créditos: Dan Kitwood
Ah! querem uma luz melhor que a do Sol!
Querem prados mais verdes do que estes! Querem flores mais belas do que estas que vejo! A mim este Sol, estes prados, estas flores contentam-me. (...)
Alberto Caeiro, Ah! Querem um luz melhor do que a do sol
|
Bem me parecia que a Primavera estava para brotar de novo! Meu pássaro cantador viera, há duas noites atrás, poisar no beiral da minha janela, já passava bem das três da manhã. E chilreou.
Talvez não saibam! Mas tenho um pássaro cantador que vem todos os anos anunciar-me a Primavera! Pois nunca entendi por que razão! Mas, esse pássaro cantador reaparece sempre pelas madrugadas de final de Fevereiro, início de Março. E anuncia-me, naquela sua ária exuberante, encantadora, que vem aí a Primavera.
Nessa noite, desperta, sorri ! Como era possível que o meu pássaro não se tivesse esquecido de me vir anunciar, mais uma vez, que o perfume das brisas mesclado das prímulas estava aí!
E não se enganou! Então, hoje, mal vi a luz profunda pela manhã, prometi trancar algumas tristezas e partir! Em direcção ao sol! E ao mar!
A tarde mantinha-se linda! Decidi então despegar-me das obrigações e sair quase sem rumo, só para fruir daquela luminosidade que se adentrara pelos meus olhos abertos de par em par, logo pela manhã. Semicerrara-os docemente e murmurara 'here comes the sun'...
Jazz and Beatles
Depois dos afazeres, entrei no carro, liguei o leitor, procurei o CD Jazz and Beatles - sei! Vão dizer-me: e o mp3? - mas que querem! Adoro aquele ritual do CD, colocar no leitor, ouvir os temas que mais me induzem no momento! Sem dúvida! 'Here comes the sun'...
Fui então directa à faixa 3. E silenciei só para fruir intensamente 'Here comes the sun' - Então não andara com a melodia na mente desde o início da manhã?.
Uma interpretação bossa jazzy linda na voz de Sarah Menescal. Não sei quantas vezes ouvi o CD! As suficientes para aspirar toda a beleza desse quase final de tarde.
Não duvidem! A faixa mais tocada foi mesmo Here comes the sun... linda, não é mesmo?
E já à noite, preparada para descansar, eis que faço zapping distraidamente e vou apanhar na RTP2 Roger Waters e a irreverente e fantástica Cyndi Lauper no expressivo 'Another Brick in the Wall', parte do concerto memorável 'The Wall' (1990), comemorativo da queda do muro de Berlim!
Num momento em que que tantos jovens derrubam muros por esse mundo fora...
Termino então este dia macio tão simbolicamente anunciado pelo meu pássaro cantador.
Começa a haver meia-noite e a haver sossego,
Por toda a parte das casas sobrepostas,
Os andares vários da acumulação da vida…
Os andares vários da acumulação da vida…
Vai tudo dormir…
(...)
Álvaro de Campos, Começa a haver meia-noite e a haver sossego
G-S
Fragmentos Culturais
26.02.2011
actualizado 17.02.2025
Copyright © 2011-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®
Referências:
Alberto Caeiro, Ah! Querem um luz melhor do que a do sol
in Poemas Inconjuntos, in Poesia, Assírio & Alvim, ed. Fernando Cabral Martins, Richard Zenith, 2001
Álvaro de Campos, Começa a haver meia-noite e a haver sossego
9 - 8 - 1934
in Poesia, Assírio & Alvim, ed. Teresa Rita Lopes, 2002