La Sociedad de la Nieve
J.A. Bayona, 2023
E o filme vencedor dos Premios Goya 2024 é La Sociedad de la Nieve em português "A Sociedade da Neve" venceu a 38ª Cerimónia dos Premios Goya, prémios espanhóis de cinema comparados aos Oscar.
Com 12 prémios em 13 nomeações, o filme de Juan Antonio Bayona foi o arrasador vencedor da 38.ª Cerimónia dos Premios Goya, entregues na noite de 10 de Fevereiro 2024 em Valladolid. Só uma categoria não foi galardoada, a de Melhor Argumento Adaptado.
Na história dos “Oscars de Espanha”, passa a ser o terceiro filme mais premiado, atrás dos 14 prémios de Mar Adentro (2004), de Alejandro Amenábar, e os 13 prémios de Ai, Carmela (1990), de Carlos Saura.
A super produção ao "estilo hollywoodiano' foi financiada pela Netflix, um projecto que envolveu 300 pessoas e demorou 10 anos a produzir até estrear, o filme recria, a partir do livro La Sociedad de la Nieve de Pablo Vierci que conta a famosa história verídica que envolveu uma equipa de jogadores de râguebi do Uruguai que sobreviveu à queda do avião 571 da Força Aérea Uruguaia, nos Andes em 1972, depois de mais de dois meses de fome e frio na Cordilheira.
O filme está nomeado para o Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Caracterização.
No discurso de aceitação do Premio Goya, o realizador disse, entre outras coisas :
“Comparto este premio con el autor del libro, con toda Argentina y Uruguay”
Juan Antonio Bayona
Aqui, a foto de honra para todos os premiados dos Goya 2024, com Juan Antonio Bayona ao centro, exibindo o seu Goya. Não deixe de visitar a lista de todos os Premiados Goya 2024,
Lista de Filmes Nomeados
via La Sexta
Na lista de Filmes com mais Nomeações tinhamos ainda 20 000 Especies de Abejas e Cierrar los Ojos.
20 000 Especies de Abejas de Estibaliz Urresola Solaguren com 15 Npmeações recbeu aoenas 3 Goyas : Melhor Actriz Secundária, Melhor Argumento Original e Melhor Realização.
Durante um verão, numa casa de aldeia ligada à Apicultura, uma menina de oito anos e sua mãe vivenciam revelações que mudarão para sempre as suas vidas.
Cierrar ls Ojos
Victor Erice, 2023
Cierrar los Ojos de Victor Erice com 11 Nomeações, foi galardoado com apenas 1 Goya para Melhor Actor Secundário.
Um actor espanhol desaparece durante as filmagens de um filme. Embora seu corpo nunca tenha sido encontrado, a polícia conclui que ele sofreu um acidente à beira de um penhasco. Muitos anos depois, o mistério retorna aos dias atuais.
El Maestro que Prometió el Mar com 5 Nomeações, entre as quais a de "Melhor Actor Principal", não foi galardo. No entanto, tem tido grande sucesso nas salas de cinema espanholas.
Um filme que gostaria de ver, se passar peos nossos cinemas. Ou então numa das plataformas streaming.
"Ariadna (Laia Costa) descubre que su abuelo busca desde hace tiempo los restos de su padre, desaparecido en la Guerra Civil. Decidida a ayudarlo, viaja a Burgos, donde están exhumando una fosa común en la que podría estar enterrado. Durante su estancia allí, conocerá la historia de Antoni Benaiges (Enric Auquer), un joven maestro de Mont-Roig del Camp (Tarragona) que antes de la guerra fue profesor de su abuelo. Mediante un innovador método pedagógico, Antoni inspiró a sus alumnos y les hizo una promesa: llevarlos a ver el mar."
Não houve Goyas para Alma Viva de Cristèle Alves Meira, com uma Nomeação para Melhor Filme Ibero-Americano, e Mataram o Pianista, com 1 Nomeação para Melhor Filme Animação. Filmes com produção portuguesa.
Mas houve prsença portuguesa que se fez notar. Salvador Sobral interpretou com Silvia Pérez Cruz uma versão do tema “Procuro olvidarte”, de Manuel Alejandro, acompanhando a homenagem In Memoriam aos profissionais do cinema espanhol que desapareceram desde a última cerimónia Goya 2023, e que conquistou a elite de Valladolid e rapidamente foi muito elogiado nas redes sociais.
“Salvador Sobral e Sílvia Pérez, vozes extremamente sensíveis, dolorosas, íntimas. Começaram a cantar e abriu-se um parêntesis nas nossas vidas (…) Acompanhados por uma violoncelista, foi a canção mais emocionante da gala”, elogiou o El País.
De notar, o belíssimo apoio do violoncelo a duas vozes de timbres tão poéticos.
Sigourney Weaver
Goya Internacional 2024
credit: Premios Goya
Com uma grande ovação, Sigourney Weaver recebeu o Goya Internacional 2024, prémio com o qual a Academia de Cine reconhece “a personalidades que contribuyen al cine como arte que une culturas y espectadores de todo el mundo”.
A actriz e productora americana recebeu o galardão também por “su impresionante trayectoria plagada de películas inolvidables e inspirarnos creando personajes femeninos complejos y fuertes”.
La Gala homenageou Concha Velasco, actriz do cinema e teatro que morrreu no final de 2023. A atriz participou em mais de 80 filmes, dezenas de produções teatrais, e fez sucesso musical com a música "Chica ye ye", interpretada no filme "Historias de La Television" (1965).
Celebrou ainda os 25 anos de Todo sobre mi madre de Pedro Almodóvar (1999) que contou com a presença do realizador, Pedro Almodóvar, bem como das actrizes protagonistas: Penélope Cruz, Cecilia Roth, Antonia San Juan y Marisa Paredes.
Foi premiado com o Oscar de "Melhor Filme em Língua Estrangeira" em 2000. Palme d'Or no Festival de Cannes 1999, César como "Melhor Filme em Língua Estrangeira" 1999, 1 Premio Goya como "Melhor Realizador" 1999, entre dezenas de outros galardóes e nomeações.
Vi o filme e gostei imenso. Saudade e tristeza estão omnipresentes, mas não dominam o tom do argumento. O amor à vida e às pessoas, o perdão, não o esquecimento, o reencontro e a partida são partes do teia de qualquer relação humana. O que importa, no final, é o que se vive e os momentos partilhados com alguém.
Poucas vezes um filme com este tom e com tanta tragédia cénica teve um final com esta mensagem.
E foi o epílogo para a 38ª Edição dos Premios Goya 2024!
“Enamorarse del cine es enamorarse de la vida”.
Ana Belén
G-S
12.02.2024
Fragmentos Culturais
Copyright © 2024-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®
Referências ;
Premios Goya / El Pais / RTVE Musica
Sem comentários:
Enviar um comentário