segunda-feira, 23 de julho de 2007

Jazz no Parque




Jazz no Parque/ Serralves
 http://www.serralves.pt


Todos os anos, em sábados de Julho e Agosto, os espaços verdes de Serralves enchem-se dos sons de jazz.


Num lugar privilegiado e quase paradisíaco - o antigo Campo de Ténis - rodeado de frondosas árvores seculares, em paleta de verdes luxuriantes e fragrâncias ímpares, o cantar dos pássaros em alegre melodia confunde-se com os sons dos instrumentistas, fazendo deste espaço um dom da Natureza! 


Esplendoroso e singelo, como deve sempre ser um espaço de música ao ar livre!

Os três concertos da 16ª Edição do Jazz no Parque dividem-se pelos dois últimos sábados de Julho e o primeiro sábado de Agosto, com propostas bem diversificadas, de modo a oferecer a um público vasto, o estilo próprio.

"A nova edição do Jazz no Parque 2007, da responsabilidade do consultor António Curvelo, pretende reflectir, de novo, o cruzamento das cenas europeia e norte-americana."



Ontem foi a vez do quarteto Arts & Crafts com o baterista Matt Wilson.

"Matt Wilson pode ser citado como um símbolo do regresso à raça de bateristas capazes de tocar (em) toda a história do jazz. Nos anos 30 e 40, quem não tivesse essa capacidade não vingava no mercado."


A tarde anunciava-se friorenta e o modern jazz (referência anunciada) não é propriamente a vertente que mais aprecio neste estilo de música.


Gosto de um bom solo de bateria, certo. Imprescindível! Mas, há outros instrumentos que privilegio! Não arrisquei em função das condições meteorológicas e de prioridades de outros concertos.


Para os que não puderam estar presentes, deixo elencadas duas críticas desse concerto, assinadas respectivamente por Rui Branco e Manuel Jorge Veloso.

Eu vou aguardar pelos dois próximos concertos:


28 Julho - Orquestra de Matosinhos num projecto inédito com (baterista), John Hollenbeck Theo Bleckmann([voz) e André Fernandes (guitarra).

4 Agosto - Sexteto Strada do famoso baterista francês Henri Texier.


Bom! Estou em crer que me ficarei mais pelo último! Apreciei Texier em Serralves (2003) e estou curiosa de o ouvir em sons reinventados.

Voltarei então a este assunto que me diz tanto - a música de Jazz!



G-S

Fragmentos Culturais
23.07.2007

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.

Sem comentários:

Enviar um comentário