Coisas do nada, naturaes da vida, insignificancias do usual. Bernardo Soares, Livro do Desassossego I, Atica 1982
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
Férias repartidas 1 : Vila da Costa Nova ! Linda !
domingo, 20 de julho de 2025
O grande momento do Marés Vivas 2025 ? Thirty Seconds to Mars ! Épico !
Jared Leto
Thirty Seconds do Mars
créditos : Meo Marés Vivas
Doze anos depois, os 30 Seconds to Mars regressaram ao Festival Marés Vivas para mais uma noite com lotação esgotadíssima e para mais um concerto de 'catarse' e de memórias que se transformaram em colectivas. Vieram celebrar os 20 anos do álbum "A Beautiful Lie" (2005)
Assumidamente apaixonado por Portugal, o vocalista Jared Leto convidou o público a subir ao palco, afirmou que o concerto em Portugal foi o melhor da digressão europeia, e prometeu regressar ao nosso país.
Foi em 2008, que fiquei a conhecer os Thirty Seconds to Mars. Celebrava-se 1º Ano Polar 2007-2008 ! O grupo rock Thirty Seconds to Mars foi gravar o tema Beatiful Lie à Gronelândia o que se adaptou ao projecto curricular.
Passaram-se 20 anos!? E eis que Thirty Seconds to Mars andou em tournée a celebrar o 20º Aniversário do album Beatiful Lie . Terminou ontem no Porto no Festival Marés Vivas.
Assumidamente apaixonado por Portugal, o vocalista Jared Leto chamou o público para subir ao palco, e afirmou em voz alta que este concerto no Porto fors "o melhor da digressão europeia".
Para agradecer o apoio e o entusiasmo que o público manifestava por esta banda americana de rock alternativo e para proporcionar uma experiência de partilha, o cantor - também actor - convidou alguns fãs a subir ao palco por duas vezes.
Antes de cantar “Rescue Me”, Jared Leto convidou seis fãs da primeira fila a subirem ao palco.
Permitiu, de novo, que muitos mais fãs se juntassem a ele no palco, no fim do concerto, para cantarem “Closer to the Edge” em conjunto.
As centenas de pessoas que, no relvado, voltaram a lotar o recinto do Marés Vivas, Jared Leto desafiou-as a encavalitarem-se nos ombros umas das outras e a fazerem barulho, para essa música final.
"Jared Leto mostrou por que razão continua a ser um 'frontman' carismático e imprevisível. Reinventando-se em palco, interagiu com o público de forma constante, criando momentos memoráveis."
Nem os primeiros pingos de chuva que depois virou forte chuvada, arrefeceram o público, como já escrevi.
O concerto dos Thirty Seconds to Mars ontem, dia 19 Julho, segunda noite do festival Meo Marés Vivas, foi o melhor da digressão “Seasons Tour”, de 2025.
"Com uma performance enérgica, visualmente impactante e repleta de êxitos, a banda norte-americana encantou os festivaleiros."
Uma actuação épica, mesmo debaixo de chuva, na parte final !
quarta-feira, 25 de junho de 2025
E assim foi a Noite de São João no Porto !
Confesso que nunca gostei de festas de multidões. Aprecio, no entanto, passar pelas ruas que se animam antes da noite chegar.
E sentir o aroma do manjerico. Está bom de ver que compro sempre o meu manjerico. Destesto os martelos, e fiquei feliz de ver o alho porro de volta.
Era com ele se cutucavam as cabeças das pessoas com quem nos cruzávamos. Felizes e bem dispostas, as pessoas retribuíam, Era era uma animação.
Alho porro
Google Images Archive
Ponha de lado o martelo, agarre um alho porro, o elemento mais tradicional do desta festa. Era com o alho porro que os rapazes e, mais tarde, as raparigas, “perfumavam” os narizes uns dos outros, quais 'diabretes' pagãos, encenando uma brincadeira que incluía saltar fogueiras comunitárias, para apelar à fertilidade.
A ligação à noite de São João no Porto remonta ao tempo dos Celtas, quando celebravam a mãe-natureza oferecendo-lhe ervas aromáticas que queimavam numa fogueira, para espantar o mau olhado, obter protecção e celebrar a fecundidade dos cidadãos e das colheitas.
Dar com um alho-porro na cabeça de alguém é, naturalmente, desejar-lhe boa sorte. Não esqueça!
Ainda procurei os raminhos de cidreira que os jovens e menos jovens passavam com delicadeza pelo nariz das miúdas ou senhoras que mais lhes agradavam ao olhar. Não enconrei.
Alhod porros e o delicado raminho de cidreira
https://www.facebook.com/photo/
Não é exagero se dissermos que a cidade passa o ano a sonhar com este dia. Ou melhor, esta noite!
O São João é a festa tradicional popular que todos os portuenses têm tatuada no coração, pelo menos desde o século XIV. É por essa altura que aparece, pela primeira vez, referenciada na História.
Fernão Lopes, nas suas crónicas medievais, falava de uma “grande festa” de celebração do Solstício de Verão. Festa que continua grandiosa e alegre, independentemente do orvalho que se faça sentir no ar. Ou mesmo da chuva, como aconteceu nesta noite de Sáo João. Ninguém arredou pé.
É o 'esquecer' por uma noite, as tristezas, as preocupações os maus momentos que nos destroem, por vezes. São João é para a folia, a alegria, os bons momentos de descontracção.
crédito: Daniel Rodrigues/ Associação de Turismo do Porto e Norte
via Expresso
Para mim, o que mais gosto são os balões de ar que se lançam no firmamento ao cair da noite. E ontem foi uma noite especial!
Ao cair da noite, juntam-se amigos e lançam-se balóes ao céu. Pede-se um desejo para os já partiram e, que nesta noite, também se querem juntar à festa. E a nós.
Sim, os balões começaram a ser usados como forma de comunicar com os espíritos, porque até eles passam o ano todo a sonhar com o São João.
O lançamento dos balões de ar vêm também da época milenar oriental de lançar lanternas para os que já partiram, na noite que celebram o Ano Novo Lunar.
Já não lembrava de ver tantos balóes nos céus da cidade. E vinham de todos os lados. Tantos que me fizeram lembrar as noites dos países orientais que lançam lanternas associadas a uma mística muito intimista.
E chegam os fogos de artifício! À meia-noite aconteceu o habitual fogo-de-artifício sobre o Douro. mas houve uma enorme novidade! Este ano 2025 tevr a duração de 16 minutos e estendeu-se entre a Ponte D. Luís I e a Ponte da Arrábida.
Depois disso, deixe que a noite decida por si...
G-S
Fragmentos Culturais
24.06.2025
Copyright © 2025-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®
sábado, 10 de maio de 2025
Cinema ! Vem aí a 78a Edição do Festival de Cannes 2025 !
Un homme.
Une femme.
Une plage déserte.
Un ciel tourmenté.
Une musique enivrante.
Une idée surgie 3 mois auparavant.
Un tournage de 3 semaines.
Une scène de 20 secondes.
L’éternité ne dure finalement qu’un instant.
(...)
O duplo cartaz oficial do Festival com a actriz Anouk Aimée e o actor Jean-Louis Trintignant no filme Un Homme et une Femme (1966) de Claude Lelouch, vencedor da Palme d'Or no 19º Festival de Cannes, foi desenhado por Hartland Villa.
O 78º Festival Anual de Cinema de Cannes terá lugar de 13 a 24 de Maio de 2025.
O actor francês Laurent Lafitte será o anfitrião das cerimónias de abertura e encerramento.
"Neuf ans après, Laurent Lafitte revient sur la scène du Palais des Festivals. L'acteur sera le Maître des cérémonies de la 78e édition du Festival de Cannes, dont la soirée d'ouverture se tiendra le mardi 13 mai."
O Festival destacou que esta é apenas a segunda vez na sua história que duas mulheres presidiram o Júri consecutivamente.
A primeira vez remonta à década de 60, quando a ícon do cinema italiano Sophia Loren sucedeu a Olivia de Havilland em E Tudo o Vento Levou.
Robert de Niro
crédits: © Brigitte Lacombe
https://www.festival-cannes.com/evenements/
A Palme d'Or d'Honneur será atribuída a Robert De Niro durante a Cerimónia de Abertura do Festival.
"J’ai des sentiments très forts pour le Festival de Cannes, déclare-t-il à l’annonce de la remise de cette Palme d’or d’honneur. Surtout aujourd’hui, alors que tant de choses dans le monde nous séparent, Cannes nous rassemble : conteurs, cinéastes, admirateurs et amis. C’est comme si nous revenions à la maison."
Robert de Niro
Vamos estar atentos a partir de 13 Maio !
G-S
Fragmentos Culturais
10.05.2025
Copyright © 2025-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®