sábado, 17 de abril de 2010

... em noite de fresca primavera




Luis Robayo/ AFP 2009
https://news.yahoo.com/



A noite apresenta-se de acalmia aparente, a brisa fresca passeia-se em volta da vidraça, como prenúncio de  mais uma tristonha madrugada.

Olhando as luzes trémulas, quase melancólicas, dispostas em cascata, cerro devagar a persiana, como que para captar num último 
olhar a paisagem. Preparo-me para adormecer, apesar de sobressaltada pelo vai-e-vem insistente das chuvadas inquietas que não desistem de atormentar minha janela.

O silêncio que tanto aprecio, faz-se presente e uma doce melopeia põe-se num recanto da minha cidade.

Abro um livro, sempre por perto, os olhos percorrendo algumas linhas da leitura que escolhi para puxar o aconchego do sono.
  
... Até que alguém se aproximou de mim e pousou suavemente a mão sobre o meu ombro, os meus pensamentos pertenceram ao mar. 

Haruki MurakamiA Sul da Fronteira, a Oeste do Sol
Casa da Letras, Março 2009, 1ª edição


Os olhos vão-se semicerrando. Percorro os jardins da infância. Ternos aromas. Ousava a Primavera! Aspiro, profundamente, a brisa dos afectos, as fragrâncias, das noites lá em casa de meus pais.

Desligo o portátil, aconchego-me, oiço Are You Lonesome Tonight, pela voz de Norah Jones. Adormeço.


G-S

Fragmentos Culturais

18.04.2010
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®    


Licença Creative Commons 


4 comentários:

  1. E que a noite assim aconchegada...seja o prenúncio de um bom dia!!!!!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Lindo texto, de quem vai realmente guardando as coisas, registrando, pra adormecer. Ótima trilha.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. ... um curto texto intimista que me apeteceu 'desvendar', 'Avelaneira'!

    O autor é um dos meus favoritos no que concerne a literatura contemporânea estrangeira!

    Para além de ter uma escrita muito interessante, tem uma particularidade: gosta tanto de jazz quanto eu ;)

    Continuação de excelente semana!
    Um beijo,

    ResponderEliminar
  4. ... é um pouco verdade o que conseguiu subentender no meu texto, Rosemeri :)

    Mas a leitura e a música acompanham-me todas as noites, até ao semicerrar dos olhos...

    Um beijo,
    Excelente semana!

    ResponderEliminar