domingo, 18 de janeiro de 2015

Philharmonie de Paris : o sonho de Pierre Boulez




Philharmonie de Paris | Auditorium

"Paris se dote d'une nouvelle salle de concert ! Pour fêter cet événement, la Philharmonie de Paris organise pendant quatre jours une série de concerts mettant en avant toutes les facettes de la musique classique."

Philharmonie de Paris | Auditorium
Philharmonie de Paris tem uma nova sala de concertos, em Paris. Um maravilhamento para o olhar. o acontecimento da Europa cultural, esta semana.
Uma acústica admirável segundo responsáveis. A ouvir aqui

Dois anos de atraso, custou três vezes mais do que deveria, e é um projecto do arquitecto Jean Nouvel. Não aconteceu só com a nossa Casa da Música. Mas valeram a pena. E refiro aos dois espaços musicais, referências de qualidade musical e arquitectónica.



Philharmonie de Paris | Parc de la Villette

"Bâtiment somptueux, la Philharmonie de Paris accueille à partir de janvier 2015 le meilleur du classique, du baroque et du contemporain pour faire rayonner la musique sous toutes ses formes. Les festivités liées à l'ouverture du bâtiment sont à l'image de ce crédo : éclectiques et prestigieuses."


Nunca senti tão tristonha de não poder estar em Paris, e partilhar deste fim-de-semana de Portes Ouvertes da Philarmonie de Paris.

Olhando-o do seu exterior, ninguém diria a magnitude de um Auditório que ultrapassa todo o nosso imaginário para uma sala de música.



Entrada principal | Philharmonie de Paris
crédits: Charles Platiau | Reuters

Situado no Parc de la Villette, esse espaço virado para o futuro, o mesmo em que se situa La Cité des Sciences et La Géode, a nova sala é um maravilhamento para o olhar, mesmo em fotografia ! 

Que sensação deveremos ter ao usufruir de um concerto nesta sala soberba!

Segundo li, a orquestra está situada como num ecrã, a  arquitectura faz com que dos 2 400 lugares, cada espectador possa estar apenas a cerca de 30 metros da orquestra. 


Também o conforto dos espectadores mereceu um cuidado especial. A distância entre cada fila de cadeiras nunca é inferior a 90 cm, e cada lugar/cadeira tem uma largura de entre 52 e 55 cm.


Não sei qual será a distância  entre filas da Casa da Música, mas é assaz confortável. Não poderei dizer o mesmo dos lugares/cadeiras. 





Philharmonie de Paris | Auditorium
credits: William Beaucardet

"Dans le hall de la Philharmonie de Paris, un chant accueille chaque nouvelle entrée : en effet, les plafonds sont recouverts de baguettes d’aluminium, qui à la manière d’un carillon à vents, font de la musique avec le vent. L’équipe web monte ensuite au balcon pour avoir une belle vue sur cette nouvelle salle ! C’est étonnant à quel point l’orchestre se retrouve comme dans un écrin, car même si la grande salle contient 2400 sièges, l’architecte a tenu à ce que personne ne soit à plus de 30 mètres de l’orchestre. Une manière de refléter la politique tarifaire accessible de l’établissement."



Philharmonie de Paris | Auditorium

O Auditório foi inaugurado esta semana, dia 14 Janeiro 2015, ainda inacabado a nível exterior e interior, mas com a sala terminada e pronta a receber músicos e espectadores.

No programa, estiveram quatro concertos, sendo que o concerto inaugural de 14 Janeiro foi transmitido em directo pelo canal ARTE. Não podia perder. A internet oferece-nos essa possibilidade de estar no local, mesmo que ben afastados. Gostei. Profundamente. Mas nada será comparável ao estar dentro desta sala e deixar-se conduzir pela magia da música enquanto nosso olhar se perderá bem longe naquele cenário de futuro tão próximo. 

Os quatro concertos estão disponíveis para audição online aqui. Não deixe de ouvir. Uma qualidade sonora impecável. É só abrir o som das colunas e ver em ecrã total.

O novo Auditorium da Philharmonie é a concretização do sonho de sessenta anos do grande compositor francês Pierre Boulez. Hoje, com 90 anos, a celebrar em 26 Março 2915.





Pierre Boulez | compositor e chefe de orquestra

Pierre Boulez terá agora maior dificuldade em experienciar musicalmente este sonho tornado realidade. Espero que possa lá ir e se não para conduzir a orquestra, pelo menos para ver tudo o que sonhou para a música.

Philharmonie de Paris e o Musée de la musique celebram os 90 ans do compositor et chefe de orquestra com uma  exposição.


"Le Musée de la musique célèbre les quatre-vingt-dix ans du compositeur et chef d’orchestre au travers d’une exposition-événement qui marque l’importance de son œuvre et ses liens profonds avec la littérature et les arts plastiques.".


Philarmonie de Paris


Hoje, mesmo, dia 18 Janeiro 2015, houve um concerto de homenagem aos seus 90 anos, pela SWR Sinfonieorchester Baden-Baden und Freiburg, directamente de Baden-Baden. A ouvir online aqui 

No dia 15 Janeiro, segundo concerto desta temporada inaugural, tocou Lang-Lang. Oiçamos um excerto do ensaio do Concerto para piano e orquestra n°1 Tchaïkovski tendo por solista Lang Lang acompanahado pela Orchestre de Paris, dirigida por Paavo Järvi.



crédits : Orchestre de Paris

Que dizer! Apenas expressar o quanto gostaria de ter estado naquela sala, e naquela noite, já que Lang-Lang é um dos meus pianistas favoritos da nova geração. Imenso, mas de uma simplicidade encantadora.



Philharmonie de Paris | Auditorium

La Grande Salle : une nouvelle typologie para lerem e melhor comprender este novo espaço de grande impacto arquitectónico e segundo os músicos com uma acústica de excelência.

"L’acoustique joue la carte de la flexibilité, grâce notamment à la mobilité de la canopée, susceptible d’être disposée à différentes altitudes au-dessus de la scène, à de grandes quantités de rideaux acoustiques qui peuvent être déployées selon les répertoires et genres."





Philharmonie de Paris | Auditorium



Philharmonie de Paris | Auditorium
https://www.facebook.com/Ensemble.inter/


Durante todo o fim-de-semana, as porta estiveram abertas para todos os públicos, concertos gratuitos, visitas, este Auditorium propõe-se ser uma Cité de la Musique.

"Il faut avoir vis-à-vis de l'oeuvre que l'on écoute, que l'on interprète ou que l'on compose, un respect profond devant l'existence même. Comme si c'était une question de vie ou de mort."


Pierre Boulez

G-S

18.01.2015
Copyright © 2015-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

8 comentários:

  1. Consegues mesmo transmitir-me os teus mais que legítimos sentimentos de alguma "inveja cultural"...

    ResponderEliminar
  2. Não é mesmo, João? Só podemos mesmo sentir 'inveja' boa perante tal Auditorium!

    ResponderEliminar
  3. ...que maravilha, 'Herético'! Que experiência musical! Suponho que será única.

    Um espaço bem à medida da contemporaneidade de Boulez... como lhe será doloroso já não estar em condições físicas de conduzir a Pilharmonie de Paris :-(

    Se eu pudesse deslocar-me a Paris...

    beijo

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha de técnica artística!
    Coisa rara: a concretização de um sonho em vida!

    Muito grato pela sua simpática visita e palavras. Como sabe, será sempre muitíssimo bem-vinda!

    Abraço amistoso!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida 'Petrus'! Jean Nouvel está de parabéns pela arquitectura. E segundo li, rodeou-se dos melhores técnico de som, a nível mundial.

    A concretização do sonho em vida, sim, mas já não a execução :-(
    Pierre Boulez não tem tido a saúde necessária, agora, para a experienciar e sentir esse sonho, plenamente.

    Eu sei, e agradeço a amizade. Lá voltarei, com certeza.

    Abraço amistoso,

    ResponderEliminar
  7. deve ser um local fantástico principalmente para os amantes da música!

    bJXXX

    ResponderEliminar