terça-feira, 13 de setembro de 2022

Jean-Luc Godard : O cineasta pioneiro da Nouvelle Vague !






Jean-Luc Godard [1930-2022]
via Twitter 

"Il est l'un des rares à avoir révolutionner le cinéma avec ses films À bout de souffle, Le Mépris, Pierrot le fou ou Sauve qui peut (la vie). A l'origine de ce que l'on appellera la Nouvelle Vague, il n'y a pas un réalisateur qui puisse nier son héritage."

Premiere.fr
  
Jean-Luc Godard, o pioneiro e mais rebelde cineasta da Nouvelle Vague morreu dia 13 Setembro 2022. Precursor da Nouvelle Vague, um dos principais movimentos artísticos do cinema francês, e um dos artistas e pensadores mais determinantes do nosso tempo. 





A Bout de Souffle
Jean-Luc Godard, 1960


Godard foi reconhecido e galardoado no seu primeiro filme, A Bout de SouffleO Acossado, 1960, pelo Festival de Cinema de Berlim, mais conhecido por Berlinale

E em 2010, a Academia de Artes de Hollywood celebrou-o com o Oscar Honorário/ Honorary Awardcerimónia à qual Godard não compareceu. Sempre rebelde e radicalista.




 
Pierrot le fou
Jean-Luc Godard,1965


Godard inscreveu o seu nome na história do cinema. Foi um dos maiores mestres da 7ª Arte em todo o mundo, e uma figura chave da Nouvelle Vague, anos 60, movimento que revolucionou o cinema e do qual fizeram parte, entre outros, François TruffautAgnès VardaÉric Rohmer, and Jacques Demy.

A Nouvelle Vague é um movimento de cinéma d'auteur que surgiu em França, no final dos anos 50. O movimento foi caracterizado pela rejeição das convenções tradicionais do cinema em favor da experimentação e de um espírito de iconoclastia.

«Et Godard créa le Mépris et c’est à bout de souffle qu’il a rejoint le firmament des derniers grands créateurs d’étoiles…"

Brigitte Bardot, actrice dans Le Mépris, sur Twitter





Jean-Luc Godard & Anna Karina
créditos: Sipa Press/Rex


Jean-Luc Godard foi casado com a sua musa inspiradora, Anna Karina. As colaborações com Anna Karina incluíram filmes aclamados pela crítica como Bande à part (1964) e Pierrot le Fou (1965).
.






Virou-se, mais tarde, para o cinema polítizado e radicalista, fase em que praticamente "desapareceu" como realizador.

Jean-Luc Godard realizou então Film Socialisme, que estreou em competição na categoria Un Certain Regard, no 63º Festival de Cannes 2010.


Une Symphonie en Trois Mouvements 

Des Choses comme ça
Notre Europe
Nos Humanités

Um trailer em estilo 'zapping'! Interessante, esta perspectiva de um autor-culto da cinematografia europeia, que acedeu com prazer e uma certa irreverência à inovação das tecnologias. Mas que o arredou dos princípios do movimento cinematográfico criado por si.

Le long-métrage sera projeté à Cannes le 18 mai, soit la veille de sa sortie en salles. Mais J-L Godard a une nouvelle fois innové, en acceptant que son film soit disponible en avant-première en VOD (une exclu Première.fr/Filmotv). Une façon de penser autrement la diffusion d'un long-métrage, en faisant en sorte que la salle de cinéma ne soit pas le seul support accessible au spectateur.


Premiere.fr


A visitar o síte oficial do Festival de Cannes 2010 







Com Au revoir au Langage (2014) - a rever na RTP Play - e Film Socialisme (2010) voltou, não em jeito de reconhecimento da mestria de outros tempos, mas enquanto merecida atenção face a uma obra que recusou parar, que não quis olhar para trás como movimento inevitável. 





Em 2010 foi-lhe atribuído o Óscar Honorário do Festival Suiço de Cinema 2015, cerimónia a que Godard faltou por motivos de saúde. Agradeceu posteriormente numa curta metragem Remerciment de Jean-Luc Godard à son prix d'honneur du cinéma suisse.

Ao longo dos seus 70 anos de carreira, o cineasta realizou mais de 40 longas metragens, além de curtas, documentários e vídeos de música.







Em 2018, o documentário Le Livre d'Image valeu-lhe a Palme d'Or Spéciale no Festival de Cannes.


Filme mais marcante? À Bout de Souffle, 1960, sem dúvida! O script reune três dos mais célebres realizadores da Nouvelle Vague: François Truffaut, Claude Chabrol e o próprio Godard.





A Bout de Souffle
Jean-Luc Godard, 1960


A bout de souffle segue o itinerário de um ladrão mesquinho (Jean-Paul Belmondo) que acaba de roubar um carro e matar um polícia. Perseguido pelas autoridades, tenta convencer a sua namorada americana (Jean Seberg) a ir para Itália.

Filmado nas ruas de Paris, cenas com cortes bruscos, câmara nas mãos, actores quase desconhecidos e scripts menos lineares. 

O filme tornou-se a referência da Nouvelle Vague do cinema e foi uma verdadeira declaração dos princípios de Godard. Uma longa-metragem cheia de referências culturais, com uma montagem agitada e baixo orçamento.




A Bout de Souffle
Jean-Luc Godard, 1960


A caminhada de Belmondo e Seberg pela av. Champs Elysées, ela vendedora do jornal New York Herald Tribune, ele de cigarro nos lábios, é considerada uma cena antológica.

O filme recebeu o Prémio Jean-Vigo em 1960 e Godard foi galardoado com o Urso de Prata no Festival de Berlim/ Berlinale.

Controverso em termos políticos e artísticos, a sua obra esteve longe de ser consensual no meio artítistico. No entanto, Godard é um dos realizadores mais incontornáveis de toda a história do cinema, fundador de uma estética e de uma linguagem cujos ecos ainda hoje se fazem sentir.

"Jean-Luc Godard, the daringly innovative director and provocateur whose unconventional camera work, disjointed narrative style and penchant for radical politics changed the course of filmmaking in the 1960s, leaving a lasting influence on it."

Dave Kehr and 





Self-portrait jean-Luc Godard, 1994


Jean-Luc Godard morreu dia 13 Setembro 2022, de suicídio assistido, não por doença, mas por esgotamento de viver.


"The auteur is dead. The future is cut-and-paste movie mashups."

Jean-Luc Godard


G.S.

Fragmentos Culturais

12.05.2010

actualizado 13.09.2022
Copyright © 2022-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


12 comentários:

  1. Quando o meu blog sinaliza, eu venho aqui ver tuas atualizações. Nunca me decepciono! Como está o céu por aí? Persiste a nuvem cinza?

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. .

    . é sempre um prazer des.fragmentar.me entre fragmentos tantos .

    . obrigado .

    .

    . um beijo .

    .

    . paulo .

    .

    ResponderEliminar
  3. estes festivais fazem bem ao Ser. aqueles mais alternativos também. dos filmes que ninguém quer ver ou quase ninguém.
    P.S: Tenta dimensionar no html do post as dimensoes do video do youtube para encaixar no sitio certo

    ResponderEliminar
  4. A seu tempo, quando os vi

    apreciei muito os seus filmes.

    Mas este, não conheço.

    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  5. ... pois está, 'Claire'! E o seu filme é uma lufada de ar fresco no conceito apresentado!

    Manoel de Oliveira é mais velho e... continua impecável e fresco :)

    ResponderEliminar
  6. ... a nuvem vai persistindo, Rosemeri e a ausência de sol, também :(

    Obrigada pela sua 'presença'!
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. ... são sempre gentis tuas palavras!

    Um beijo,
    (sensibilizado)

    ResponderEliminar
  8. PS [para Paulo]

    Também gosto profundamente de visitar teu espaço! Mas nada 'desfragmento'...

    Beijo,

    ResponderEliminar
  9. Sim, fazem mesmo, Dark_!

    Este filme de Godard é um olhar crítico sobre a Europa que vivemos...
    Não quero perder!

    Digamos que 'Un Certain Regard'é já um festival alternativo ao próprio festival.

    P.S: Ainda não tive tempo, mas agradeço o 'reparo' :)
    Há 'navegadores' onde o vídeo se vê por inteiro, mas no 'Google Chrome' não!

    ResponderEliminar
  10. ... vale a pena estar atento, 'Vieira Calado'! Porque este filme promete ser polémico!

    Godard é uma pessoa crítica em relação à contemporaneidade e ele expõe suas ideias nos seus filmes!

    Saudações,

    ResponderEliminar
  11. Ando mei desinformado e desinteressado, mas a notícia sobre esta produção de Godard, reacendeu meu ânimo.
    www.neuroticoautonomo.zip.net

    ResponderEliminar