sábado, 8 de dezembro de 2012

Carlos Esteves: Travel Photographer of the Year




Fotografia: Carlos Esteves
Travel Photographer of the Year 2012


Lembram Urban Photographer of the Year 2011? Pois cá temos de novo um fotógrafo português distinguido. Esta fotografia das mãos de uma velha senhora sentada no chão de um mercado de Udaipur na Índia de autoria de Carlos Esteves recebeu uma menção honrosa na "maior competição do mundo para fotógrafos de viagens" na categoria Best Single Image in a Portfolio - Journeys.
Amadores e profissionais de mais de 90 países entraram na competição Travel Photographer of the Year 2012. O britânico Craig Easton foi o vencedor, graças a brumas da Escócia e silhuetas de Paris. 
A competição internacional Travel Photographer of the Year 2012 (TPOTY) tem no seu painel de jurados diversos fotógrafos de renome ou editores de publicações especializadas, caso da influente Condé Nast Traveller.
Os vencedores estarão agora presentes numa exposição na Royal Geographical Society de Londres.
Segundo a organização da competição, "o júri elogiou a composição cromática da imagem e a forma como os pormenores atraem o observador". 
Carlos Esteves, de 38 anos, licenciado em informática, para quem a fotografia "se tornou uma verdadeira paixão". E esta "paixão" ligou-se a outra, a de "viajar e descobrir a autenticidade dos lugares" que visita, assim afirma no seu site, está "sempre à procura" de "captar a próxima imagem poderosa".
De uma viagem à Índia resultou uma belíssima galeria de imagens que o fotógrafo intitulou Indian Portraits a ver aqui. A fotografia premiada tem o número 155.



Fotografia: Carlos Esteves
Shoot the Face 2012
Além da fotografia que agora teve direito a menção honrosa no TPOTY 2012, outra foto sua registada também na Índia mereceu, em Setembro último, destaque na competição internacional de retratos Shoot the Face, encontrando-se entre as finalistas.
Nada como visitar o sítio web de Carlos Esteves aqui. Um deslumbramento! Portefólios e páginas de uma estética do olhar que são uma verdadeira viagem pelo mundo.
Ah! O valeroso engenho dos Portugueses!
G-S

Fragmentos Culturais
08.12.2012
Copyright © 2012-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

Referências | References:
Carlos Esteves TOP Photography
http://www.ce-top-photography.com/
Travel Photographer of the Year 2012
http://www.tpoty.com/winners/2012

6 comentários:

  1. Eu diria mais: Ah! Os Portugueses... Aquela máquina!


    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  2. excelente a tuas "dicas". sempre...

    beijos

    ResponderEliminar
  3. Os Portugueses teriam tudo para dar certo...

    Tudo de bom, 'aflores'

    ResponderEliminar
  4. Efectivamente um portefólio esplêndido, de muita qualidade!

    Seria imperdoável não revelar a qualidade de Carlos Esteves! Valeu, não valeu, João?

    ResponderEliminar
  5. Sempre atento e afectuoso, 'Herético'!

    Visitaste a galeria 'Indian portraits'? Gostei de várias, mas esta é mesmo a minha favorita. Transmite interioridade, sabedoria. Tu compreendes!

    Um beijo,

    ResponderEliminar