segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ir a banhos em Agosto





The Art of Travel
créditos: Norman Parkinson, 1949
http://fancy.com/

Praia. Tempo de sol, de ir a banhos. Tempo de leituras frescas, bem soltas.

Mas agonia das agonias. O verão não tem sido verão. Manhãs enevoadas, cinzentonas, pingos de chuva. Frio, muito frio perto do mar. Ir a banhos, impossível. A areia não aquece, a água gelada. 

O vento sopra com tirania. Indiferente ao nosso desejo imenso de nos banharmos neste oceano Atlântico que continua a mostrar-se arrogante, distante. 

Em curta semana de férias na costa portuguesa, este foi o cenário possível. E voltei tão entristecida! Partira cheia de céu azul, uns bons dias de sol e praia.

Voltei desanimada. Foi como folhas em dias de Outono. As folhas verdes caiam soltas pelas ruas que levavam ao mar.

Eis se não quando, já descrente de tudo, o verão irrompeu triunfante, ontem, início da segunda quinzena de Agosto. Espante-se o contentamento. Foi como se de repente as folhas voltassem a seus ramos.

A medo, voltei à praia. É que há dois dias estivera lá. Ventania sibilante. Estoicamente deixei-me ficar uma hora, sedenta de maresia - sim o odor do sargaço sentia-se na aragem selvagem que me fazia sentir arrepios  de frio.

E afoitei-me. Na cidade fazia um calor imenso. E lá fui em busca de mar. 

Finalmente, fui a banhos. O mar estava doce, algas baloiçavam ao ritmo da brisa leve. Era o sol aceso colado à minha pele, a água continuva gelada, mas retemperadora. Energia fresca.

Ir a banhos. É doutros vagares, doutros tempos, sol de Agosto a prumo. É o livro que se lê, sentindo o sol acolhedor, é o respirar por inteiro, equilibrando nossa paisagem interior. É o sol que se demora nos nossos ombros. Um olhar que abrange o universo, imenso.

Foi com lentidão, já bem ao final de tarde, que me desprendi. Com dificuldade. 

Esperando poder voltar até Agosto findar.

O espaço a toda a roda
multiplica os seus espelhos, abre
varandas para o mar.

(excerto)

Eugénio de Andrade, Os Sulcos da Sede

Edições Quasi, 5ª edição


G-S

Fragmentos Soltos

18.08.2014

Copyright © 2014-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

4 comentários:

  1. Pegando no título do teu blog, eu diria que este ano não há verdadeiro Verão, mas apenas
    "Fragmentos...soltos" de Verão.

    ResponderEliminar
  2. Eu espero ir a banhos, em Setembro.

    Tudo de bom.

    :)
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Acreditas que logo no dia seguinte a escrever esta postagem, o tempos mudou radicalmente ?

    Ir a banhos, este verão, é um dia aqui, e acoli. Nevoeiros, temperaturas baixas, ventos fortes e muito frios, areia nem aqueceu, oceano mais frio do que o normal. Um sufoco.

    Bom, o trocadilho, João :-)

    ResponderEliminar
  4. Quem sabe se serás mais sortudo, 'aflores' ?

    Tudo de bom, sempre!
    :-)

    ResponderEliminar