Sunday, February 4, 2007

Bobby - um olhar possível




Poster: Bobby (2006)
"We've had difficult times in the past. We will have difficult times in the future. It is not the end of violence; it is not the end of lawlessness; it is not the end of disorder."


Robert F. Kennedy, April 3rd 1968



Um visão discutível, para alguns! Uma homenagem para outros! Uma mensagem acima de tudo, a trinta anos de distância, com uma actualidade inquestionável.


Quando vemos as imagens e ouvimos ou lemos as notícias que nos chegam de todo o mundo, concluímos sem sombra de dúvida que é urgente parar para reflectir e mudar radicalmente as directrizes que flagelam milhares de vidas!


Bobby baseia-se nos últimos momentos de Robert F. Kennedy (1925-1968), durante a sua campanha na Califórnia. Tenta reconstruir a noite em que Bobby Kennedy foi assassinado no Ambassador Hotel em Los Angeles.


No entanto, o argumento não se centra em Bobby. Mostra uma série de personagens que representam o microcosmos social e politico da sociedade americana, numa época de grande contestação social - Guerra do Viet-Nam, problemas raciais, pobreza de certos estados, desigualdade de oportunidades. 

Vinte e duas pessoas, de todas as idades, quadrantes sociais e raciais estarão no centro do acontecimento - a morte do político. Um dos maiores incidentes do século XX que fez extinguir a esperança da mudança.


É uma jornada ficcionada, mas que bem podia ser a real! Uma viagem afectiva também, se atentarmos no genérico final.


Uma sucessão de fotografias de Bobby Kennedy e da família Kennedy apoiadas no tema Never Gonna My Faith interpretado por Aretha FranklinMary J. Blige.



Realizado e escrito por Emilio Estevez, filho de Martin Sheen apresenta um elenco fabuloso de actores. Um filme que tenta projectar a América de 1968 para a América de 2006.


"É um filme anti-violência, uma celebração do espírito humano, a celebração de uma voz importante que perdemos. Precisamos encontrar essa voz outra vez. Robert Kennedy era um fonte incrível de inspiração. Ele tocou as pessoas, ele inspirou pessoas como nenhum outro político, porque não era apenas um político, era um idealista."

Emilio Estevez



Bobby obteve duas nomeações nos Award Gold Globes, uma das quais de 'Melhor Filme'.


Passou em competição no 'Festival Internacional de Cinema de Veneza' ainda como work in progress.


My favorite poem... my favourite poet was Aeschylus. And once he wrote:



Even in our sleep, pain wich can not forget
falls drop by drop upon the heart,
until, in our own despair,
against our will,
comes wisdom
through the awfel grace of God.


Robert F. Kennedy, 4 April 1968



G-S

Fragmentos Culturais, dedicado a Robert, John, Martin

04.02.2007
Copyright © 2007-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com® 

Licença Creative Commons

No comments: