A carreira de Truffaut começou na década de 50, como crítico do cinema pós-guerra francês na célebre publicação Cahiers de Cinéma onde, mais tarde, foi editor.
Na sequência, começou a realizar, produzir, e escrever os argumentos, tornando-se um dos cineastas mais inovadores de sua geração.
Cyril Neyrat
Um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX. A ele se deve a 'teoria de autor'. A visão de que o realizador é o 'autor' da sua obra e que grandes realizadores como Jean Renoir ou Alfred Hitchcock têm diferentes estilos e temáticas que impregnam os seus filmes.
François Truffaut realizou seu primeiro filme em 1954. Uma curta-metragem Une Visite, filmado em preto-e-branco e 16mm. No mesmo ano, produziu o argumento de À Bout de Souffle/ O Acossado, de Jean-Luc Godard, futuro e aclamado filme deste director.
Truffaut dirigiu 21 filmes, várias curtas-metragens, escreveu centenas de artigos sobre cinema publicados em jornais ou revistas, principalmente, como já escrevemos em Cahiers du cinéma e no semanário Arts, prefácios consagrados em livros de personalidades que admirava ou que o apoiaram - Renoir, Bazin, Welles, Rossellini, Ophuls, Nestor Almendros, Sacha Guitry, Tay Garnett, outros, e o famoso livro de conversas, Le Cinéma selon Alfred Hitchcock (1966). Uma carreira de quase 25 anos.
La Nuit Americaine/ Day for Night (1973) mereceu as melhores críticas em vários festivais. Nos BAFTA Awards, 1974, categoria Melhor Realizador e Academy Awards, 1974, categoria Best Foreign Language Film. Foi considerado a sua obra-prima.
Outros filmes notáveis Tirez sur le Pianiste/ Shoot the Piano Player (1960), Jules and Jim (1961), The Soft Skin (1964), The Wild Child (1970), Two English Girls (1971), The Last Metro (1980), and La Femme d'à Côtè/ The Woman Next Door (1981) ou La Chambre Verte onde entrou também como actor (1978).
Temas principais de sua cinematografia: as mulheres, a paixão, e a infância. Além da direcção cinematográfica, ele foi também argumentista, productor e actor por vezes.
Junto com Jean-Luc Godard, Truffaut foi uma das mais influentes figuras do novo cinema francês. Inspirou cineastas como Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Brian De Palma e Martin Scorsese.
Les Quatre Cents Coups/ Os Quatrocentos Golpes é um dos marcos do período inicial de sua carreira. Os seus filmes são uma referência na história do cinema francês e internacional. Sem dúvida.
Gostaria de salientar, por ligação a Victor Hugo, L'Histoire d'Adèle H. Um dos filmes com mais nomeações: 11 prémios, uma nomeação em Le Cesar, Melhor Realizador, várias outras nomeações, entre as quais, a nomeação Melhor Actriz nos Oscars 1976. Um drama biográfico que passa pela história verídica de Adèle Hugo, filha do grande escritor francês, Victor Hugo.
Adèle H., narra a história do amor obsessivo e não correspondido que a jovem Adèle Hugo nutriu por um oficial inglês, o tenente Albert Pinson. Um amor que permaneceu até ao final da sua vida, esse amor não correspondido.
"Nous aurions pu être heureux" "A notre mariage ou à ma mort".
Adèle Hugo, diários
Interpretadada por Isabelle Adjani, e no papel de Albert Pinson, o próprio François Truffaut. O filme foi baseado nos Diários de Adèle.
Uma belíssima interpretação de Isabelle Adjani, com 20 anos, muito aplaudida e reconhecida nos festivais de cinema. Nomeada para os Oscars, como Melhor Actriz.
L'Histoire d'Adèle H. ganhou o National Board of Review Award - Best Foreign Language Film, French Syndicate of Cinema Critics Award - Best Film, e Cartagena Film Festival Special Critics Award.
E foi um prazer esta tua 'Lembrança'. Lembranças assim mantêm presente nomes que não se esquecem.
ResponderEliminarGrato
Fica bem, tudo de bom!
Obrigada, 'AFlores' ! Sem dúvida um dos melhores realizadores franceses. Precocemente desaparecido.
ResponderEliminarBom saber que estás bem! Da última vez que te visitei, não consegui gravar a minha mensagem.
Tudo de bom ! Excelente f-semana!