvio do nome, uma cautelosa distância, face à autobiografia, ora não hesita em reproduzi-la nos mais ínfimos detalhes."
Michelle Williams, no papel de mãe de Sammy (Steven) merecia levar para casa o Oscar de Melhor Actriz.
Gostei imenso de Top Gun-Maverich. Trouxe frescura aos nossos dias pós-pandemia. Amei The Fabelmans. Deu-nos, de novo, a magia do cinema. Foi para isso que ele foi criado. Adoro Spielberg! Só ele para nos fazer esquecer o que se passa fora da sala de cinema.
Detestei Os Espíritos de Hinisherin. Sacrilégio, talvez. Os males da insularidade, sobretudo numa Irlanda, fria e inóspita. A vida já nos persegue todos os dias através dos media que apresentam toda a violência, da guerra, dos crimes familiares, ou entre amigos. Vamos ao cinema para deixar tudo isso cá fora. Acabei por abandonar a sala.
Admiro bastante os dois actores Colin Farell (um dos meus actores favoritos), Brendan Gleeson. Uma promessa? Barry Keoghan. Enredo? Um pesadelo! Para isso, não vamos ao cinema.
Como se não bastasse termos tão presentes todos os medos, as angústias de um mundo em colisão, abrindo crateras debaixo de nossos pés a todo o instante.
Sarah Polley, Brendan Fraser, Everything Everywhere All at Once
crew & actors
credits: CBS
Eis alguns dos vencedores da noite! Palmas para Jamie Lee Curtis, como Melhor Actriz Secundária. Excelente intérprete de um variado leque de personagens ao longo da sua carreira. Discurso muito emocionado.
E Sarah Polley, canadiana, única realizadora nomeada, suponho, com Women Talking Oscar Melhor Realizadora Drama. Filme baseado em factos reais horrendos, contados no livro de Miriam Toews com o mesmo título.
Oscars 2023? Everything Everywhere All at Once, Melhor Filme, Michelle Yeoh, Melhor Actriz Principal, entre muitos outros galardoados. Foi o filme que saiu com mais Oscars. Se penso ver? Não me seduz.
Teria muita curiosidade em ver esta nova adaptação ao cinema. Suponho que só passa na NetFlix. Streaming não me diz muito. Gosto de séries, mas filmes para mim, só em sala de cinema.
Poderia falar então de bandas sonoras, já que o Oscar foi, este ano, para Volker Bertelmann, compositor e pianista, com a banda sonora de A Oeste Nada de Novo.
John Williams, 91 anos, sempre activo, um dos maiores compositores de bandas sonoras, nomeado com The Falbelmans, mereceria o Oscar de Carreira.
Lembram o meu desencanto repetido que vos de, presente na cerimónia, mereceria o 'Oscar de Carreira', já que sua encontra emmonstrei do pouco da cerimónia Oscars 2021. Depois nos Oscars 2022! E agora Oscars 2023?!
Será que Hollywood morreu? Está agonizando.
Um momento tocante! Com uma introdução emocionada de John Travolta, a propósito do desaparecimento recente de sua grande amiga, Olivia Newton-John.
John Travolta gets emotional at the 95th Academy Awards. The actor made a special appearance to introduce the In Memoriam segment, which featured a performance from Lenny Kravitz.
John's introduction paid special tribute to his 'Grease' co-star, Olivia Newton-John, who died last August after battling cancer. John couldn't hold back his tears as he said, 'They've touched our hearts, they made us smile and became dear friends who we will always remain hopelessly devoted to.' Olivia, of course, sang 'Hopelessly Devoted to You' in their 1978 musical film.
YouTube
"Todas as vezes que vou ao cinema, é mágico, e não interessa que filme é que é."
Steven Spielberg
É interessante saber que quem se interessa mais por estas coisas de cinema, actualmente, são os mais jovens! Qe bom! Para que a magia não morra.
G-S
Fragmentos Culturais
23.03.2023
Copyright © 2023-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®
Sem comentários:
Enviar um comentário