quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Museus de Lisboa... fora de horas!






Museus Fora de Horas
Museu do Conhecimento

Até que enfim! Uma programação cultural nacional, igual a tantas outras que se realizam em outras cidades europeias! Museus abertos... fora de horas!

Esta iniciativa "Museus Fora de Horas" é promovida no âmbito do Festival dos Oceanos, e oferece ao público a possibilidade de visitar espaços museológicos em Lisboa, em horários alternativos, isto é, das 18:00 às 24:00 horas. A entrada é livre.

Os museus funcionarão nestes horários de 5 a 12 de Agosto. São 22 os espaços que aderiram à iniciativa. Poderá consultar o sítio web oficial para tomar conhecimento de todas as iniciativas culturais que se prendem com o "Festival dos Oceanos".


Então, entre os museus que se encontram abertos, deixem-me fazer um roteiro cultural, virtual... fora de horas!



Museu do Chiado (interior)

Museu do Chiado, um espaço lindo onde o clássico e o contemporâneo se interligam numa estética singular . É um museu que gosto sempre de visitar quando passo por Lisboa. Não perderia a exposição de Nadir Afonso - Without Limits Não sendo um dos meus pintores preferidos, foi um inovador. Introduziu na pintura portuguesa a arte cinética, representada neste quadro.





Nadir Afonso | Espacillimité

Passaria pelo Museu do Oriente, sempre muito activo e com uma programação diversificada, para assistir ao concerto de Carmen Souza - Protegid no dia 5 Agosto.




Carmen Souza

«World Soul Music para o século XXI…» é assim que David Sylvian, artista que dispensa apresentações, classifica a música de Carmen Souza. Depois dos excelentes trabalhos anteriores, Carmen Souza apresenta Protegid, disco que dá o mote para esta digressão mundial.(...) 

Óptima referência, já que aprecio muito David Sylvian compositor e cantor de rara sensibilidade.

Um museu que me atrai, sem dúvida, o Museu da Marioneta pela enorme arte que envolve a marioneta e a sua manipulação. Não deixaria de admirar a exposição "Os Fios d'A Tarumba"

Dezassete anos não se contam apenas pelos fios... mas as marionetas presentes nesta exposição representam os primeiros anos da companhia com momentos únicos vividos por personagens criadas para textos de Christopher Marlowe, William Shakespeare, Federico Garcia Lorca e Bertoll Brecht: Dr. Faustus, Dom Perlimplim, Próspero, Jimmy Mahoney, Belisa, Jenny Smith, Mefistóteles, Begbick, Miranda...




Warhol TV
Museu Berardo

Curiosa também em relação ao Museu Berardo e à exposição "Warhol TV". Andy Warhol sempre me fascinou pela criatividade de introduzir o quotidiano na arte.

Entre 1979 e 1987, Andy Warhol (1928-1987) produziu e realizou verdadeiras emissões de televisão. Essa parte da sua obra – até hoje bastante desconhecida – é o reflexo das obsessões do artista: beleza, celebridade, fascínio por outros artistas, músicos ou estilistas . Um mergulho na Nova Iorque dos anos de 1980 e uma nova reality television.




E ao Centro Científico e Cultural de Macau onde me deteria na sua Biblioteca. Sou fascinada pela cultura, ou melhor, pela literatura antiga japonesa e chinesa, embora este não seja um espaço ligado a este género literário, mas ficaria a conhecer melhor as mentalidades que deram origem a uma arte milenar. No Japão antigo, a arte de escrever versos era vedada às mulheres. Então, uma grande parte escreveu sob pseudónimo masculino poesia de grande sensibilidade.

A Biblioteca do CCCM é em Portugal o mais completo núcleo documental sobre Macau e a China, em especial, a China Ming e Qing, uma biblioteca especializada de Investigação, destinada ao público universitário e aos investigadores nacionais e estrangeiros, que podem encontrar variadas colecções documentais e actualizada bibliografia em diferentes línguas.(...)

Pinturas Murais de Carlos Botelho
Museu de Arte Popular

E para terminar o Museu de Arte Popular, em Belém, que esteve fechado desde 2003, e que reabriu em Maio último. Um local cheio de memórias de uma arte portuguesa, tantas vezes minorizada, mas que está a retomar o lugar de mérito que lhe pertence.

Como vêem, a Internet é um meio de cultura e divulgação fantástico! Uma verdadeira janela aberta para o desenvolvimento do nosso conhecimento! 

Se não nos pudermos deslocar, temos assim a possibilidade de fruir de infindáveis passeios virtuais que inundam de beleza o nosso espaço estético!

É agora a vossa vez! Aprazível viagem!

G-S

Fragmentos Culturais

04.07.10
Copyright © 2010-Fragmentos Culturais Blog, fragmentosculturais.blogspot.com®

Licença Creative Commons

*Todas as citações (em itálico) pertencem aos espaços museológicos assinalados devidamente identificados.

7 comentários:

  1. Aqui está um programa dos bons....
    És a minha agenda cultural:)
    SUUUrrisinhos e Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  2. ... pois olha, Su! Eu alarguei alguns horizontes, neste trajecto virtual que tracei!

    Visitei sítio a sítio estes espaços culturais e inteirei-me das actividades que ofereciam, neste momento...

    Devo dizer que gostei da experiência! Faço este tipo de percurso, muitas vezes, adentrando-me na noite!

    É sempre tão bom ler-te por aqui!!
    Beijinho*
    (boa semana ;))

    ResponderEliminar
  3. Uma maravilha mesmo, pena ter sido por tão pouco tempo mas, foi excelente atendendo ao calor que tem estado.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Fragmentos!!!!
    De volta, vim espreitar...e encontro esta maravilhosa viagem!
    "Brigados!
    Não me adentro pela noite mas participo na viagem!!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. ... acredita! Também adorei fazer este percurso virtual, embora muito adentrado pela noite!
    É quando tenho tempo para descontrair um pouco...

    Adorei a tua companhia :)
    Um beijo,

    ResponderEliminar
  7. Lilá(s), este percurso virtual deu-me imenso prazer! Já que não podia ir a Lisboa... frui de alguma coisa desta iniciativa de museus fora de horas, tão praticada lá fora!

    Gostei muito de te ler de novo :)
    Um beijo,

    (regra geral, sigo a ordem dos comentários, mas sem querer saltei o teu... lamento :(

    ResponderEliminar