quarta-feira, 8 de junho de 2022

Paula Rego [1935-2022] : A primeira distinção portuguesa Honoris Causa em 2011






Paula Rego (1935-2022)
Paula Rego in 1987, just six years after her first London show, at the AIR gallery. 
credits: ITV/Rex/Shutterstock
via The Guardian/ Art & design

“Paula Rego. Rest in passion, you absolute hero.”
🖤
Charlotte Higgins, Culture editor of The Guardian


Morreu Paula Rego. Esta manhã, dia 08 Junho 2022, em Londres. 

A célebre pintora nasceu em Lisboa a 26 Janeiro 1935. Nos anos 60, estudou na Slade School of ArtUniversity College London Londres, cidade em que viria a radicar-se definitivamente na década seguinte. 




Casa das Histórias Paula Rego

As visitas a Portugal, onde em 2009 inaugurou a Casa das Histórias, o museu em Cascais que acolhe parte da sua obra, eram regulares.




 Untitled, 1964
Paula Rego

"Known primarily for her subversive paintings, pastel drawing and prints inspired by folklore, Rego became the first associate artist in the National Gallery, which solidified her place as one of Britain’s greatest living painters and figurative artists worldwide. 

"Para mim, a pintura não é decorativa. Há sempre algo por detrás dela que tem a ver com o que se passa entre as pessoas. Gosto, por exemplo, de pintar a vergonha, coisas que se escondem"

Paula Rego, in DN, 1999.



Dame by Queen Elizabeth II in 2010 
credits: Dominic Lipinski POOL/AFP/File

In 2010, she was made Dame by the Queen and described the honour as a “great recognition”.

"This is great recognition, but it's also good to be able to sell your works – it took me so many years before I could."

O seu talento demonstrou-de bem cedo, mas só foi reconhecido no meio artístico aos 53 anos com a primeira grande exposição individual. 



The painter had a retrospective exhibition at Tate Britain, 2013, rose to prominence after exhibiting with the London Group in the 1960s alongside David Hockney. In the following years she spent her career focusing on women’s rights, and abortion in particular.

The Guardian, 2013




Paula Rego
créditos: Autor não identificado
via Camões, Belin


Paula Rego recebeu finalmente o seu primeiro doutoramento 'Honoris Causa' em Portugal. Já recebera, vários de diferentes universidades inglesas. Enfim... é a má tradição portuguesa.

A Universidade de Lisboa atribuiu-lhe a distinção sob proposta da Faculdade de Belas Artes da mesma universidade, no ano em que esta instituição comemora 100 anos de existência. 

É a primeira vez que a distinção é concedida por esta entidade a uma personalidade da área das Artes.

"Com este gesto, em ano de centenário da universidade, queremos marcar a importância da Arte para a universidade e para a sociedade. Juntamo-nos, assim, a prestigiadas instituições estrangeiras que concederam títulos honoríficos à pintora Paula Rego."

Reitor UL






Agonia no Horto 
Paula Rego (2002)

"Cada pintura, (referindo-se a Paula Rego) obriga-nos a pensar e a reagir. Nada no seu trabalho nos deixa indiferentes porque desenha os temas da vida, os nossos problemas, a religião, a situação da mulher, sempre inspirada pela liberdade, pela recusa da opressão. A sua prodigiosa imaginação é mais real do que a realidade"

Reitor UL




Paula Rego
créditos. Autor não identificado
via NIT

A cerimónia decorreu ontem, dia 11 Fevereiro 2011, e teve lugar na Aula Magna que se apresentou repleta de estudantes. Júlio Pomar, Graça Morais, Cruzeiro Seixas e Ana Vidigal estiveram entre os presentes.





Paula Rego
credits: unknow
via Vogue

Paula Rego é uma das minhas referências, na área da pintura contemporânea. Já aqui escrevi sobre a artista.  Mas é sobretudo uma das maiores pintoras vivas da actualidade. Alegre, divertida, mesmo esfuziante. Um talento inigualá
vel. Simplicidade imensa. O seu trabalho inspirado na sua vida e em histórias, muitas delas de contos tradicionais portugueses, mas também, por exemplo, no cinema de quem foi voraz espesctadora.





Paula Rego
créditos; Getty Images

Um pouco tardia, claramente, a distinção portuguesa, face ao reconhecimento de diversas universidades mundiais. 

Paula Rego recebeu já o título Honorary Doctor em 1999 pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, e Universidade East Anglia, em Norwich.

Em 2000 foi a vez da Rhode Island School of Design, nos Estados Unidos. E dois anos depois, London Institute. Em 2005, foi distinguida pelas Universidades de Roehampton e  Oxford. Como vemos...





Casa das Histórias - Paula Rego

Em Setembro de 2009, a Câmara Municipal de Cascais inaugurou a Casa das Histórias Paula Rego, um museu criado em conjunto com a Fundação que tem o nome da pintora. 




A Casa das Histórias possui um acervo significativo do trabalho de Paula Regocom cerca de 400 obras. Realiza exposições sobre a pintora e artistas que tiveram com ela alguma relação.





Paula Rego
credits: Eamonn McCabe / The Guardian


A 20 de Outubro 2010, a pintora foi ordenada "Dama Oficial da Ordem do Império Britânico" pela rainha Isabel II, distinção que a artista considerou um "grande reconhecimento".

"Only four painters have been so honoured."

Lamentavelmente, Portugal, seu país, foi o último a distinguir o trabalho desta grande pintora portuguesa.





Paula Rego, 1996  
in front of her triptych painting 'Dancing Ostriches from Disney's 'Fantasia''
credits: Getty Images


Em 2010, a pintora recebeu o "Prémio Personalidade Portuguesa do Ano" atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

Em 1995, as insígnias de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, em 2004 a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.


Paula Rego tem a agenda preenchida no regresso a Portugal em 2011. No dia 10 Fevereiro 2011 a pintora que vive em Londres há mais de 40 anos, inaugurou duas exposições na sua Casa das Histórias em Cascais.





Exposição 'My choice', 2011


A primeira, "My Choice", é uma selecção de 120 obras de artistas britânicos que Paula Rego escolheu  da colecção do British Council

Numa outra sala, abrem-se ao mesmo tempo as portas de Os Anos da Proles Wall, uma mostra que inclui dez famosos painéis assinados pela artista de 76 anos numa homenagem a George Orwell.






"Tudo o que se faz é às escondidas, portanto pode-se fazer o que se quiser. Pode-se castigar quem não se gosta e quem se gosta. E depois inventa-se uma história para explicar tudo", comentou, acrescentando: "Hoje não é preciso esconder-me debaixo da mesa para fazer as coisas às escondidas porque tenho um atelier". 

Paula Rego

"Autora de uma obra inconfundível onde deu "uma face ao medo", contou histórias sem as escrever."



G-S

Fragmentos Culturais

12.02.2011
actualizado 08.06.2022
Copyright © 2022-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


16 comentários:

  1. .

    .

    . gosto muito . muito . muito .

    .

    . da pessoa . da obra . sublime .

    .

    . ainda ontem "amei.de.amar" vê.la e ouvi.la na televisão .

    .

    . magnífico tributo . encontro hoje aqui .

    .

    . um bom fim.de.semana .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderEliminar
  2. Bela homenagem. Mas mais do que isso: porta aberta para melhor entendimento da artista e da obra.
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  3. Homenagem justa e merecida;tardia mas mais vale tarde do que nunca!

    Bom fim de semana

    Um Beijo

    ResponderEliminar
  4. Quando se fala nessa grande senhora que é a Paula Rego, vem-me imediatamente à memória o "Crivelli´s Garden Restaurant", na Sainsbury Wing da National Gallery, em Londres, onde eu e o meu marido gostamos de levar os filhos a almoçar. É que alimentar o corpo e simultaneamente alimentar o espírito, com o painel da Paula Rego, que se encontra nesse restaurante, é um privilégio a que não temos acesso todos os dias. Enquanto saboreamos a comida, deliciamo-nos com a Judite e a sua criada, ou com Sansão e Dalila ou com Diana e Actéon, ou com a Fonte, por exemplo.
    E este é um dos muitos motivos que me fazem adorar Londres.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. ... a sua arte preenche o meu imaginário! Ansiosa por visitar a sua 'Casa das Histórias'!

    A sua singeleza, não vestiu toga, e fez uma intervenção num tom totalmente genuíno, naquele seu jeito naïf, deitou por terra toda a pompa e circunstâncias dos discursos inflamados que a precederam... travessuras bem originais!

    ... sabes que também adoro 'de adorar' Paula Rego, 'Intemporal'...

    O meu tributo mais não é que a afectividade que me liga a sua obra! Genuíno tributo... porque gosto, gosto muito desta senhora que não perde a arte de sonhar e a cabeça pueril de dizer o que pensa com sinceridade!

    Um beijo meu

    ResponderEliminar
  6. "...gosto muito desta senhora que não perde a arte de sonhar e a cabeça pueril de dizer o que pensa com sinceridade!"

    Faço minhas as tuas palavras. Admiro-a pela sua singeleza que tanto contrasta com a sua obra. São assim os génios! Felizmente ainda vamos encontrando alguns.

    Bem-hajas, por teres trazido esta Senhora. Mais um post daqueles a que nos habituaste.
    Lamentável e imperdoável não ter acontecido mais cedo. Há muitos anos!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Também gosto muito da obra de Paula Rego e do seu ar ingénuo e da sua capacidade de dizer verdades de form pura e inocente.
    Uma mulher que admiro.

    Beijos
    Branca

    ResponderEliminar
  8. ... não poderia deixar passar!
    Sigo mais de perto Paula Rego, desde que tive acesso directo à sua obra (Serralves, 2004)

    Foi um prazer relê-lo 'Méon'!

    ResponderEliminar
  9. ... sim, é verdade Vítor!
    Mas continuamos a ser um país que tarda em reconhecer os seus mais 'dilectos filhos' :(

    Continuação de uma boa semana!
    Um beijo,

    ResponderEliminar
  10. ... sem dúvida 'mfc'!
    Uma honra para Portugal!

    ResponderEliminar
  11. ... quanta beleza, Isabel!

    Quando fui a Londres em trabalho, estava nos meus planos visitar a 'National Gallery'... mas apanhei aquele célebre nevão (Janeiro 2010) e fiquei retida entre aeroportos mais de 12 horas!

    Assim, o dia que tinha reservado para visitar Londres ficou reduzido a pouco mais de uma manhã!

    Tive tempo de me perder na 'British Library' (a conferência realizou-se numa das salas do Centro de conferências) e no final de tarde fiquei por lá, como encerra tardiamente! Uma loucura! Eu que adoro livros e música!

    Na manhã seguinte, fui para o 'British Museum'! E percorri as salas temáticas que mais me atraíram. Saí dali directa para o aeroporto onde estive, de novo, retida mais 4 horas.

    Gostaria muito voltar a Londres, mas com bom tempo!

    Um beijo,

    ResponderEliminar
  12. ... e não é mesmo 'cata-vento'?!
    Felizmente que ainda há algumas personalidades como Paula Rego!

    Como já escrevi num comentário-resposta anterior, Paula Rego, está no meu imaginário, sempre!
    Só anseio ir conhecer a sua 'Casa das Histórias'!! Já viste? Até o nome que deu ao seu museu é singelo! E tão apelativo!

    Sim, o seu país foi o último a reconhecer-lhe o mérito. A UL está de parabéns!

    Um beijo,

    ResponderEliminar
  13. ... pois, 'pinguim'! Fiquemos com a alegria!

    ResponderEliminar
  14. ... que bom, Branca!
    Paula Rego faz-nos admirá-la ainda mais!
    Eu gosto de pessoas assim...

    Um beijo,

    ResponderEliminar