Sunday, August 23, 2020

"Havemos de ir a Viana" : Festas da Senhora d'Agonia em formato digital






Festas Senhora d'Agonia 2020
créditos: Luis Lagadouro


A minha terra é Viana
Sou do monte e sou do mar
Só dou o nome de terra
Onde o da minha chegar.(...)

Pedro Homem de Mello, Canção de Viana

Pela primeira vez, em mais de 200 anos, as Festas da Senhora d'Agonia, com a procissão ao mar e desfile da Mordomia, inseridos na Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia não saíram à rua. No terceiro domingo de Agosto, é tempo de rumar a Viana. Minhotos, portugueses, e estrangeiros. 

É sem dúvida a romaria portuguesa com mais tradição e fama. Amadeo Costa, etnógrafo, estudioso dos trajes e tradições, e escritor de diversos livros sobre Viana, é o autor de algumas frases que reflectem a alma desta romaria: 

"Quem gosta vem, Quem ama fica."

Houve uma curta procissão ao mar com distanciamento social, e as Mordomas andaram pela cidade, distribuindo flores. Todo o programa se passou a nível digital (filmes nas redes sociais).




créditos: Olhar Viana do Castelo

Em tempos de pandemia, as cerimónias não se realizaram, obviamemte. No entanto, nada foi descurado para que todos pudessemos viver a festa. Adaptada ao formato digital sob o tema "Este ano, a nossa festa é sentida no coração."

Os vianenses e mordomas trajados a rigor, mantendo os cuidados exigidos, foram convidados a levar à rua um "bocadinho da romaria", trajando pelas ruas, honrando a tradição, a história e a alma de um povo. 




créditos: Olhar Viana do Castelo

A escola de dança de Viana do Castelo, Arte em Movimento lançou um vídeo no dia 17 de Agosto, "uma mensagem de alento e força a todos os vianenses" que este ano não poderiam assistir aos tradicionais festejos, percorrendo a cidade, naquela que é celebrada como a maior romaria do país. 





Arte em Movimento
School Dance at Viana do Castelo

O video foi publicado nas redes sociais. E mereceu os maiores elogios. Também despertou muitas invejas. Só podia.

Depois de milhares de visualizações, e de muitas partilhas, este video foi retirado do Instagram e do Facebook por ter sido "acusado de racismo" (?)







O tema musical Stand-UP cantado por Cynthia Erivo é belíssimo. Estão devidamente salvaguarados os direitos da cantora, e da sua interpretação, bem como o album de que faz parte este tema. Cynthia Erivo cantou-o na cerimónia dos Oscars.

A coreografia de Cristiana Neto é fabulosa! Viram racismo? Eu não vi. Por mais que tente!








créditos: Olhar Viana do Castelo

Nada tira o brilho, as cores "o vermelho, o verde, o amarelo, o azul, o castanho e o preto dos trajes enchem a cidade de brilho e de alma". 



Dancei a Gota em Carreço, 
O Verde Gaio em Afife 
Dancei-o devagarinho 


Como a lei manda bailar! (...)

Pedro Homem de Mello, Canção de Viana

G-S

23.08.2020

Copyright © 2020-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com® 


No comments: