domingo, 22 de junho de 2014

Lisboa visitada em realidade aumentada ?






Rewind Cities Lisboa (app)

"With Rewind Cities Lisbon, you are sent on a journey into the past of Lisbon which will reveal its history, heritage and culture, transforming your smartphone or tablet into real pocket time machine."

Google Play

Lisboa já tem a sua passagem pelas redes móveis com Postal Digital. Do mesmo modo o Porto no Instagram passa pelas redes sociais.



Rewind Cities Lisbon (app)

Gosto desta nova visão sobre as cidades que ficam cada vez mais na ponta dos nossos dedos. E mais vivas, apetecíveis, com o acesso à cultura e ao turismo num novo conceito.

Desta vez voltamos a Lisboa. A aplicação (app) Rewing Cities Lisbon abriu há dois dias, isto é a 20 Junho, novas possibilidades de descobrir a cidade via smartphones Android, juntando história, cultura, turismo e tecnologias de ponta, neste caso, realidade aumentada. 

A app transporta os visitantes e turistas de Lisboa para o passado da cidade através de realidade aumentada : fotografias e animações em 3D.



Rewind Cities Lisbon (app)

A aplicação está disponível gratuitamente na loja Google Play e está já prevista uma versão iOS para que um maior número de utilizadores possa aceder à ferramenta que tira partido da tecnologia de realidade aumentada. E junta o conceito de guia turístico com a máquina do tempo. 

A app Rewind Cities Lisboa foi desenvolvida pela empresa Rewind Cities. Pretende mostrar novas perspectivas em localizações privilegiadas da cidade de Lisboa aos lisboetas e aos turistas. 



Rewind Cities Lisbon (app)


Acedendo aos Tutoriais encontra todas as directrizes que necessita para completa utilização.

Na área de Forgotten City é possível ver imagens e vídeos do local através do tempo ou de acontecimentos que aí tiveram lugar e fizeram a história da cidade, mas a realidade aumentada adiciona uma informação acrescida na time Machine, tirando partido da câmara do smartphone ou do tablet e sobrepondo outras imagens. 




Rewind Cities Lisbon (app)

A Visão deu destaque ao novo projecto Rewind Cities - onde o passado se torna presente.



screenshot video

A app tem ainda uma área de Total Recall, onde mais uma vez a realidade aumentada RA é usada para uma animação 3D de episódios marcantes, com a intervenção de personagens históricas. 






Rewind Cities Lisbon (app)




Rewind Cities Lisbon (app)


As memórias da visita ficam asseguradas através do Time Traveller, onde as imagens antigas de edifícios ou monumentos podem servir de pano de fundo a postais ilustrados com fotos de cada um de nós ao passar por Lisboa ou com os turistas que visitem a cidade. 

A Rewind Cities Lisbon oferece ainda duas outras funcionalidades:

A funcionalidade Lisboa Agora a cidade fala com os visitantes que dá acesso a informação sobre eventos culturais nas zonas  que visitamos.

E Loja Rewind Cities Lisbonuma montra de produtos característicos de Lisboa ou que contenham elementos típicos, assumindo-se como um meio privilegiado para comércio e serviços.

Veja agora o video de apresentação :






Hum ! Experiência gostosa, não ? E se visitar o site Rewind Cities Lisbon fica ainda mais entusiasmado com a perspectiva 3D sobre a cidade que esta app nos deixa fruir.

Convencidos? Eu sim.

G-S

Fragmentos Culturais
(formato web 2.0)

22.06.2014
Copyright © 2014-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com® 

Créditos : video Rewind Cities


4 comentários:

  1. Esta postagem causa-me dois efeitos contraditórios. Por um lado acho magnífico pôr as novas funcionalidades tecnológicas ao serviço do turismo (e não só) português para aprofundar as riquezas culturais, visuais e históricas desta maravilhosa cidade.
    Por outro lado, sou um nabo total, não percebo nada disto e fico completamente frustrado ao olhar para isto como um quase "analfabeto"...

    ResponderEliminar
  2. Não digas isso, João. Tudo passa pela experimentação, pelo pegar, tentar, e voltar a tentar, até que, momento a momento se vai avançando instinctivamente.

    Verias a tua cidade com outro olhar :-)

    Sensibilizada pela tua visita.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei maravilhado, não só porque gosto 'destas coisas' :) mas, também, porque tenho um cantinho (por muito pequeno que seja) especial onde guardo boas recordações de Lisboa, cidade onde já vivi, fiz tropa, namorei e que há muito não visito :)

    Adorei!

    Tudo de bom... com ares da Serra! :)


    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto :-)
    A tecnologia tem aspectos fantásticos, se não nos deixarmos absorver demasiado. O necessário para nos empolgarmos com estas novas perspectivas...

    Quanta coisa boa fizeste por Lisboa, 'aflores' !
    Altura para revisitar levando contigo Rewind cities !

    Tudo de bom, aí pela serra !

    ResponderEliminar