sábado, 5 de fevereiro de 2022

Cinéma. Les César 2022 ! E as nomeações são...



Affiche Les César 2022


« Jamais je n’aurais cru que tu me plairais toujours,
ô mon amour. 
[…]
Pourtant, pourtant tout doucement
sans qu’entre nous rien ne soit dit,
petit à petit, nos sentiments nous ont liés,
bien malgré nous sans y penser,
à tout jamais »

Les César, extrait Pierrot le Fou

A 47e Cerimónia dos César terá lugar dia 25 de Fevereiro na mítica sala Olympia, e será difundida em directo e em exclusividade no Canal+.





Jean-Paul Belmondo [1933-2021]
crédits: AP 1973

Cartaz de Les César 2022 é uma homenagem a Jean-Paul Belmondo que desapareceu muito recentemente. Em Setembro 2021. Através deste cartaz, a Académie des Arts et Techniques du Cinéma "rend hommage à l’une des plus grandes légendes du cinéma français."

Composição de cenas Pierrot Le Fou de Belmondo com a actriz Anna Karina com quem contracenou no filme. Filme de Godard que os catapultou para a fama. É o clássico da Nouvelle Vague Française.






Jean-Paul Belmondo & Anna Karina
Pierrot le Fou
Jean-Luc Godard, 1965


"Chaque film est la promesse d’émotions qui viennent nous surprendre, nous saisir, et s’ancrer en chacun de nous. Tel un hymne au cinéma français, ces trois instants de complicité et d’amour joués par Jean-Paul Belmondo et Anna Karina sont extraits de « Pierrot le fou », réalisé par Jean-Luc Godard, un film StudioCanal."

Les César





Nominations 2022


As Nomeações 2022 foram feitas via site, no passado dia 26 Janeiro 2022, devido às condições pandémicas em que continuamos a viver. Se estiver interessado.a na listagem completa das Nominations é ler aqui.


Já percorri a lista de César du Meilleur Film. Poucos filmes me cativam. Ou melhor, para já, poucos me cativaram no sentido de ficar expectante. 

Alguns já estão ou estiveram em sala, dois filmes que optei por não ir ver:


 


Serre-moi Fort
 de Mathieu Amalric, 2021 


Serre-moi Fort. de Mathieu Amalric 2021. Não vi. Não me cativou o suficiente. Há temáticas que temos que sentir predisposição para 'vivenciá-los. E o tempos que vivemos afastam-nos de dramas no écrã. 





L'Évenement
d'après le roman d'Annie Ernaux*
Audrey Diwan, 2021


A realizadora Audrey Diwan foi galardoada com o Leão de Ouro do Festival de Veneza 2021. O tema, embora importante, não me motivou.

Continuemos com outros filmes nomeados como César du Meilleur Film ou Meilleur Acteur.





Illusions Perdues
d'après Honoré de Balzac
Xavier Giannole, 2021


"Xavier Giannoli porte à l’écran le roman de Balzac Illusions perdues. Un film étonnamment moderne."

Olivier Wyser, in La liberté, Suisse





Meilleur film Illusions Perdues

Illusions Perdues, baseado no livro de Honoré de Balzac que já li há muitos anos. Suponho que sairá breve. Já vi o trailler quando fui ao cinema, recentemente. 

Saudades! Já perdera esse meu final de tarde de cinema, aos sábados, há tanto tempo ! Estou a tentar recuperar.





Illusions Perdues
d'après Honoré de Balzac
Xavier Giannole, 2021

Baseado na obra homónima de Honoré de Balzac, narra a história de Lucien, um jovem poeta desconhecido, na França do séc. XIX. Com grandes esperanças, procura a fama. E abandona, assim, a empresa de impressão da família, na sua terra natal para tentar a sua chance em Paris, sob o apoio de sua protectora.






Illusions Perdues
Honoré de Balzac (entre 1837 e 1843)

O romance d'Honoré de Balzac foi publicado em três partes, entre 1837 e 1843 : Les deux poètesUn grand homme de province à Paris et Les souffrances de l’inventeurDedicado a Victor Hugo.





De Son Vivant
Emmanuelle Bercot, 2021

De Son Vivant. Com uma nomeação de Meilleur Acteur para Benoît Magimel sairá em Maio 2022.

Apresentado no Festival de Cannes hors compétitionDe Son Vivant narra a história de um filho demasiado novo, condenado por doença cancerígena. O sofrimento de uma mãe face ao inaceitável. Entre eles, o médico e uma colega que tentam salvá-lo... e mais do que isso...   





crédits: Jacky Godard
74e Festival Internationale de Cannes 2021


"Il faut bien un ballet de douceurs, autour de cet abyme glacial et sans fond. Elles sont à profusion."

Jacques Mandelbaum, Le Monde/ Cinéma

A crítica do Le Monde não é muito abonatória, Ou talvez anuncie aquilo que eu temo. Um melodrama intenso e exaustivo.

De Son Vivant. Não sei se terei coragem de o ir ver. Um drama tão violento como é a perda de um filho. Já vivenciei demasiado perto essa tragédia. Segui o calvário de minha mãe. Não seu se quero reviver coisas passadas que nos marcam para a vida.

Catherine Deneuve, na personificação de mãe, tem um desempenho fabuloso. Dizem. Já tive feed-back de amigos que viram o filme em Paris. 

Nada que me espante. Deneuve que começou muito nova a sua carreira de actriz, é uma das melhores actrizes francesas. Ou melhor, internacionais


G-S 

Fragmentos Culturais

05.02.2022
Copyright © 2022-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

2 comentários:

  1. Nestes tempos novos mas ainda difíceis, é sempre bom saber destes eventos, que de uma ou outra forma vão também tentando ultrapassar as condicionantes destes tempos "modernos".
    JPB...entre outros, sim, adoro.
    E como sempre, é um prazer e uma mais-valia passar por este teu cantinho. (Qualquer dia também começamos a pertencer ao grupo 'Jurássico' ou... 'Lendas'. Desculpa a brincadeira).
    Tudo de bom, fica bem.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, concordo 'AFlores' ! Acho que já somos 'jurássicos'ou 'lendas' ;-)

    Hoje os/as bloggers são 'influencers' (nós nunca pensámos em ser tal... nem a terminologia anglo-saxónica fazia parte) que têm marcas para quem trabalham e ganham o seu dinheiro.

    Também há os/as bloggers que fazem da má língua e sarcasmo o seu ganha-pão!

    Novos tempos.

    Pois, continuo a não prescindir do tema-chave que me fez começar este espaço. A Cultura, ou melhor 'fragmentos culturais'.

    Não quer dizer que não expresse sentimentos mais intimistas em alguns temas humanísticos ou sensíveis.

    Fico feliz por te ter de volta!

    Tudo de Bom :-)

    ResponderEliminar