sexta-feira, 8 de março de 2024

Em Dia da Mulher !

 




creditos: Autor não identificado
via Google Images Archive



Comigo me desavim
minha senhora
de mim

sem ser dor ou ser cansaço
nem o corpo que disfarço

Comigo me desavim
minha senhora
de mim

nunca dizendo comigo
o amigo nos meus braços

Comigo me desavim
minha senhora
de mim

recusando o que é desfeito
no interior do meu peito

Maria Teresa Horta, Minha senhora de mim

in Minha Senhora de Mim, livro de poesia, 1971





Minha Senhora de Mim
Maria Teresa Horta, livro de poesia
Dom Quixote, 1971


Minha Senhora de Mim, o nono livro de poesia de Maria Teresa Horta, foi editado em Abril de 1971 pela Dom Quixote, na colecção «Cadernos de Poesia». 

Em 3 de Junho seguinte, a editora foi objecto de um auto de busca e apreensão da obra por parte da PIDE/DGS, operação que foi extensiva a todas as livrarias do país. 

A proprietária da editora, Snu Abecassis, foi advertida de que a Dom Quixote seria encerrada se voltasse a editar Maria Teresa Horta

Em 2015, o livro voltou a ser editado pela mesma Dom Quixote.




Público
Especial 34º Aniversário
Maria Teresa Horta/ Directora Convidada


O Público, que celebrou 34 anos dia 4 Março 2024, está duplamente de parabéns: pelo seu aniversário, mas também por ter convidado, para directora da edição especial aniversário, Maria Teresa Horta, cuja obra é toda publicada pela Dom Quixote.

A autora de Minha Senhora de Mim, reconhecida e notável defensora dos direitos das mulheres e da liberdade, desde a altura em que era muito arriscado fazê-lo.

Para além de uma extraordinária entrevista à jornalista Isabel Lucas, onde aborda assuntos que a todos nos dizem respeito, como política, democracia e a deriva para regimes totalitários que se verifica um pouco por todo o mundo, oferece aos leitores do jornal um poema inédito.


G-S

Fragmentos Culturais

08.04.2024

Copyright © 2024-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


Sem comentários:

Enviar um comentário