domingo, 18 de março de 2018

Hot Club de Portugal : 70 anos ! Vamos ouvir jazz ?





Hot Club de Portugal
créditos: Joaquim Mendes

O Hot Clube de Portugal, Lisboa, celebra hoje 70 anos.  O mais antigo clube de jazz europeu em actividade foi fundado oficialmente em 19 de Março 1948, quando Luiz Villas-Boas, melómano e fundador do clube, preencheu a ficha de sócio número um.


A revista DownBeat, conceituada revista americana de Jazz, considera o Hot Club um dos melhores 100 clubes de jazz do mundo.
Uma reprodução da ficha, afixada na parede junto à bilheteira, dá as boas -vindas a quem entra no pequeno espaço.


Hot Club de Portugal
créditos: Autor não identificado

A importância do Hot Club já foi reconhecida e oficialmente galardoada com vários prémios, nomeadamente a declaração de Instituição de Utilidade Pública, Prémio Almada Negreiros (2001), Medalha de Mérito Cultural (2004), Ministério da Cultura. E em 2005 a Medalha de Honra da Cidade atribuída pela CML. O Hot Club é membro fundador da International Association of Schools of Jazz.


Septeto do Hot Club Portugal
créditos: ©Mário Ferreira
https://www.facebook.com/hotclubedeportugal/
O evento terá um concerto do seu septeto, Será um início de uma semana que contará com o saxofonista norte-americano Joe Lovano
"It was in March 1948 that Luis Villas-Boas became member number 1 of the Hot Club of Portugal, the first jazz club created in Portugal. He had been the first broadcaster to spread the taste for jazz music in Portugal at the microphones of the radio, at the end of 1945, in a program called “Hot Club”.


Hot Club Portugal
Joe Lovano/ Trio Fascination
http://www.hcp.pt/
A semana mais intensa de Programação dos 70 anos do clube de jazz terá lugar a partir de amanhã, segunda-feira,até ao próximo domingo, com a presença do saxofonista Joe Lovano



Joe Lovano
2018 Europe Tour

Um concerto em trio, uma masterclass na Escola de Jazz do Hot e um concerto com a orquestra do clube, no Teatro Municipal São Luiz.



Em 70 anos de história, o Hot Club de Portugal terá vivido o momento mais difícil em 2009, quando a cave onde funcionava há décadas, ficou destruída num incêndio, ficando apenas a fachada do prédio.
Dois anos depois, em 2011, o Hot Club de Portugal retomou a actividade duas portas ao lado da cave antiga, num espaço mais moderno, mas, ainda assim, pequeno. E com a ficha de sócio de Luiz Villas-Boas a relembrar quando tudo começou, em 1948.


Hot Club Portugal
créditos: Elsa Canavarro, Aguarela
A presidente do Hot Club, Inês Homem Cunha, disse que os 70 anos da instituição vão ser comemorados ao longo de todo o ano de 2018.
Entre os destaques da programação apontados estão a realização do Kids Can, um projecto europeu itinerante para crianças e jovens, apoiado pelo programa Europa Criativa, do qual o HCP faz parte, juntamente com as organizações JazzDanmark (Dinamarca) e JazzKaar (Estónia).



Hot Club de Portugal
créditos: Autor não identificado

“É uma grande vitória na vertente da escola para crianças e adolescentes. Espero que tenha uma adesão muito grande de pessoas que queiram saber como é que ensinamos jazz a crianças”, 
Inês Homem Cunha, directora HCP



Hot Club de Portugal
créditos:  Facebook / Hot Club Portugal

Fui algumas vezes ao Hot Club em Lisboa. Um espaço mítico que me atraiu pelo facto de ser apreciadora de música de jazz.
Lembro dos programas de jazz de Luís Villas Boas na rádio e também na televisão. Mas lembro sobretudo, José Duarte, na rádio. 5 Minutos de Jazz, assim se chamava. Talvez venha daí o meu apreço por este género de música.




José Duarte
Cinco Minutos de Jazz/ 45 anos
Talvez até anterior? Lá por casa, ouvia-se jazz em discos vinil. E sempre me lembro de os ouvirmos em família.
Nada como passar por lá ao longo deste ano de celebrações. 
G-S 
Fragmentos Culturais
18.03.2018
Copyright © 2018Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®6.2018

4 comentários:

  1. 1...2
    1 2 3 4 ... 5 minutos de Jazz!
    Lembro-me perfeitamente.
    Vamos lá ouvir jazz ;)
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  2. excelentes escolhas as tuas sempre.

    gosto grande e um privilégio "ver-te"

    beijo

    ResponderEliminar
  3. Sempre. 'AFlores'... por aqui ouve-se sempre jazz :-)

    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  4. E tu. Manuel, sempre afectuoso nos teus comentários!

    É também com alegria que te 'vejo' por aqui.

    beijo

    ResponderEliminar