segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Férias repartidas 1 : Vila da Costa Nova ! Linda !

 






Praia da Costa Nova
credits: Alf/ Gettyimages



Este ano decdi fazer férias repartidas por diferentes localidades bem portuguesas, em fins-de-semana prolongados.


Comecei pela Praia da Costa Nova, na linha de Aveiro. Aproveitando o tempo quente, fizemos praia num ambiente mais turístico do exterior do que nacional. Não me lembro de estar numa estância balnear portuguesa tão pequena e tão sobrelotada de turismo internacional.






Praia da Costa Nova
credits: Miguel Sotomayor/ gettyimages


Uma vila entre mar e ria, prefiro sempre o mar. Lindamente pitoresca com suas casas de pescadores, 'palheiros' pintadas  às riscas de diferentes cores sob fundo branco. Parecem postais pintados. 


Hoje, alugadas a turistas, por inteiro ou apenas quartos. Eu preferi o pequeno e simpático hotel da vila. Único, suponho. Há mutos aparthotels bem modernos que contrastam com o tipicismo das lindas casas de riscas multicores.






Praia da Costa Nova
credits: isabel Pavia/ gettyimages


O hotel ficava numa das tranversais da pequena vila, bem entre a praia e a ria. Saímos em direcçáo ao mar. Tempo quente no areal, embora semienovoado. Mas a água do mar deliciosa, bem fresca. Nada gelada com é da praxe no norte temperava-nos.

De vez em quando lá descobria o sol e era delicioso senti-lo no corpo. E refrescar no mar.






Praia da Costa Nova
credits: MyLoupe/ gettyimages


Ficámos junto a um bar restaurante, em cima da praia com uns sofás muito confortáveis. Bem frente ao mar. Ora alternávamos com o areal, ora com um grande sofá com uma pseudo mesa à frente para tomar algo.  


Funcionários super simpáticos, quase todos de origem latino-americana. Interessante!






Bronze Bar
via Google Images Archive



À noite saímos para jantar em restaurante. Quase todos os restuarantes com cozinha à base de marisco. Infelizmente fecham às 22:00 horas. Muitos possíveis clientes às 9:30 já tinham entrada negada. Ficámos admirados.  


Acabado o jantar, preparávamo-nos para tomar um café em um barzito. Nada. Café? Bar? Gelataria? 


Sabem o que é nada de nada ?! Pois, é mesmo isso. Não há um único local aberto à noite. De repente, vira vila fantasma. Pelo menos do lado da ria, onde se situam os restaurantes, e uma parte importante do comércio local. Tudo luzes desligadas.


O silêncio absoluto, ruas quase às escuras, mal iluminadas. Ninguém. Ou quase ninguém.


Não fomos ao lado do mar onde se situam város bares em cima da praia. Talvez ultrpassem o horário dos típicos restaurantes. Acho que sim. Mas ficámos apenas por ali. Do lado da ria de onde tíhamos saido do hotel situado em uma das transeversais. Quando passámos pelo restaurante onde jantámos, já nenhuma luz ligada.







Costa nova (lado ria)
créditos: Luisa Paixão


Ainda demos uma voltinha neste lado da vila, apenas para nos certificarmos que não havia mesmo nada, nem que fosse em uma das transversais. Tentámos tirar algumas fotos às casas típicas, mas os flashs dos telemóveis não eram suficientes para uma colorida fotografia no meio de tanta falta de iluminação. 


A beira ria, nem essa se fazia notar. Era quase a ecuridão. Havia apenas uma farmácia aberta. Vá lá!


Demos a volta ao quarteirão, subimos à rua paralela. Nem viva alma! Tão pouco, luzes nas casas, apenas a iluminação municipal fraca. 


Bom, regressámos ao hotel por volta das 11.00 horas. Silêncio absoluto. Até no hotel! A sala de estar à escuras. O que vale é que os quartos eram bastante confortáveis, e recentemente remodelados.


No dia seguinte, saímos do hotel, e fomos visitar as lojas de artesanato da vila. Muita animação ! Na mesma rua em que tínhamos andado na noite anterior. Grande contraste ! Como era possível?





Loiça típica
créditos: Luisa Paixão


A cerâmica ou procelana da região, muito conceituadas misturadas com vestuário de 'souvenir', tee-shirts, pins, bugigangas.


Atendimento simpático. Perguntámos à responsável da loja se era normal estar tudo encerrado à noite Ela respondeu que, independmente do muito turismo que têm, verdade sim, tudo está e sempre esteve encerrado à noite. Hábitos antigos que permamecem enraizados.


Bom acabámos por comprar pequenos copos em faiança para tomar café, tee-shirts com as simbólicas casinhas às riscas, os antigos palheiros' e os sempre apetecíveis pins.´






Bronze Seafood & Lounge
via Tripadvisor





Bronze Seafood & Lounge
via Tripadvisor


Aqui o célebre bar restaurante da véspera e onde voltámos. Sim, parece que é um dos mais conhecidos. 
Está sempre cheio, resturante e bar. Sobretudo restaurante! Dá a sensação que as pessoas hoje em dia vivem mais para comer do que para visitar os locais.


Deixámo-nos ficar até ao final do dia. Tempo semelhante ao do dia anterior. Sol semiaberto. Chegaram a cair uns leves pingos de chuva que mal se sentiram e logo a seguir abriu o sol.










Costa Nova
credits: Kelantoniou


Delicioso dia de praia ! Adorei revisitar a Costa Nova. Muito mais cosmopolita a nível de número de estrangeiros de difentes países. 


Delicioso fim-de-semana de fnais de Julho! Voltaremos, com certeza!



G-S

04.08.2025
Copyright © 2025-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

domingo, 20 de julho de 2025

O grande momento do Marés Vivas 2025 ? Thirty Seconds to Mars ! Épico !





Jared Leto

Thirty Seconds do Mars

créditos : Meo Marés Vivas











Doze anos depois, os 30 Seconds to Mars regressaram ao Festival Marés Vivas para mais uma noite com lotação esgotadíssima e para mais um concerto de 'catarse' e de memórias que se transformaram em colectivas. Vieram celebrar os 20 anos do álbum "A Beautiful Lie" (2005)


Assumidamente apaixonado por Portugal, o vocalista Jared Leto convidou o público a subir ao palco, afirmou que o concerto em Portugal foi o melhor da digressão europeia, e prometeu regressar ao nosso país.


Foi em 2008, que fiquei a conhecer os Thirty Seconds to Mars. Celebrava-se 1º Ano Polar 2007-2008 ! O grupo rock Thirty Seconds to Mars foi gravar o tema Beatiful Lie à Gronelândia o que se adaptou ao projecto curricular.





Passaram-se 20 anos!? E eis que Thirty Seconds to Mars andou em tournée a celebrar o 20º Aniversário do album Beatiful Lie . Terminou ontem no Porto no Festival Marés Vivas.

 

 


Beautiful Lie 20th Anniversary

https://thirtysecondstomars.com/tour

 

Imaginem ! Faz 20 anos que esta canção foi lançada! Pois os Thirty Seconds to Mars deram-nos a honra de terminar a sua tournée na nossa cidade, no Festival Marés Vivas, ontem dia 19 Julho. E que concerto! A multidão de fãs em perfeita harmonia com a banda cantou todos os temas com Jared Leto.






Google Images Archive


Nem a chuva retirou o entusiamo dos fãs que eram às centenas. E que gritavam e cantavam todos os temas, aplaudindo, maravillhados, a sua banda rock !


Não fui. Lástima... não gosto de multidões! Mas tive familiares muito próximos que foram e me iam enviando alguns curtos videos. Só para me dar um cheirinho da música e do ambiente.


E regressaram plenamente extasiados com todo o concerto. E com a voz e presença em palco de Jared Leto.
 
 




Assumidamente apaixonado por Portugal, o vocalista Jared Leto chamou o público para subir ao palco, e afirmou em voz alta que este concerto no Porto fors "o melhor da digressão europeia". 


A afirmação foi feita pelo vocalista da banda, repetindo-a duas vezes. Ao introduzir a canção “Stuck”, antepenúltima do alinhamento, Jared Leto disse “este verão na Europa foi incrível, mas eu sabia que o Porto seria o melhor show


Repetiu a afirmação antes do último tema do espetáculo, “Closer to the Edge”, ao enfatizar tenho de vos dizer que este foi o melhor show de toda a porra da digressão”.



 

 



Para agradecer o apoio e o entusiasmo que o público manifestava por esta banda americana de rock alternativo e para proporcionar uma experiência de partilha, o cantor - também actor - convidou alguns fãs a subir ao palco por duas vezes. 


Antes de cantar “Rescue Me”, Jared Leto convidou seis fãs da primeira fila a subirem ao palco. 


Permitiu, de novo, que muitos mais fãs se juntassem a ele no palco, no fim do concerto, para cantarem “Closer to the Edge” em conjunto. 


As centenas de pessoas que, no relvado, voltaram a lotar o recinto do Marés Vivas, Jared Leto desafiou-as a encavalitarem-se nos ombros umas das outras e a fazerem barulho, para essa música final.


"Jared Leto mostrou por que razão continua a ser um 'frontman' carismático e imprevisível. Reinventando-se em palco, interagiu com o público de forma constante, criando momentos memoráveis."  


Nem os primeiros pingos de chuva que depois virou forte chuvada, arrefeceram o público, como já escrevi.


O concerto dos Thirty Seconds to Mars ontem, dia 19 Julho, segunda noite do festival Meo Marés Vivas, foi o melhor da digressão “Seasons Tour”, de 2025. 


"Com uma performance enérgica, visualmente impactante e repleta de êxitos, a banda norte-americana encantou os festivaleiros."


Uma actuação épica, mesmo debaixo de chuva, na parte final !

 
 
Obrigado Porto !

Jared Leto


No! Thank you Thirty Five to Mars !
 
 
G-S
 
 
20.07.2025
Copyright © 2025-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


fontes : Agentede InformaçãoNorte

vídeos. vários autores via youTube

quarta-feira, 25 de junho de 2025

E assim foi a Noite de São João no Porto !

 




Poster São João do Porto 2025


Confesso que nunca gostei de festas de multidões. Aprecio, no entanto, passar pelas ruas que se animam antes da noite chegar. 





Manjerico
Google Images Archive


E sentir o aroma do manjerico. Está bom de ver que compro sempre o meu manjerico. Destesto os martelos, e fiquei feliz de ver o alho porro de volta.


Era com ele se cutucavam as cabeças das pessoas com quem nos cruzávamos. Felizes e bem dispostas,  as pessoas retribuíam, Era era uma animação.





Alho porro

Google Images Archive


Ponha de lado o martelo,  agarre um alho porro, o elemento mais tradicional do desta festa. Era com o alho porro que os rapazes e, mais tarde, as raparigas, “perfumavam” os narizes uns dos outros, quais 'diabretes' pagãos, encenando uma brincadeira que incluía saltar fogueiras comunitárias, para apelar à fertilidade.





Martelos
Google Images Archive

A ligação à noite de São João no Porto remonta ao tempo dos Celtas, quando celebravam a mãe-natureza oferecendo-lhe ervas aromáticas que queimavam numa fogueira, para espantar o mau olhado, obter protecção e celebrar a fecundidade dos cidadãos e das colheitas. 


Dar com um alho-porro na cabeça de alguém é, naturalmente, desejar-lhe boa sorte. Não esqueça!


Ainda procurei os raminhos de cidreira que os jovens e menos jovens passavam com delicadeza pelo nariz das miúdas ou senhoras que mais lhes agradavam ao olhar. Não enconrei.




Alhod porros e o delicado raminho de cidreira

https://www.facebook.com/photo/


Não é exagero se dissermos que a cidade passa o ano a sonhar com este dia. Ou melhor, esta noite!


São João é a festa tradicional popular que todos os portuenses têm tatuada no coração, pelo menos desde o século XIV. É por essa altura que aparece, pela primeira vez, referenciada na História. 





Crónicas de Fernão Lopes


Fernão Lopes, nas suas crónicas medievais, falava de uma “grande festa” de celebração do Solstício de Verão. Festa que continua grandiosa e alegre, independentemente do orvalho que se faça sentir no ar. Ou mesmo da chuva, como aconteceu nesta noite de Sáo João. Ninguém arredou pé.


É o 'esquecer' por uma noite, as tristezas, as preocupações os maus momentos que nos destroem, por vezes. São João é para a folia, a alegria, os bons momentos de descontracção.





crédito: Daniel Rodrigues/ Associação de Turismo do Porto e Norte

via Expresso


Para mim, o que mais gosto são os balões de ar que se lançam no firmamento ao cair da noite. E ontem foi uma noite especial! 


Ao cair da noite, juntam-se amigos e lançam-se balóes ao céu. Pede-se um desejo para os já partiram e, que nesta noite, também se querem juntar à festa. E a nós. 


Sim, os balões começaram a ser usados como forma de comunicar com os espíritos, porque até eles passam o ano todo a sonhar com o São João. 




via Google Images Archive

O lançamento dos balões de ar vêm também da época milenar oriental de lançar lanternas para os que já partiram, na noite que celebram o Ano Novo Lunar.


Já não lembrava de ver tantos balóes nos céus da cidade. E vinham de todos os lados. Tantos que me fizeram lembrar as noites dos países orientais que lançam lanternas associadas a uma mística muito intimista.


E chegam os fogos de artifício! À meia-noite aconteceu o habitual fogo-de-artifício sobre o Douro. mas houve uma enorme novidade! Este ano 2025 tevr a duração de 16 minutos e estendeu-se entre a Ponte D. Luís I e a Ponte da Arrábida. 


Depois disso, deixe que a noite decida por si...





G-S

Fragmentos Culturais

24.06.2025

Copyright © 2025-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®


sábado, 10 de maio de 2025

Cinema ! Vem aí a 78a Edição do Festival de Cannes 2025 !

 




Un Homme et une Femme (1966)
Anouk Aimée &  Jean-Louis Trintignant
Double affiche dessinée par Hartland Villa


Un homme.
Une femme.
Une plage déserte.
Un ciel tourmenté.
Une musique enivrante.
Une idée surgie 3 mois auparavant.
Un tournage de 3 semaines.
Une scène de 20 secondes.
L’éternité ne dure finalement qu’un instant.

(...)





Un Homme et Une Femme
Claude Lelouch, 1966
Palme d'Or 1966


O duplo cartaz oficial do Festival com a actriz Anouk Aimée e o actor Jean-Louis Trintignant no filme Un Homme et une Femme (1966) de Claude Lelouch, vencedor da Palme d'Or no 19º Festival de Cannes, foi desenhado por Hartland Villa


78º Festival Anual de Cinema de Cannes terá lugar de 13 a 24 de Maio de 2025.





Laurent Lafitte
crédits: Foc Kan/WireImages/ Getty Images
via Vanity

O actor francês Laurent Lafitte será o anfitrião das cerimónias de abertura e encerramento.


"Neuf ans après, Laurent Lafitte revient sur la scène du Palais des Festivals. L'acteur sera le Maître des cérémonies de la 78e édition du Festival de Cannes, dont la soirée d'ouverture se tiendra le mardi 13 mai."





Juliette Binoche 2024
crédits: Valery Hache/ AFP


A actriz francesa Juliette Binoche será a Presidente do Júri da Competição Principal.


"The French star, who won Best Actress at Cannes in 2010 for her role in Certified Copy, succeeds 'Barbie' director Greta Gerwig as head of the jury."


Le Monde with AFP





Afiche Fedtival de Cannes 2010
Juliette Binoche



Binoche, actriz excepcional, foi cartaz de Festival de Cannes 2010. 

O Festival destacou que esta é apenas a segunda vez na sua história que duas mulheres presidiram o Júri consecutivamente.


A primeira vez remonta à década de 60, quando a ícon do cinema italiano Sophia Loren sucedeu a Olivia de Havilland em E Tudo o Vento Levou.




Robert de Niro

crédits: © Brigitte Lacombe

https://www.festival-cannes.com/evenements/


A Palme d'Or d'Honneur será atribuída a Robert De Niro durante a Cerimónia de Abertura do Festival.


"J’ai des sentiments très forts pour le Festival de Cannes, déclare-t-il à l’annonce de la remise de cette Palme d’or d’honneur. Surtout aujourd’hui, alors que tant de choses dans le monde nous séparent, Cannes nous rassemble : conteurs, cinéastes, admirateurs et amis. C’est comme si nous revenions à la maison."


Robert de Niro


Vamos estar atentos a partir de 13 Maio !


G-S


Fragmentos Culturais


10.05.2025

Copyright © 2025-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®