quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Oscars: Curta animação





Paperman | John Kahrs

Pois! Não, não vou escrever sobre a cerimónia dos Oscars! Afinal, já identifiquei muitos dos galardoados em Vamos falar de cinema? E podem sempre rever os premiados aqui 

Sim. Mas quero falar das curtas de animação que passam sempre tão apressadas! E são pouco divulgadas. Tanta criatividade! Para curtos minutos que nos deliciam.

Então, entre os nomeados deste ano, estava um curta animação Paperman. Uma história mágica de John Kahrs (Disney) que foi divulgada online sensivelmente uma semana antes da cerimónia da entrega das estatuetas. 

Produzida pelos Estúdios de Animação Walt Disney, esta curta animação saiu vencedora na sua categoria! E com imenso mérito. É uma autêntica obra de arte, com efeitos visuais únicos. 

 

Paperman | Estúdios Disney

É o destino? Existe? Acredita?

Um conto de fadas urbano encantador! Todo em tons cinza, a pincelada rubra dos lábios de Meg (a heroína) dá um toque de fascínio. 

Mas passemos à história que se passa na década de 50: George, um jovem nova-iorquino, solitário, vê o seu destino mudado ao cruzar-se com uma linda rapariga quando se dirigia para o seu local de trabalho.



Paperman | Estúdios Disney

Uma pequena distracção leva à separação dos dois jovens, deixando o rapaz convencido de ter perdido a grande oportunidade de um amor verdadeiro.

Mas eis que, chegado ao escritório situado num dos típicos arranha-céus nova-iorquinos, avista Meg num prédio do outro lado da rua. 
Tenta desesperadamente chamar a atenção da jovem, recorrendo a um monte de papeis poisados na sua secretária, e à sua imaginação para comunicar com ela. Mas os seus esforços são inúteis, pois o destino já traçou outro plano...



Paperman | Estúdios Disney

Apresentando uma técnica inovadora que combina técnicas de animação gerada em computador com desenhos feitos à mão, John Kahrs (director estreante) leva a arte da animação a uma nova e ousada escala.





A música é perfeita. Tive acesso à versão integral da curta animação (6 minutos), antes de ser galardoada. Agora, resta-nos o clip comercial.
Delicie-se e percorra as diversas imagens de Paperman aqui
“Heart, Imagination… and Paper” 
G-S


Fragmentos Culturais

28.02.2013
Copyright © 2013-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

8 comentários:

  1. Já fiz dois discursos lindos sobre esta postagem, e a Blogger recusou-me os dois.
    Vamos ver se dá desta vez.

    ResponderEliminar
  2. Quanto aos Oscars, confesso que não gostei muito do "Argo", fiquei assim... meio...

    A tradição já não é como era, e o "Fantas" também.

    Continuo a seguir as tuas sugestões atentamente e a ver os filmes que são sugeridos.

    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  3. A magia do filme... e a tua delicada amizade, 'Herético'!

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Não é mesmo, 'Lilá(s)? Deixei-me encantar!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. João,

    Suponho que te referes à autenticação. Sei que por vezes é difícil, mas evita algum spam robotizado que já me apoquentou, quando a retirei uma vez.

    Ficou! E agradeço a persistência!

    ResponderEliminar
  6. Bem, eu fui ver 'Argo', e achei interessante! Factos verídicos ligados à História do século XX... embora por vezes, parecessem quase ficção.

    Pois! Talvez seja isso que me fez afastar do 'Fantas'. Mas o cartaz era delicioso :-)

    Muito obrigada por aceitares as minhas sugestões!

    Tudo de bom!

    ResponderEliminar