segunda-feira, 2 de junho de 2014

Voltando a Vasco Graça Moura : Retratos de Camões, um livro fascinante !





Retratos de Camões
Vasco Graça Moura
SPAutores
"Sempre me encheu as medidas pensar que a cultura não é um conjunto de linhas paralelas, mas de linhas que se entrelaçam e se contaminam. A intertextualidade não é mais do que isso."

Vasco Graça Moura


É lançado amanhã, dia 3 Junho 2014, em Lisboa, o livro a que Graça Moura se dedicou nos últimos meses da sua vida.
“O que esta pequenina edição pretende ser é tudo o que Vasco Graça Moura queria que o livro fosse e a que ele me deu o seu acordo”
Manuel Fonseca, Guerra e Paz Editores


Camões
Julio Pomar, 1989
http://cvc.instituto-camoes.pt


O último livro de Vasco Graça Moura será apresentado na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pelas 18.30, no Auditório Maestro Frederico de Freitas. 

A apresentação vai ser feita pelo pintor José de Guimarães, Professor Vítor Aguiar e Silva e pelo presidente da SPA, José Jorge Letria.





Camões 
José de Guimarães
Acervo Museu de Arte de São Paulo
https://masp.art.br/

Retratos de Camões é um pequeno livro (88 páginas), encadernado, com ilustrações a cores, que inclui iconografia camoniana, com ilustrações a cores, que inclui retratos contemporâneos de Camões da autoria de Júlio Pomar, José de Guimarães, João Cutileiro e José Aurélio, a par dos retratos clássicos.
Uma obra onde Vasco Graça Moura interpela e faz uma reflexão verdadeiramente fascinante das imagens clássicas e contemporâneas de Camões mas que ao mesmo tempo permite ao leitor a sua análise e discussão.



Camões na prisão de Goa 
Pintura anónima, 1556
via Wikipédia
Retratos de Camões de Vasco Graça Moura é uma obra de não-ficção, ensaística, "um estudo histórico dos retratos de Camões, identificando os que terão sido feitos em vida do poeta e os que, posteriormente, deram substância à imagem que hoje temos dele"

O livro chega às livrarias no dia 4 de Junho 2014. Não tenho dúvida que será um livro a adquirir. Uma obra com um valor simbólico e cultural muito forte.

E para relembrar Vasco Graça Moura, leia-se uma das últimas entrevistas: A Portugal está a faltar muita Poesia.

"É importante que as universidades repensem o divórcio entre as humanidades e as ciências. É a dignidade e a espiritualidade que fez do europeu aquilo que ele é e tanto radica na figura do Apolo e suas musas como na de Kepler."

Vasco Graça Moura, in entrevista A Portugal está a faltar muita Poesia
27.04.2014

G-Souto

02.06.2014
Copyright © 2014-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

3 comentários:

  1. Confesso que não me surpreende este silêncio sobre o livro e o seu autor, Vasco Graça Moura.

    É quase impossível acreditar que uma grande parte das pessoas não consiga separar o homem do escritor ou melhor os seus ideais políticos, do seu imenso valor como homem de vasta(s) cultura(s).

    Ou a Internet tem emudecido muito... o que me causa grande tristeza. Ver o diálogo transformar-se em silêncio.
    E suponho que não é devido à postagem, que essa, continua em primeiro lugar na lista dos posts mais procurados/lidos.

    Abraços,

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo contigo.
    Nunca apoiei as ideias políticas de VGM, o que n~unca me impediu de o considerar um dos maiores vultos da Cultura portuguesa contemporânea; e olha que eles são bem raros.
    Quanto ao resto -"ver o diálogo transformar-se em silêncio" - infelizmente sei bem o que isso é.

    ResponderEliminar
  3. Verdade, João. Não consigo entender, causa-me tristeza ver como homens de enorme apreço e cultura são relegados para segundo plano, no caso de VGM quase 'renegado',quando o que está em causa é o imenso trabalho que ele desenvolveu a nível da cultura, literatura e defesa da língua portuguesa.

    Pois, o silêncio que se está a abater na blogosfera entristece muito...

    Bom fim de semana! Lindo, bem como eu gosto !

    ResponderEliminar