Wednesday, September 3, 2014

Feira do Livro do Porto 2014




Feira do Lvro do Porto 2014

E é com alegria que escrevo hoje um pouco, depois de curtas ausências. Sim, primeiro foram as férias, depois aquela saudável indisciplina  que esta época do ano nos provoca. Verdade. Os dias mais longos, tempo luminoso, afável, que nos leva a dar passeios ao ar livre, aquelas caminhadas saudáveis, idas até à praia, noites aprazíveis. Ou a simples liberdade do dia a dia solto. Enfim, é sempre muito bom voltar ao contacto com estes amigos 'distantes', e tantas vezes mais perto. Volto assim a escrever, mesmo que por fragmentos de cultura.

E então, é isso. Mais um fragmento cultural na minha cidade que se tornou linda em dias de sol. E bem saborosa nas noites amenas. Recantos novos, bom gosto no design, conceitos contemporâneos, espaços antigos com estética nova, pequenos restaurantes, bistrot afáveis, numa cidade que envelhecia com pesar.  

Notícia boa, esta ! A Feira do Livro volta à cidade do Porto. Não à Avenida dos Aliados, mas de novo ao Palácio de Cristal. 



Jardins Palácio de Cristal
foto : Parruco

Câmara Municipal do Porto organiza a Feira do Livro que tem como tema “Liberdade e Futuro”. Os jardins do Palácio de Cristal continuam a animar-se durante o verão. Foi o Porta-Jazz ao Relento nas noites de sábado de Agosto. E em Setembro, a Feira do Livro do Porto.

A Biblioteca Almeida Garrett, com seu acolhedor auditório, envolto em espaços amplos, luminosos. Os belíssimos jardins, a longa e frondosa Avenida das Tílias, uma época do ano tão acolhedora. 

Setembro começou lindo ! É bom que continue pois será o lugar ideal para se passar agradáveis momentos culturais, complementados com a beleza natural.

A Feira do Livro do Porto 2014 decorrerá, então, de 5 a 21 de Setembro, apresentando uma agenda luxuriante, quase me atreveria a dizer, para gáudio de todos nós.

A Feira do Livro do Porto, que pela primeira vez em mais de 80 anos é organizada directamente pela CMP, conta este ano com mais de 100 pavilhões de exposição, dezenas de editoras, livreiros e alfarrabistas. Esta parte agrada-me, e muito. 

Além da venda de livros, a Feira do Livro do Porto de 2014 contará com um ciclo de debates, exposições, um festival de “Spoken Word”, performances musicais, um ciclo de cinema e muita animação, o que a transformam num dos maiores festivais literários jamais realizados em Portugal.


Debates 

Literatura debaterá os grandes temas do mundo contemporâneo. Serão dez mesas de debates que conntarão com a participação de importantes nomes do panorama literário, como Gonçalo M. Tavares, José Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Manuel Alegre, Rita Ferro, Francisco José Viegas, Richard Zenith,, Helena Vasconcelos, Clara Ferreira Alves, Valter Hugo Mãe, Gonçalo Cadilhe e Mário Cláudio, entre muitos outros. 



“Dos Livros no Cinema” | Feira do Livro do Porto

Do vasto programa cultural faz parte um ciclo de cinema. Os filmes seleccionados questionam diferentes aspectos e práticas em volta dos livros: a memória, a ideologia, a leitura, a fé, a loucura, a criação, a fantasia e o saber. 

Um ciclo de cinema dedicado ao realizador e escritor Pier Paolo Pasolini e um outro ciclo de cinema, programado em torno do livro enquanto personagem de filmes, inclurão obras de realizadores como Truffaut, Dreyer, Oliveira ou Vicente Minnelli

Os filmes serão apresentados por diversas figuras da cultura da cidade: Abi Feijó, Júlio Machado Vaz, António Preto, Rui Reininho. 



Ciclo Pasolini

O ciclo dedicado a Pier Paolo Pasolini será ainda acompanhado por uma exposição de fotografia "As Cinzas de Pasolini", dedicada ao cineasta e escritor, inaugurada a 10 Setembro, em torno da qual serão apresentados debates sobre a obra. A exposição ficará até 9 Outubro. No dia 11 Setembro, a conferência "A Liberdade de Pasolini."

O ciclo que decorrerá no auditório da Biblioteca Almeida Garrett foi denominado “Dos Livros no Cinema” e visa percorrer uma série de obras nesta categoria, "oferecendo material para um debate em torno da representação cinematográfica do livro, da sua física e da sua metafísica."

Procurando uma grande amplitude geográfica (da Dinamarca aos Estados Unidos, passando por França, Portugal e Reino Unido), temporal (do mudo ao contemporâneo) e estilística (de Dreyer a Minnelli), Dos Livros no Cinema pretende tecer um discurso (e dar nascimento a outros) sobre o livro e a já extensa carta de amor que o cinema lhe escreveu ao longo de um século. 



Festival Spoken Word


Uma novidade ! As sessões de Spoken Word. Um cruzamento da palavras com a performance, este ciclo contará com a presença de alguns dos mais importantes nomes da música e da performance em Portugal.  Adolfo Luxúria Canibal, Osso Vaidoso ou Chullage, nele participando também o artista angolano Nástio Mosquito. 

As palavras vão soltar-se no primeiro festival de Spoken Word da última década, realizado no Porto, no âmbito do vasto programa cultural associado à Feira do Livro. 


Quintas de Leitura

O auditório da Biblioteca Almeida Garrett acolherá duas edições das “Quintas de Leitura". 



A Feira do Livro do Porto homenageia nesta edição de 2014, o grande escritor Vasco Graça Moura, recentemente desaparecido. Vasco Graça Moura um dois maiores vultos da literatura e da cultura portuguesa. Um dos grandes defensores da Língua Portguesa contra o acordo ortográfico que tanto desvirtua Pessoa, Camões. E tantos outros nomes grandes das Letras Portuguesas.

Uma 'tília' vai ser 'simbolicamente' dedicada ao escritor. Segundo li no Público, num "texto que acompanha um dossier distribuído à imprensa, Cunha e Silva refere-se a Vasco Graça Moura, [...] como “uma figura que a cidade […] jamais poderá esquecer”. 


Vasco Graça Moura
O poeta, escritor, tradutor de obras dos grandes clássicos, será lembrado, para além da simbólica da tília plantada, na sessão de 11 Setembro das "Quntas de Leitura" com a homenagem "Todo o Poema é Perfeitamente Impuro".

Assim, a partir das 22:00 horas desse dia, no auditório da Biblioteca Municipal Ameida Garrett, irá decorrer uma sessão com "fados, sonatas e o som vibrante dos saxofones, evocações da figura do poeta e um cordão de leitura em jeito de 'cadavre exqui'" que conta com “18 formandos dos Laboratórios de Leitura do Teatro Municipal do Campo Alegre”, que poderá “ser engrossado por figuras públicas que queiram associar-se à homenagem".

Sabe-se que a homenageada da edição 2015 será outro nome ilustre da literatura, Agustina Bessa-Luís.

A edição deste ano conta ainda oficinas, teatro, e uma grande exposição de ilustração "Outro Modo de Ler - Texto e Imagem na Edição para a Infância" (a inaugurar no dia 5 Setembro). 

A exposição integrará um programa paralelo com oficinas para crianças que contará com importantes nomes nacionais do panorama de edição portuguesa e internacional. Entre os muitos nomes, destaco Cristina Valadas e Gémeo Luís, ilustradores de renome internacional. Conheço-os pessoalmente, e admiro profundamente a sua obra de ilustração ligada à literatura para crianças.

Todas as actividades têm acesso gratuito. Horários a consultar aquiPoderá ainda seguir  nas redes sociais Facebook e Twitter.

Quer melhor convite para este mês de Setembro na cidade? 

G-S 

Fragmentos Culturais 

02.09.2014
Copyright © 2014-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


6 comments:

João Roque said...

É bom quando se agregam tantas e tão válidas manifestações culturais a um acontecimento só por si tão importante como uma Feira do livro.

heretico said...

um belo programa, sem dúvida.

que a cidade (e o norte do País) merece.

beijo

aflores said...

Regressado de férias, mas ainda a tempo de fazer a visita obrigatória à Feira do Livro, aqui tão bem referenciada.

Tudo de bom.

G- Souto said...

Tens razão, João ! Esta foi Uma excelente edição da Feira do Livro do Porto.
Manifestações culturais de grande qualidade, e num só evento.

G- Souto said...

O espaço é lindo ! O tempo não esteve muito convidativo, mas uma programação em pleno, 'Herético' !

A cidade merece mesmo voltar a fervilhar ao ritmo da cultura ! Esse foi sempre um dos seus apanágios.

beijo

G- Souto said...

Espero que tenhas tido umas férias excelentes, 'aflores'.

Verdade, chegaste 'just in time'. Impossível não passar pela Feira do Livro.

Tudo de bom.