quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Centenário Natália Correia, um curto apontamento ! Parabéns, Poeta !

 






Natália Correia [1923-1993]
créditos:  Autor não identifcado


Pusemos tanto azul nessa distância

ancorada em incerta claridade
e ficamos nas paredes do vento
a escorrer para tudo o que ele invade.

Pusemos tantas flores nas horas breves
que secam folhas nas árvores dos dedos.
E ficámos cingidos nas estátuas
a morder-nos na carne dum segredo.

Natália Correia, O Livro dos Amantes IX






Natália Correia
créditos: © Arquivo Global Imagens

Natália Correia faria hoje, dia 13 de Setembro, 100 anos. Dela se poderia dizer tanto! E, mesmo assim, ficaríamos com a sensação de quase tudo por dizer. 

Não só teve uma vida cheia como, como a sua história se confunde com a História do país, do século XX. País onde as mulheres eram educadas para se manterem distantes dos acontecimentos e da cultura, Natália Correia conseguiu ver bem mais longe do que muitos. E fazer anda mais. A sua voz fez-se ouvir!

Na liberdade, na política, nos costumes e tradições, na insubmissão, na forma de viver. Para mim, especialmente, na insubmisão, na literatura, na poesia. Belissima poesia nos dexou.

Voltarei a este tema. Hoje, quero apenas celebrar o dia do centésimo aniversário. Parabéns, Poeta!

*Nota: Náo voltei ao Centenário de Natália Correia porque nada mais se leu ou fez sobre esta mulher escritora de grande intensidade humana, vasta obra literária e vida cultural e política de imenso relevo. 




créditos: Autor não identificado

"Centenas de iniciativas, sobre a vida e a obra de Natália Correia, vão realizar-se nos próximos meses, em todo o país, do Norte aos Açores, para assinalar o Centenário do nascimento da escritora, a 13 de Setembro de 1923."

Li há alguns meses. Se as houve, não chegaram até muitos de nós. Talvez comecem agora. Sim, acredito que sim!





Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada



"Na qualidade de guardiã do seu arquivo, com milhares de documentos manuscritos autógrafos e dactiloscritos, fotografias e outros documentos, e da sua livraria, com mais de dez mil volumes, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, ciente que é sua missão dar a conhecer a vida e obra desta cidadã ilustre, irá, ao longo deste ano, realizar vários eventos em torno da temática da sua obra e dos seus livros."

Apenas li uma página de onde retirei o excerto acima mencionado, E assisti via televisão, a um concerto homenagem que se realizou na Aula Magna, em Lisboa, em Novembro. E que foi hoje, neste dia 13 Setembro, retransmitido na RTP1.

Concerto inteiramente baseado na poesia de Natália Correia com concepção artística e musical de Renato Júnior, antecipando a celebração (?) do Centenário do seu nascimento.





Cartaz Mostra Documental
Natália Correia


A visitar a exposição virtual no Arquivo da Torre do Tombo - Mostra documental Natália Correia "amar, escrever, sonhar, viver, mais nada!"

"No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Natália Correia, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo promove uma mostra documental focada nas suas facetas política e literária."





créditos; SPAutores/ Jaime Serôdio
https://www.spautores.pt/

Pois certo é que, tirando escolas e câmaras municipais de algumas localidades, não vi nem li nada sobre a verdadeira celelebração a nível nacional do Centenário de Natália Correia.


Também li há meses, sobre a sua biografia, pré-lançada em Fevereiro, no Correntes d’Escritas“O Dever de Deslumbrar”, de Filipa Martins, no ano do Centenário da escritora e poeta, que se assinala hoje, e permite ficar a conhecer a realidade do país nos seus 70 anos de vida, citiando também alguns "episódios deliciosos".


"Intimidando pela verve de aríete e pela beleza, Natália Correia simbolizou, como poucos, as inquietações do século XX português. Precoce e radical no pensamento feminino, vítima de efabulações e de mitos, incompreendida e amada, lançou um olhar oracular sobre o seu tempo."


Filipa Martins, O Dever de Deslumbrar

Sinopse (excerto)





O Dever de Deslumbrar
Biografia de Natália Correia
Filipa Martins
Contratempo, 2023

“Uma das biografias que mais falta fazia era a de Natália Correia”, assinalou João Gobern, destacando que, ao ler-se esta obra, percebe-se até que ponto “se estendia a presença tentacular da biografada”.


Vida que às costas me levas
porque não dás um corpo às tuas trevas?

Porque não dás um som àquela voz
que quer rasgar o teu silêncio em nós?

Porque não dás à pálpebra que pede
aquele olhar que em ti se perde?

Porque não dás vestidos à nudez
que só tu vês?


Natália Correia, Mãos feridas na porta de um silêncio
Poesia Completa, Publicações Dom Quixote, 1999

G-S 
Fragmentos Culturais 
13.09.2023
actualizado 30.01.2024
Copyright © 2023-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

3 comentários:

  1. Olá 'AFlores' muito obrigada, amigo como sempre.
    Quem agradece sou eu pela tua tua atenção em vir ate aqui.
    Espero que estejas bem!
    Da última vez. que quis comentar no teu blog deu sempre erro. Acabei por publicar esse comentário aqui na postagem.
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar